Momentos de Fato

sábado, 2 de junho de 2012

Cris Modas e Variedades

Cris Modas localizada em Ipanguaçu na rua: João Paulo II perto da sembléia de Deus Nº 16. A Cris com a mais alta modernidade de produtos e confecção em geral, com seus estímulos de boa moda a Cris oferece um preço de qualidade e bom atendimento, com seus espaços arejados, passa para todos os clientes um local de perfesualidade do comprador.

Roupas, calçados, bolsas, confecções e muito mais tem a que na CRIS MODAS E VARIEDADE TÁ ESPERANDO O QUE? VENHA VOCÊ TAMBÉM E VEJA.
Na Cris Modas é tendência de consumo da atualidade, É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e, sobretudo de se vestir ou pentear.

AGORA A CRIS TA TRAZENDO VARIEDADES DE ARTEZANATOS DECORATIVOS PARA SUA CASA COM A PERFEISUALIDADE DE UM DESENVOLVIMENTO ECOLOGICO, VENHA E COFIRA GRANDES ARTIGO DE ENFEITES DECORATIVOS, CENTROS, JARROS, ABAJU E MUITO MAIS! VENHA E CONFIRA!








Segunda feira Ipanguaçu ganhará uma retroescavadeira para todos os produtores rurais.

Ontem na inauguração da praça de angélica dia (01) O prefeito da cidade Leonardo Oliveira, confirma a todos os presentes que segunda feira Ipanguaçu ganhará uma retroescavadeira.
Para todos os proprietários pequenos e médios, para que assim seja facilitada a vida de todos os agricultores dessa cidade.


Momento de Fato

Inauguração da nova praça da comunidade de Angélica deixa pessoas felizes!

O
ntem a noite neste dia (01) em Ipanguaçu na comunidade carente de angélica foi contemplada por uma nova praça, com televisão publica, e dando assim um novo visual na que lá comunidade, tendo também a atração de Almir dos Teclados. Contando com as presenças dos vereadores: Thalita Cosme, Gordo, Mitota, o presidente da Camará Tunefis, Geraldo Paulino, Presidente do PT Joldo Lobato, Secretaria de Saúde Sumaria, secretaria de agricultura Suelda Varela, e pré-vice-prefeito de Ipanguaçu Josimar Lopes.

Ipanguaçu hoje esta de olho em todas as comunidades, olhando e “trabalhando”, dando oportunidade aos trabalhadores rurais, ampliando as infraestruturas de nosso município, dando qualidade de vida a todas as pessoas. Oportunizo a todas as pessoas de todas as comunidades, oferecendo a eles projetos voltados a educação para que futuramente não possam se envolver com as drogas, juntamente com todos que fazem a prefeitura. Ipanguaçu não mede esforços trabalho pensando em todas as pessoas de varias comunidades! Afirma o prefeito > Leonardo Oliveira

Entrevistada:

Roscarina Bento Soares

Entrevistando a senhora Roscarina afirma: Hoje Ipanguaçu vive em nova época, principalmente na área de saúde, pois para chegar à cidade ou até mesmo nas cidades vizinhas tinham que gastar no equivalente a 80,00$ a 50,00$ reais e hoje não precisa, pois a que tem um posto de saúde onde posso levar, meus filhos para se tratar de maneira correta.

Estou gostando muito da administração de Leonardo Oliveira, pois hoje angélica não é mais uma comunidade esquecida.
TEXTO: Momento de Fato


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Moto roubada

PARA TODOS OS AMIGOS , NO DIA 29 ,ABRIL, DOMINGO , A NOITE DAS 20:30 A 21:30, TEVE A MOTO ROUBADA NO CENTRO DE IPANGUAÇU-RN, SENDO UMA MOTO FAN 125, MODELO E ANO 2008, PRETA,PLACA -NNJ0319/,SANTANA DO MATOS,RN Nº DO CHASSI 9C2JC30708R751767. POR FAVOR SE TEVEREM NA SUA CIDADE OU NA CIDADE VISINHA ALGUMA INFORMAÇÃO DE APREENSÃO DE MOTOS ROUBADAS  COMUNIQUEM, QUE SERÁ FEITO O CONTATO A DP DA CIDADE CITADA, DESDE JÁ AGRADECE O DONO.
E REPASSE PARA SEUS AMIGOS , E DIVUGUEM EM BLOGS PARA TENTAR CONSEGUIR RECUPERAR O VEICULO.

OBS:COM RECOMPENSA
CONT: 91763742 OU 99587423
E-MAIL NOVO: ciceroclaudio2010@hotmail.com
Campanha de vacinação prorrogada pelo Ministério da Saúde termina hoje
O Ministério da Saúde prorrogou de sexta-feira da última semana, 25 de maio, até hoje, sexta-feira, 1º de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A imunização começou no último dia 5 do mês passado. Até o dia em que a prorrogação foi anunciada pelo órgão federal, 15,8 milhões de pessoas haviam sido vacinadas, o que representa apenas 52,4 por cento do público-alvo. Em Assú, naquela oportunidade, de acordo com estatística revelada pelo coordenador local da campanha de imunização, Breno Stanley Martins de Mendonça, mais de 70 por cento do público-alvo da campanha já havia sido vacinado. A meta do Governo Federal é imunizar 24,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas, totalizando 80 por cento do público-alvo.
 
 A melhor adesão à campanha, naquele momento, é entre as crianças, com um percentual de cobertura de 59,4 por cento (quase 2,6 milhões). Na sequência, aparece 1,3 milhão de trabalhadores de saúde (54,3 por cento), mais de 10,7 milhões de idosos (52 por cento), pouco mais de um milhão de gestantes (47,5 por cento) e 586,6 mil indígenas (40,4 por cento). A escolha dos chamados grupos prioritários é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde, OMS. São priorizadas pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. De acordo com o Ministério, ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão do vírus para a população em geral. A pasta reforçou que a dose – oferecida gratuitamente em 34 mil postos de saúde espalhados pelo país – é segura e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011 – inclusive o vírus Influenza A-H1N1. Segundo o ministério, estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir entre 32 a 45 por cento o número de internações por pneumonias e entre 39 e 75 por cento a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a imunização reduz o risco de pneumonia em cerca de 60 por cento, e o risco global de hospitalização e morte, de 50 a 68 pontos percentuais, respectivamente. Ontem, quinta-feira, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou uma última convocação a todos para a campanha de vacinação – detalhes dentro da intervenção do repórter Fernando Dias.
 
Informativo: Princesa

quinta-feira, 31 de maio de 2012



Reunião dos trabalhadores rurais resalta que as linhas de creditos já estão disponíveis para os agricultores em Ipanguaçu.

H
oje dia (31), dando-se início as 9; 00 hora da manhã no sindicato dos trabalhadores de Ipanguaçu teve-se uma reunião das questões de liberamento de Linhas de creditos dos produtores e comerciantes com um destaque maior por PRONAF estiagem.

O palestrante e Agente de Desenvolvimento do banco do nordeste: Alessandro B. de Araújo, que se teve presente respondendo e tirando duvidas dos produtores rurais de Ipanguaçu. Avisando assim a seguinte questão:

*Para ter acesso ao credito, os agricultores deveram procura, Ferrerinha, a Suelda da secretaria de agricultura e o Thiago do Agro Amigo ou até mesmo ir ao Banco do Nordeste.

Falando também o Lucieldes assistente da EMATER juntamente com Itamar.
que também estavam tirando as duvida, deixando claro a todas as pessoas presente sobre o ADAP que é o documento que os agricultores precisam para ter acesso ao credito sendo que existe dois tipos de ADAP o ADAP > “b” e o ADAP “variáveis”. Quem não tem Adap procurar o Lucieldes ou Itamar, levando os documentos a seguir: Xerox da identidade, Xerox da carteira de trabalho, CPF, comprovante de residência.

Mais Informações; Secretaria de agricultura Familiar de Ipanguaçu!
Postado por: Momento de Fato




II Fórum comunitário do selo UNICEF na cidade de Ipanguaçu

O
 Selo UNICEF Município aprovado deu-se inicio as 7; 30 da manhã em Ipanguaçu sediada camará dos vereadores com a importância de passar para toda a cidade projetos efetuado para educação, mostrando assim as artes, cultura e a identidade de comunicação para Igualdade ético-racial projetos que incentive as crianças.

