Momentos de Fato

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prefeitura de Ipanguaçu disponibiliza técnicos para elaborar projetos para o Crédito Estiagem
 
Em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado, Emater/RN, a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu vai disponibilizar uma equipe técnica para, em regime de mutirão, elaborar projetos para os agricultores familiares interessados nos créditos emergenciais para combate à estiagem, disponibilizados pelo Governo Federal, através do Banco do Nordeste. Os trabalhos foram iniciados ontem, segunda-feira, dia 28, de acordo com a informação prestada por Keyson Cunha, da assessoria de comunicação social da Prefeitura Municipal. Segundo o prefeito Leonardo Oliveira, PT, o escritório local da Emater não reúne, neste momento, mínimas condições para atender o público interessado nas linhas de crédito para o enfrentamento da estiagem, ou os pronafianos que precisam regularizar a sua Declaração de Aptidão Pronafiana, DAP. Por isso, a sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente será disponibilizada para que os projetos, pré-requisito obrigatório, sejam elaborados.
 
 O prefeito Leonardo Oliveira registrou que os agricultores familiares do município contam com o suporte da gestão municipal. O mandatário frisou que todos os que foram atingidos pela seca terão apoio institucional da administração para que possam acessar os créditos disponíveis para enfrentar essa situação. Em Ipanguaçu, município cuja economia tem como um dos pilares a agricultura, a estiagem provocou perda total nas lavouras, que em muitos casos são a única forma de sustento das famílias. As mais atingidas foram as de feijão e as de milho. Outra informação passada por Keyson destaca que, em busca de proporcionar alternativas de geração de renda à população, a Prefeitura de Ipanguaçu tem promovido diversos cursos e capacitações – gratuitos – em diversas áreas, da informática à construção civil.
 
 Na última semana, a Secretaria de Assistência Social deu inicio a um completo curso básico de manicure. Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, a demanda para o curso foi identificada através de um diagnóstico preliminar realizado pela prefeitura. Ela contou que foi um dos cursos mais solicitados pelas famílias. Registrou que as capacitações criam novas oportunidades de ocupação e renda, colaborando para que mais e mais famílias superem a situação de vulnerabilidade social e econômica. A secretária informou que a prefeitura já capacitou mais de 1.600 pessoas de nossa cidade, o que representa mais de 11 por cento da população. Nesta etapa inicial o curso atendeu diretamente a 20 pessoas. Além das aulas práticas, as participantes do curso adquiriram conhecimentos sobre o mercado profissional e suas higiene; tendências; saúde e beleza e ética profissional, entre outros. A atual turma deve concluir sua qualificação no dia 11 de junho, cumprindo carga horária de 60 horas.
 
Por: Radio Princesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário