Momentos de Fato

sábado, 30 de março de 2013


Dirigente sindical destaca importância de elaboração de Plano de Habitação Rural em Ipanguaçu

 
O município de Ipanguaçu está dando um passo significativo com o intuito de reduzir o problema do déficit de moradias nas comunidades rurais. Assim pensa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da cidade, João Batista Moura de Oliveira, ‘João das Peças’, ao se referir ao início dos trabalhos correspondentes ao Plano de Habitação Rural. O representante sindical rural enfatizou que sua expectativa é a melhor possível, pois esse Plano poderá ser o canal para se superar as dificuldades de construção de casas em muitas comunidades onde a carência de habitação é enorme. Para ele, o gargalo maior reside nos projetos de assentamento rural. ‘João das Peças’ contou que nos projetos de assentamento o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, não permite a construção de casas de alvenaria além das que existem. Explicou que, em decorrência da proibição imposta pelo órgão fundiário, proliferam as casas de taipa em praticamente todos os núcleos de assentamento.
 
 O sindicalista descreveu que muitos filhos de colonos contemplados com um lote há 15 ou 20 anos já se casaram e têm sua própria família, e como continuam morando com os pais acabam construindo casas de taipa porque não é permitido construir uma de alvenaria dentro da área geográfica do projeto de assentamento rural. ‘João das Peças’ relatou que, por conta da dificuldade financeira, estes filhos e filhas de colonos preferem ficar dentro do projeto a migrar para o centro urbano onde teriam que arcar com aluguéis caros.
 
 Ele frisou que este pessoal vive da agricultura familiar e não tem dinheiro para se mudar para a cidade, daí optam por ficar onde estão e, como a família aumentou, constroem uma casinha de taipa dentro do lote dos pais. Ele enxerga que, com o Plano de Habitação Rural, cujos primeiros passos estão sendo dados pela administração municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, possa surgir uma alternativa para superar o obstáculo imposto pelo Incra.
 
 Declarou que torce que, com o Plano, o Incra possa rever esta posição de não deixar construir novas casas de alvenaria dentro dos lotes. Por meio de Edital de Convocação a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ipanguaçu definiu para o dia 31 de março, domingo próximo, às nove da manhã, na Escola Municipal Maria Natália de Souza, na localidade rural de Luzeiro, a realização de sua Assembleia Geral Ordinária. Um dos itens da pauta é a apresentação, discussão e deliberação plenária da prestação de contas da entidade relativa ao exercício de 2012. Outros assuntos de interesse dos associados também serão abordados

sexta-feira, 29 de março de 2013

Promotora diz que audiência foi útil para encaminhar soluções ante sensação de insegurança

Promotora Kaline Cristina debateu sobre a crescente insegurança no município
Promotora Kaline Cristina debateu sobre a crescente
 insegurança no município.
Representante do Ministério Público Estadual (MPE) da comarca com sede em Ipanguaçu - e que abrange também a cidade de Itajá - Kaline Cristina Dantas Almeida entendeu como extremamente válida a realização da audiência pública ocorrida dia 18 deste mês na sede do Poder Legislativo municipal, convocada pela prefeitura. O debate teve um único foco: a crescente insegurança em todo o município.