Escolas das redes municipais estiveram presentes onde, algumas repassavam as estórias e maquetes representativas de sua comunidade, abrilhantando os olhos de quem passava e acompanhava os projetos. Tendo como presente, Leonardo Oliveira, Vereadores Tunefis Morais, Jaíres Azevedo, Thalita Cosme, da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – Maria Raquel Tavares e da mediadora do Selo UNICEF, Marlene Amâncio.

O selo se divide em três áreas: educação, saúde e assistência social, onde cada área busca mobilizar suas instituições para a avaliação do UNICEF, instituição ligada a Organização das Nações Unidas (ONU). A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Reunião com agricultores de Ipanguaçu acontecerá amanhã

O município de Ipanguaçu sediará amanhã, quinta-feira (31) ás 9hs na sede do sindicato dos Trabalhadores Rurais, o projeto 'Agência Interativa do Banco do Nordeste' em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER e sindicato.

Na reunião serão debatidas as linhas de credito que estão disponíveis para os agricultores familiares, produtores e comerciantes com um destaque maior por PRONAF estiagem.
Por: Keyson Cunha 

Caminhada ecológica marca debate sobre sustentabilidade

Nesta quarta-feira (30) a Prefeitura de Ipanguaçu, em parceria com a Petrobras e o projeto Caatinga Viva, empreenderam uma caminhada ecológica matinal pela Avenida Luiz Gonzaga, principal do município. O evento teve com saída do Ginásio Poliesportivo José Araujo Filho e tendo por destino a Praça José Medeiros.

Durante o evento contou com apresentação de mamulengo da Cosern e distribuição de mudas de arvores.











Confira o resultado da terceira rodada do campeonato Ipanguaçuense de futsal

Sub 18 Pedrinhas 7 x 0 Picada
Sub 18 Novilha na faixa 4 X 1 Lingua de vaca 
Sub 20 Bagaço Boçal X BMR em andamento 0 X  0
Prefeitura de Ipanguaçu disponibiliza técnicos para elaborar projetos para o Crédito Estiagem
 
Em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado, Emater/RN, a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu vai disponibilizar uma equipe técnica para, em regime de mutirão, elaborar projetos para os agricultores familiares interessados nos créditos emergenciais para combate à estiagem, disponibilizados pelo Governo Federal, através do Banco do Nordeste. Os trabalhos foram iniciados ontem, segunda-feira, dia 28, de acordo com a informação prestada por Keyson Cunha, da assessoria de comunicação social da Prefeitura Municipal. Segundo o prefeito Leonardo Oliveira, PT, o escritório local da Emater não reúne, neste momento, mínimas condições para atender o público interessado nas linhas de crédito para o enfrentamento da estiagem, ou os pronafianos que precisam regularizar a sua Declaração de Aptidão Pronafiana, DAP. Por isso, a sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente será disponibilizada para que os projetos, pré-requisito obrigatório, sejam elaborados.
 
 O prefeito Leonardo Oliveira registrou que os agricultores familiares do município contam com o suporte da gestão municipal. O mandatário frisou que todos os que foram atingidos pela seca terão apoio institucional da administração para que possam acessar os créditos disponíveis para enfrentar essa situação. Em Ipanguaçu, município cuja economia tem como um dos pilares a agricultura, a estiagem provocou perda total nas lavouras, que em muitos casos são a única forma de sustento das famílias. As mais atingidas foram as de feijão e as de milho. Outra informação passada por Keyson destaca que, em busca de proporcionar alternativas de geração de renda à população, a Prefeitura de Ipanguaçu tem promovido diversos cursos e capacitações – gratuitos – em diversas áreas, da informática à construção civil.
 
 Na última semana, a Secretaria de Assistência Social deu inicio a um completo curso básico de manicure. Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, a demanda para o curso foi identificada através de um diagnóstico preliminar realizado pela prefeitura. Ela contou que foi um dos cursos mais solicitados pelas famílias. Registrou que as capacitações criam novas oportunidades de ocupação e renda, colaborando para que mais e mais famílias superem a situação de vulnerabilidade social e econômica. A secretária informou que a prefeitura já capacitou mais de 1.600 pessoas de nossa cidade, o que representa mais de 11 por cento da população. Nesta etapa inicial o curso atendeu diretamente a 20 pessoas. Além das aulas práticas, as participantes do curso adquiriram conhecimentos sobre o mercado profissional e suas higiene; tendências; saúde e beleza e ética profissional, entre outros. A atual turma deve concluir sua qualificação no dia 11 de junho, cumprindo carga horária de 60 horas.
 