Com a participação de representantes das polícias Civil e Militar, seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no RN (OAB), Conselho Municipal e Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, dentre outras entidades e instituições, a discussão procurou criar alternativas para debelar a onda de criminalidade em Ipanguaçu. E, na avaliação geral da promotora de Justiça, que se fez presente ao evento, o saldo foi positivo.
Kaline Cristina registrou que algumas ações já são visíveis em consequência daquele instante. Afirma que a atuação do policiamento já se faz mais presente, tanto no trabalho de repressão e prevenção como no controle e organização do trânsito da cidade. O ponto de vista dela é compartilhado pelo prefeito Leonardo Silva Oliveira (PT). "Sem dúvida a situação de segurança já apresenta alguma melhoria", opinou o gestor municipal.
Da mesma forma a promotora analisou satisfatoriamente outra audiência pública, realizada segunda-feira última, dia 25. Desta feita objetivou ouvir a população local no tocante à escolha dos nomes que substituirão os que batizam logradouros públicos com o nome de pessoas vivas. "A situação que existia representava uma irregularidade, pois nominar espaços públicos com o nome de pessoas vivas é inconstitucional", explicou.
Procedimento
O fato havia sido objeto de uma recomendação por ela expedida, endereçada ao poder público municipal. A orientação foi prontamente acatada pela administração que, além disso, optou por submeter a escolha dos novos nomes que substituirão os que estão sendo revogados, à consulta pública, o que se observou durante a realização da citada audiência pública. Agora, o Executivo remeterá projetos de lei à Câmara para instituir a nova nomenclatura de tais instalações públicas.
Fonte: O mossoroense

quinta-feira, 28 de março de 2013

Prefeitura de Ipanguaçu entrega peixe a mais de 2 mil famílias carentes



Em busca de atender as necessidades das famílias durante esta semana santa a Prefeitura de Ipanguaçu em parceria com o escritório local da EMATER através do Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta realizaram durante esta quarta-feira (27) no clube municipal da cidade a distribuição de 5 toneladas de peixe. 
Segundo chefe do escritório local da EMATER Lucieudee Neves a distribuição do peixe aconteceu durante todo o dia de hoje conseguido atender 2.500 famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família “a nossa expectativa era de que a distribuição acontecesse até está quinta, mas conseguimos distribuir todos os peixes hoje. Ficamos contentes de termos feito o serviço completo” disse. 
Foi montada uma estrutura que envolveu 20 pessoas na distribuição. Para receber o pescado era necessário portar o cartão do Programa Bolsa Família e CPF. 
Para a coordenadora do Programa Bolsa Família na cidade, Kátia de Fátima, a ação se caracteriza como uma importante ferramenta de atender ás famílias que precisam do peixe, que se enquadram na situação de vulnerabilidade social, “é uma forma de ajudar aqueles que mais precisam da atenção do poder público, uma parceria entre os governos, que visa atender as famílias do município” frisa a coordenadora.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Dilma tem 58%, Marina, 16%, e Aécio, 10%, diz Datafolha - Publicado por Robson Pires,


Dilma, Marina e Aécio
Dilma, Marina e AécioA presidente Dilma Rousseff lidera a mais nova pesquisa Datafolha de intenções de voto para a Presidência da República. Se a eleição fosse hoje, a petista teria 58%, seguida pela ex-senadora Marina Silva (Rede), com 16%.
Logo atrás estão o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 10%, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que aparece com 6% das intenções de voto. Neste cenário, 6% declararam voto nulo ou em branco, e 3% disseram não saber em quem votar.
Na pesquisa anterior, realizada em dezembro do ano passado, Dilma tinha 54%, Marina aparecia com 18%, Aécio, 12%, e Campos, 4%. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de março e ouviu 2.653 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Lula diz que não descarta disputar
a Presidência da República em 2018
Lula também defendeu suas viagens ao exterior custeadas por empreiteiras
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista ao jornal Valor Econômico publicada nesta terça-feira, 27, que não descarta se candidatar à presidência da República mais uma vez, em 2018.
Lula951"Vai saber o que vai acontecer nesse país, vai que de repente eles precisam de um velhinho para fazer as coisas. Não é da minha vontade. Acho que já dei minha contribuição. Mas em política a gente não descarta nada", disse o petista.
Em relação às eleições de 2014, Lula avalia que Dilma "tem ampla chance de ganhar no primeiro turno" e que ainda "é muito cedo" para falar da candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). No entanto, ele afirma que "jamais" pedirá a Campos que não seja candidato à Presidência, com quem afirma ter uma relação de amizade "inabalável".
"Ele é um jovem de 40 e poucos anos. Termina seu mandato no governo de Pernambuco muito bem avaliado. Me parece que não tem vontade de ser senador da República nem deputado. O que é que ele vai ser? Possivelmente esteja pensando em ser candidato para ocupar espaço na política brasileira, tão necessitada de novas lideranças. Se tirar o Eduardo, tem a Marina que não tem nem partido político, tem o Aécio que me parece com mais dificuldades de decolar. Então é normal que ele se apresente e viaje pelo Brasil e debata (...) Acho bom para a democracia. E precisamos de mais lideranças", afirmou.

O petista aproveitou para alfinetar o PSDB. Disse que os tucanos "estão sem liderança" e que o ex-governador José Serra se desgastou. "Eu avisei: não seja candidato em a prefeito que não vai dar certo. Poderia estar preservado para mais uma. Mas Serra quer ser candidato a tudo, até síndico do prédio acho que ele está concorrendo agora", ironizou. Quanto a Aécio Neves, disse que o governador mineiro " não tem a performance que as pessoas esperavam dele".
Lula ainda defendeu suas viagens ao exterior, custeadas por empreiteiras, e disse que viaja para "vender confiança". "Adoro fazer debate para mostrar que o Brasil vai dar certo. Compre no Brasil porque o país pode fazer as coisas. Esse é o meu lema. Se alguém tiver um produto brasileiro e tiver vergonha de vender, me dê que eu vendo".

O petista se recusou a fazer uma análise do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, pois prefere aguardar a análise dos recursos da defesa, mas garantiu que fará isso após o trânsito em julgado da ação. "Não é correto, não é prudente que um ex-presidente fique dizendo 'Ah, gostei de tal votação', 'tal juiz é bom'. Não vou fazer juízo de valor das pessoas. Quando terminar a votação, quando não tiver mais recursos vou dizer para você o que é que eu penso do mensalão", afirmou.
 
Dirigente regional do PT ressalta que itinerário de reuniões prepara a sigla para o PED
 
A realização do Processo de Eleição Direta, PED, se configura num dos propósitos maiores da pauta de encontros que tem sido levada a efeito na região formada pelo Vale do Açu e as áreas Salineira e Central do Estado, na alçada da coordenação regional do Partido dos Trabalhadores. É o que revela o coordenador regional da agremiação, professor Joildo Lobato Bezerra. Ele frisou que, naturalmente, se debate também outros temas, como a conjuntura política nacional, estadual e de cada cidade na qual a legenda se faz legalmente representada. No mais recente encontro do gênero, a coordenação regional conseguiu reunir representantes de onze diretórios municipais das três regiões. Na oportunidade também compareceu uma das lideranças do partido no Rio Grande do Norte, o deputado estadual Fernando Mineiro. Entrevistado pela reportagem do Jornal da Manhã, na manhã de ontem, Joildo Lobato explicou qual tem sido a finalidade maior da programação de encontros do partido, ressaltando que um dos motivos é realmente o PED, agendado para o mês de novembro em todo o território nacional.

Fátima defende 100% dos royalties para educação

foto (2) (1)A deputada federal Fátima Bezerra (PT) destacou nesta terça-feira (26), no plenário da Câmara dos Deputados, a fala da Presidenta Dilma Rousseff que defendeu mais uma vez, em visita a Pernambuco ontem, a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação.

“A Presidenta destacou, inclusive, o quanto esses recursos são necessários para promover a valorização do professor brasileiro, até porque a grande maioria dos Governadores e Prefeitos queixa-se de que não tem dinheiro suficiente para pagar e para valorizar o Magistério”, disse a deputada. “Daí a importância da iniciativa que a Presidenta tomou mandando a esta Casa a Medida Provisória 592/12, determinando que todos os royalties sejam destinados à educação”, completou.