Por: Radio Princesa

terça-feira, 29 de maio de 2012

Prefeitura de Ipanguaçu inicia II Campeonato Sub 18 e Sub 20 de Futsal

Foi dado nesta segunda-feira (28), no ginásio Poliesportivo José Araujo Filho, o pontapé inicial da II Taça Ipanguaçu de Futsal, categorias sub 18 e sub 20. A competição, promovida pela Prefeitura de Ipanguaçu, reúne 17 equipes nas duas categorias. Os três primeiros colocados de cada uma levarão para casa troféus e medalhas. A entrada é gratuita.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Ipanguaçu, Marcos Antônio, os jogos integram vasta programação esportiva planejada para o ano de 2012. “Nosso intuito com estes eventos é promover atividades de incentivo ao esporte que atinjam pessoas das mais diversas idades. Em Ipanguaçu, o acesso à prática de esportes é democratizado”, disse o secretário.

Na abertura da categoria Sub 18, a equipe do União derrotou Língua de Vaca por 4 x 1; enquanto Itu e Porto empataram por pelo placar de 3 x 3. No Sub 20, a equipe do Lula empatou por 4 x 4 com a de Olho D'Água.

Os jogos seguem até o próximo dia 15 de junho, sempre de segunda à sexta-feira.
Por: Keyson Cunha

Ipanguaçu sedia o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Evento avalia ações que contribuem para melhor qualidade de vida de crianças e adolescentes


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Comissão Pró-Selo UNICEF e o apoio da Prefeitura de Ipanguaçu, promove nesta quinta-feira (31) o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2009/2012.

Segundo o articulador do Selo em Ipanguaçu, Luis Antônio Tavares, o evento tem o objetivo de reunir representantes dos diversos segmentos da comunidade que – juntamente com um mediador do Selo UNICEF – vão avaliar as ações realizadas no município para a garantia e efetivação dos direitos de meninos e meninas da cidade. “Essa é a grande hora de avaliar o nosso município e ver as ações que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes”, afirma o articulador.

O evento será sediado na Câmara de Vereadores, a partir das 07h30, contando com várias apresentações culturais e de trabalhos desenvolvidos por crianças e adolescentes, todos abordando os eixos: “Educação para a Convivência com o Semiárido”, “Arte, Cultura e Identidade – Comunicação para a Igualdade Étnico-racial” e “Esportes”.

I Fórum de Educação Ambiental para a Sustentabilidade!

Tendo-se como inicio as 19; 30 da noite na camará do vereadores de Ipanguaçu, No qual se retrataria das políticas públicas que venham a valorizar e apoiar efetivamente as ideias de preservação da terra. Sendo que também abrangendo as objetividades de discutir políticas públicas de valorização e prevenção do meio ambiente, em contexto local. Divulgar as subcomissões escolares do COM-VIDA.

Com a objetividade do evento que aberta a toda a população, com ênfase em estudantes, educadores, sociedade civis organizadas e representantes políticos: no qual se teve presente À vereadora Thalita Cosme Marinho de Ipanguaçu.

O projeto tem como sua finalidade espera-se que os participantes possam iniciar um processo de sensibilização quanto ás questões ambientais, visando à melhoria de vida das pessoas Ipanguaçuenses. Com suas atuações nas águas e solos com a gestão em ambiental, tendo também todo o monitoramento das águas do rio assu e apresentando-lhe uma boa melhoria de águas nas comunidades da cidade com a separação de todas bactérias e suas proporções ajudando a cuidar a desenvolver uma Ipanguaçu protegida e cuida  ambientalmente.


Sapataria Bicho De Pé

Atua  no ramo de mercado varejista de calçados masculinos e femininos, com o objetivo de trazer aos clientes calçados de qualidade e preço competitivo, cujo publico alvo é a população da classe em geral.