Fátima ainda fez um apelo que a Câmara aprove o mais rápido a MP 592/12, lembrando que o prazo dela vence em maio, e informou que a matéria está associada ao Plano Nacional de Educação, na medida em que vai assegurar que as metas do PNE sejam alcançadas. “Precisamos valorizar nossos professores e garantir a destinação de 10% do PIB para educação, conforme estabelece o Plano Nacional da Educação, que está em análise no Senado”.

Fernanda vence BBB 13 com 62,79% dos votos e leva R$ 1,5 milhão

Mineira disputou a final com Nasser e Andressa nesta terça (26).

Advogada de 26 anos faturou prêmio de R$ 1,5 milhão.

fernanda (Foto: Reprodução/TV Globo)
A mineira Fernanda, de 26 anos, venceu nesta terça-feira (26) a 13ª edição do “Big Brother Brasil” com 62,79% dos votos e levou o prêmio de R$ 1,5 milhão.
A advogada disputou o primeiro lugar com o gaúcho Nasser, que recebeu 28,29% dos votos, e com a paranaense Andressa, que teve com 8,92%.
Antes de entrar na casa, Fernanda afirmou que se sentia frustrada como advogada e que desejava participar do reality show para realizar o sonho de ser apresentadora e atriz, de acordo com o site do BBB.
  Fonte  G1 e foto/Tv Globo

terça-feira, 26 de março de 2013

Prefeitura de Ipanguaçu inicia a entrega de Peixes para a Semana Santa amanhã


A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu realizará mais um ano em parceria com o escritório local do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER) a distribuição peixes na semana santa para as famílias carentes do município. 
A titular da pasta da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Cristina Oliveira, destaca a importância da distribuição “é muito importante essa distribuição porque nesta temporada o preço do peixe se eleva, além de que hoje todo o estado enfrenta uma grave seca, afetando a economia de um modo geral, sendo que muitas as famílias não se encontram em condições financeiras por causa desta situação” disse a secretária.
A distribuição acontece no Clube Municipal de Ipanguaçu a partir das 8hs da manhã na quarta-feira (27) e quinta-feira (28). Para receber é necessário portar o cartão do Programa Bolsa Família e o CPF. Serão desinstruídos cinco toneladas de peixes as mais de 2 mil famílias.

segunda-feira, 25 de março de 2013



Audiência publica  em Ipanguaçu retira nomes de pessoas vivas de prédios e logradouro publico


Prefeitura de Ipanguaçu juntamente com a secretaria de administração promoveram neste dia (25)- Segunda as 17; 30hs na camará dos vereadores  de Ipanguaçu, audiência que a qual relacionaria alterações de nomes de pessoas vivas dados aos prédios públicos da cidade, cujo estes de acordo com Ministério Publico afirma que Nomes de pessoas vivas não poderão ser dados a nem um tipo de prédios / Logradouro da cidade. Assim feito à audiência que no intuito formariam novas alterações de nomes para prédios de Ipanguaçu.
Para Leonardo a audiência é um ato democrático e que deve ter a participação de todos.

Leonardo declara que as alterações de nomes de pessoas vivas em: Quadra esportiva, escolas, ruas, bairro e derivadas estações publicas, é de acordo com as orientações repassada do Ministério Publico que a pedidos retirassem das derivadas localidades publicas com nomes de pessoas vivas e pusesse nomes de pessoas já falecidas. 

“Todas as mudanças não são de intenção nem oposição” Declara: Dr. Kaline

Com toda clareza em afirma a Dr. Kaline Cristina Dantas Promotora da cidade de Ipanguaçu que também esteve presente e fez o uso da palavra. Revela ser esta audiência um principio dos comprimentos da lei 74.456/77, assim como pede o Ministério Publico não “aja nomes de pessoas vivas em prédios ou logradouro pertencente à cidade”. 

Ao final de suas atribuições Kaline agradece a todos e fica admirada por tamanha participação dos presentes na audiência.

Conclusões da Audiência

Com termino de audiência as 21; 45horas chega-se a conclusões de denominadas ruas, quadras, escolas, postos de saúde, Bairro. 

Escolas: 

Escola Municipal Professora Maria Rizomar de Figueiredo Barbosa – (P.Lula)
AUTERAÇÃO: Com unanimidades de votos: ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA SALETE RIBEIRO.

Escola Municipal Maria Natalia (Luzeiro).
AUTERAÇÃO: Com maioria de 35 Votos: ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO LEANDRO DE LIMA.

Escola Municipal Francisca Neide Medeiros Costa Santos – Arapuá
ALTERAÇÃO: Com unanimidade de votos: ESCOLA MUNICIPAL JULIETA MOURA DE SOUZA.

Ginásio de Esporte / Quadras

Ginásio de poliesportivo José Araujo Filho – Centro da cidade.
ALTERAÇÃO: com 108 votos de maioria: GINASIO POLIESPORTIVO PEDRO GOMES DO NASCIMENTO.

Quadra do Luzeiro:
ALTERAÇÃO: com unanimidade de votos declara: QUADRA ESPORTIVA ANTONIO MARTINS SARAIVA.

Quadra Pedrinhas:
ALTERAÇÃO: Com maioria de 84 votos: QUADRA ESPORTIVA EDSON LUIZ DE SANTANA

Bairros e Ruas

Conjunto habitacional Presidente Lula
ALTERAÇÃO: Com maioria de 47 votos: CONJUNTO HABITACIONAL JOSE MIGUEL.·.
 
Bairro Veneza:
ALTERAÇÃO: Com maioria de 75 votos: Bairro – MARIA INEZ DA FONSECA

Postos de Saúde

Edson GÊ Gonzaga – Pedrinhas
ALTERAÇÃO: Com maioria 42 votos: POSTO DE SAÚDE FRANCINETE GONZAGA

Posto de saúde Presidente Lula (Lula)
ALTERAÇÃO: Com Unanimidade: POSTO DE SAÚDE ROSA MARIA AVELINO.

Posto de saúde de arapuá – Construção
Nomina-se: POSTO DE SAÚDE ZÉ CACHINA, com 54 de votos apurados. 

Por: Momento de Fato
Edição: Gilberto Oliveira

Prefeito de Ipanguaçu determina prazo para extinguir pontos de droga na cidade

Cidade de Ipanguaçu será alvo de investida antidrogas
Pela segunda vez seguida à frente da chefia do Executivo municipal de Ipanguaçu, região do Vale do Açu, o prefeito Leonardo da Silva Oliveira (PT) estabeleceu a si próprio um desafio: eliminar, num prazo máximo de 30 dias, todos os locais identificados como espaços de comercialização e tráfico de drogas da cidade. O gestor elegeu tal ofensiva à condição de prioridade administrativa.
Leonardo Oliveira foi enfático ao declarar literalmente que “em 30 dias queremos acabar com todos os pontos de droga do município”. A ação repressora será conduzida pela força policial da cidade apoiada por reforços da Delegacia de Polícia Civil e do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Assú. Em suas colocações o prefeito deixou a entender que o trabalho de inteligência dos setores de segurança pública já produziu um mapeamento acerca do assunto.
O prefeito reconheceu que o problema das drogas tem se exibido como a principal chaga social de Ipanguaçu e reiterou sua determinação de opor-se a tal panorama. Sua promessa categórica é que, em 30 dias, o município experimentará outra realidade. Leonardo Oliveira registrou que a administração municipal está integralmente à disposição do esforço com o intuito de debelar o fantasma das drogas em Ipanguaçu.
Cidade sofre com violência estimulada pelo uso de entorpecentes
A manifestação do chefe do Executivo de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, se observou após o debate aberto sobre a crescente insegurança pública em Ipanguaçu.
Por iniciativa dele próprio, aconteceu segunda-feira última, dia 18, no plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública que proporcionou uma ampla discussão acerca da crescente insegurança e violência na cidade.
“Foi um momento importante para tratarmos do tema e encaminhar algumas ações”, frisou o gestor.
Ele disse que, naquela oportunidade, houve o compromisso de autoridades da área no sentido de dar uma atenção maior ao município. Por exemplo, o delegado regional de Polícia Civil, Delmontiê Evaristo Falcão, reservará um dia da semana para despachar no município, num prédio alugado pela prefeitura – visto que a DP local está fechada e nenhuma providência ainda surgiu por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).
ESTRUTURANDO
O policiamento militar será reforçado no município, conforme ficou apalavrado com o comandante do 10º BPM, major Francisco de Assis dos Santos. O comando do Núcleo de Operações Rodoviárias Estadual (Nore) também dedicará um dia da semana a fim de desenvolver todo um trabalho voltado para a organização e respeito às leis do trânsito em Ipanguaçu, segundo garantiu o seu comandante, tenente Luiz Jorge Ferreira da Silva.