Sapataria BICHO DE PÉ acentuada na RUA: Luiz Gonzaga / Centro de Ipanguaçu Nº965 TEL:3335-2455
Bicho de Pé vem com ótimas vantagens de descontos, e bom atendimento a Sapataria proporciona que encontramos preços baixos e ótimo produto de qualidade.
A sapataria se preocupa com seus bem esta e lhe oferece um local de compras arejado e serviços de primeira.
O objetivo da empresa é trazer aos clientes que adentrarem em nossa loja, a sensação de estar em um lugar agradável e atraente, para que o cliente não só associem a nossa marca ao produto, mais também a excelência no atendimento oferecido pelos vendedores, que são treinados para saber analisar e oferecer aos clientes o que realmente precisa no momento. Clientes que receberão o tratamento de excelência, bem como comprará um produto de qualidade, fazendo com que a credibilidade e a confiança sejam percebidas e conseqüentemente a fidelidade do cliente.

Governo quer priorizar 820 poços

 
 O governo do Estado tem uma prioridade para o uso dos recursos federais da ordem de R$ 10 milhões, liberados pelo governo federal: a instalação dos poços tubulares, perfurados até início de 2011 e que estão sem uso. Em todo o Estado, 887 poços perfurados em 101 municípios não chegaram a ser instalados. Ou seja, não receberam os equipamentos - catavento, geradores e bombas - para a captação da água.
                                          Júnior Santos
Como em vários outros municípios, em Lages, moradores usam balde com corda para pegar água dos poços perfurados
Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, essa utilização será possível se o recurso, cuja autorização de empenho e repasse foi publicada no Diário Oficial da União do dia 24 de maio (edição nº 100), for transferido diretamente para o Estado. "Se o Estado for o gestor do recurso, vamos investir na instalação dos poços, que é a ação mais imediata para resolver o problema da escassez de água", explicou Jales.
Segundo cálculos do governo do Estado a instalação dos 887 poços custaria em torno de R$ 14 milhões, por isso o governo deve priorizar os poços localizados em municípios de emergência e de uso comunitário. O titular da Semarh ressaltou que a portaria 284 não deixa claro se o recurso será transferido ao para o governo estadual ou se às prefeituras municipais. Apesar disso, o titular da Semarh apresentou, no final da tarde de ontem, a intenção do governo ao Comitê Integrado da Seca, durante reunião ordinária
.


Tribuna do Norte

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Confira os resultados da primeira rodada do campeonato da cidade, de futsal Sub 18 e Sub 20

Linguá de Vaca 
 Sub 18: União 4 X 1 Linguá de Vaca
ITU
Sub 18: Itu 3 X 3 Porto
Sub 20: Lula 4  X  2 Olho  D'Água

 PORTO

 LULA
OLHO DAGUA
Informação e fotos: Ipanguaçu do Bem

Cartório eleitoral de Assú já contabiliza mais de 13 mil votos em Ipanguaçu

Em matéria publicada pelo informativo Princesa informa que são mais de 40 mil pessoas que podem participar do processo eleitoral de 7 de outubro na cidade do Assú. Os números, que ainda não são definitivos, fazem parte do balanço realizado pelo chefe do Cartório Eleitoral da vigésima nona Zona, Artur Nascimento da Costa.

Em Ipanguaçu são mais de 13mil. A vigésima nona Zona Eleitoral possui sua sede em Assú e ainda compreende os municípios de Carnaubais, Itajá e Porto do Mangue. Em toda a área da Zona já são mais de 74 mil eleitores.

Artur Nascimento declarou que o quantitativo oficial só será conhecido depois de finalizadas as diligências que estão sendo realizadas pela Justiça Eleitoral.

Até o momento estão registrados em Assú, 40.741 eleitores, Ipanguaçu mais de 13 mil, Carnaubais supera os 8 mil, Itajá mais de 6 mil e Porto do Mangue 4 mil.

Com informações do Informativo Princesa

Prefeitura de Ipanguaçu realiza I Fórum de Educação Ambiental para a Sustentabilidade nesta segunda-feira

Com o objetivo de discutir políticas públicas, envolvendo alunos e educadores da rede municipal de ensino e incentivando a população a adotar um estilo de vida sustentável, a Prefeitura de Ipanguaçu promove hoje segunda-feira (28) o I Fórum de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O evento, programado para acontecer a partir das 19 horas, reunirá na Câmara de Vereadores alunos, professores e as equipes gestoras das 10 unidades escolares municipais, bem como representantes da prefeitura e da sociedade civil organizada.  “Discutiremos as questões ambientais e as suas implicações no nosso cotidiano. Esses assuntos estão sendo trabalhados nas escolas municipais. Acreditamos que a educação ambiental pode contribuir para a construção de uma sociedade sustentável em termos sociais, econômicos e ambientais”, explica a secretária de Educação de Ipanguaçu, a professora Jeane Dantas. Participarão do 1º Fórum de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, De acordo com a Secretária de Educação de Ipanguaçu, professora Jeane Dantas, durante o Fórum serão criadas as subcomissões do COM-VIDA. “O COM-VIDA é uma comissão de meio-ambiente e qualidade de vida formada no ambiente escolar, tendo como principais articuladores os alunos, contando com o apoio de seus professores. No fórum, trataremos as questões ambientais não apenas como conteúdos temáticos, mas como assunto de grande relevância para a ascensão do povo ipanguaçuense, pois onde não se respeita a natureza não há desenvolvimento” afirma a secretária.

Cavalgada no luzeiro atrai grandes concentrações!




Ontem pela manhã aconteceu a linda cavalgada na comunidade do luzeiro,  a cavalgada fazia parte da semana de eventos do sagrado coração de Maria, padroeiro da comunidade, da paróquia de nossa senhora de Lourdes da cidade de Ipanguaçu, as pessoas presentes viu a grande festa, com grandes números de pessoas no qual se formou um bela concentração  de, as presenças das lideranças Mario Silvério, Josemar Lopes, tunefis morais, Silvio nobre, Dr. Ivanaldo, gordo,  Geraldinho juntamente com o  vereador Mitota, Pré candidato Silvano Lopes todos  unidos com o prefeito Leonardo Oliveira,.
Tendo-se também como animação do forrozão sei lá, que animou e sacudiu a belíssima comunidade do luzeiro.
Info: Atoda Hora.com / Og: Momento de Fato

domingo, 27 de maio de 2012

Inscrições para o Enem começam amanhã e seguem até dia 15



A partir de amanhã estudantes de todo o país poderão se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (portal.inep.gov.br). A inscrição segue até o dia 15 de junho e custa R$ 35.

A taxa deve ser paga até o dia 20 de junho, mas é possível pedir isenção, caso o aluno esteja cursando o último ano do ensino médio em escola pública. Se não se encaixar no perfil, é necessário declarar carência no ato da inscrição.

O exame acontece nos dias 3 e 4 de novembro. A prova terá 180 questões de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática, além da redação. Esse ano o Ministério da Educação (MEC) anunciou algumas mudanças.

Os candidatos terão acesso à cópia corrigida da prova no portal do Enem no dia 28 de dezembro e os gabaritos serão divulgados em 7 de novembro. A nota da redação será a média aritmética entre as notas estabelecidas pelos corretores.

A nota do Enem pode ser usada para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou bolsas em instituições privadas, através do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Grevistas da UERN não receberão salários do mês de maio

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou que os grevistas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), não receberão os salários correspondentes ao mês de maio. A suspensão do pagamento foi anunciada na solenidade de assinatura da ordem de serviço da adutora do Alto Oeste, em Pau dos Ferros, nesta sexta-feira, diante de um grupo de manifestantes da instituição. “Democracia se faz com responsabilidade e ordem”, exigiu a governadora, relembrando que as negociações foram interrompidas não pelo governo, mas, pelos professores que não aceitaram a proposta do governo de encaminhamento do projeto de Lei `a Assembleia Legislativa, assegurando o compromisso assumido em uma audiência que durou cerca de cinco horas com representantes dos professores, funcionários, estudantes e reitor Milton Marques de Medeiros.

 “A Lei dá a segurança do aumento”, argumentou a governadora, frisando que a aplicação do reajuste está condicionada aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. A governadora disse que não é justo o professor em greve receber salário e repetiu: “terça-feira sai o pagamento e o governo não paga a quem não estiver trabalhando”, avisou.
Fonte: Nominuto