domingo, 24 de março de 2013

Com 'trintões', América-RN quer permanecer na elite da Taça Brasil

A equipe de futsal do América-RN intensifica os treinamentos visando a participação na 40ª Taça Brasil de Futsal - Divisão Especial, competição que será disputada na cidade de Erechim, no interior do Rio Grande do Sul. O time alvirrubro vai encarar três fortes adversários na fase de grupos: o  Carlos Barbosa, atual campeão Mundial de futsal; o Minas, atual campeão da Taça Brasil da Divisão Especial; e o Goiás, vice-campeão da primeira divisão em 2012.
Equipe do América-RN vai disputar a divisão especial da Taça Brasil de Futsal (Foto: Jocaff Souza) 
Equipe do América-RN vai disputar a divisão especial da
Udenis Oliveira e Arturzinho comandam a equipe de futsal do América-RN (Foto: Jocaff Souza)Taça Brasil de Futsal (Foto: Jocaff Souza)
Do atual elenco americano, dez jogadores fizeram parte do título do Alecrim/Serra de São Bento na primeira divisão, em 2012. Contudo, um personagem foi essencial para que o grupo mudasse de camisa: o treinador Arturzinho. Para o técnico do América, Udenis Oliveira, o "velho" treinador convidou pessoalmente cada membro para ingressar no time. Ele buscou cada jogador para montar esse time e essa união está dando muito certo. Na verdade, eu estou aprendendo muito com Arturzinho. Ele é um ícone do futsal do Rio Grande do Norte e é uma satisfação imensa estar trabalhando com ele e o resultado com certeza vai chegar, porque nos damos muito bem - explica Udenis.
 
Udenis Oliveira e Arturzinho comandam o futsal
do América-RN (Foto: Jocaff Souza)
Diferentemente do futebol, o comando do time de futsal do América terá dois comandantes. À beira da quadra, Udenis dá as instruções, sempre sob os olhares do experiente técnico Arturzinho, que possui mais de 50 anos de serviços prestados ao futsal potiguar. Arturzinho explica que, assim como num casamento, existe uma comunhão entre ele e Udenis e a experiência dos dois vai favorecer a permanência do Rio Grande do Norte na Divisão Especial do futsal brasileiro. Primeiro, para a coisa andar, tem que ter quatro olhos e eles precisam brilhar iguais. Não pode um brilhar mais do que o outro. Segundo, tem que haver um ótimo entendimento. Isso aí é um casamento. Se o casamento der certo, continua. Aqui, está funcionando bem demais, porque eu conheço o profissional e o homem Udenis há mais de oito anos, por isso que trouxemos ele e a equipe para o América. Isso aqui é uma comunhão de bens, é uma comunhão de amizade, é uma comunhão de delírio, é uma comunhão de lágrimas, é uma comunhão de tudo. Com esta comunhão, com certeza nós chegaremos longe - exalta Arturzinho. Diariamente, os jogadores alvirrubros se reúnem no ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal, e, em duas horas, realizam atividades com bola e exercícios físicos. Entre os destaques em quadra, está um trio que promete encher de gols as redes adversárias: os alas Anderson e Biro-Biro e o pivô Kilmer. Os atletas trazem no currículo títulos estaduais e o inédito campeonato da primeira divisão da Taça Brasil, que aconteceu na cidade Assú, em 2012. O experiente ala esquerdo Anderson tem 35 anos e começou sua carreira nos times de base do América, quando ainda jogava na antiga quadra de cimento, localizada na sede social do clube, no bairro de Petrópolis. O jogador fala com orgulho do retorno e acredita que o grupo reúne qualidades para buscar o seu "lugar ao sol". - Realmente é um prazer estar de volta ao América. Foi aqui que tudo começou, nas categorias de base, no time juvenil e depois no adulto, conquistando vários títulos. Depois, joguei fora do estado e agora estou de volta, com um grande orgulho de vestir essa camisa mais uma vez. Nosso grupo é muito qualificado e vamos enfrentar várias 'pedreiras', mas todos sabem que o resultado só é obtido dentro de quadra e, se nós desempenharmos o nosso papel, vamos sair com as vitórias que necessitamos - conta o jogador. Outro 'trintão" que integra o time alvirrubro é Biro-Biro. O jogador de 34 anos começou no esporte com oito anos de idade, na AABB/Natal, e ressalta que a volta do América ao cenário do futsal só faz engrandecer a presença do Rio Grande do Norte na competição nacional. O futsal do Rio Grande do Norte carecia de uma equipe com bandeira como a do América e estar participando desse grupo é uma grande satisfação. Ano passado, fizemos um trabalho tão grande representando a cidade da Serra de São Bento, mas não houve a notoriedade que em pouco tempo nós tivemos aqui. Então, nós vamos procurar aproveitar esse momento tão especial - disse Biro-Biro. Já o caçula da turma é o pivô Kilmer. O jogador de 24 anos atua profissionalmente há apenas cinco anos e nunca havia disputado uma competição nacional como a de 2012. Ele se prende à parceria com os outros jogadores para buscar a permanência do estado na Divisão Especial da Taça Brasil. Todos estão muito cientes da responsabilidade dessa competição e o grupo é bastante entrosado. Sabemos que os adversários têm muita qualidade e reconhecimento no futsal nacional, mas vamos trabalhar para conquistar as vitórias e, quem sabe, chegar às finais - declarou.
Cronograma cheio
Com a proximidade da Taça Brasil, o América-RN se prepara também para disputar outra competição, a Taça Cidade do Natal. Segundo o supervisor de futsal do clube, Walter Júnior, a disputa será uma espécie de "teste" para que a comissão técnica possa avaliar o grupo.
Comissão técnica da equipe de Futsal do América-RN (Foto: Jocaff Souza) 
Comissão técnica da equipe de Futsal do América-RN
(Foto: Jocaff Souza)
Vamos jogar nesta segunda-feira na Taça Cidade do Natal, que é importante para a cidade porque resgata os bons tempos do futsal natalense. Para nós, será fundamental para a preparação da Taça Brasil, onde poderemos colocar todos os nossos atletas em quadra e avaliar as condições de cada um - explica o supervisor de futsal do América. O embarque para a cidade de Erechim será na sexta-feira e a viagem será cansativa para toda a comitiva. O grupo sai de Natal e faz escala no Rio de Janeiro, para só depois viajar para Porto Alegre. Chegando na capital gaúcha, o time americano viajará de ônibus até Erechim, que fica distante 375 quilômetros. Para Walter Júnior, todo o sacrifício é válido. Vamos enfrentar uma viagem muito desgastante e cansativa, mas, nessa hora, tudo vale. Quando chegarmos a Erechim, todos vão poder ver a força do nosso grupo - conclui o  dirigente.

Por Jocaff Souza Natal