Momentos de Fato

sábado, 22 de dezembro de 2012

Wilma: “O povo está insatisfeito e Rosalba não se incomoda com isso”

A presidente estadual do PSB e vice-prefeita de Natal eleita, ex-governadora Wilma de Faria, acredita que o governo Rosalba Ciarlini (DEM) chega ao término do segundo ano do mandato distanciando da voz das ruas e do povo. “O povo não está satisfeito com esta administração, e o que considero mais grave é a negação desta realidade por parte da atual governadora”, analisa Wilma, em entrevista ao Jornal de Hoje.
De acordo com a ex-governadora, o Rio Grande do Norte tem passado por crises nas principais áreas administrativas, e o governo tem registrado altos índices de desaprovação. “A saúde está em estado crítico; a segurança passa por graves dificuldades; a educação sofre com a falta de repasses; há falhas na promoção e assistência social; e os demais setores compartilham dos mesmos problemas, o que demonstra a falta de planejamento e foco nos principais problemas”, completa a ex-governadora.
Por: Robson Pires
Apresentação do Selo UNICEF em Ipanguaçu emociona
Com Inicio de grandes apresentações, ontem (21) sexta feira, a secretaria de educação juntamente com a secretaria de cultura e turismo faz belas apresentações baseando-se na educação e certificando o selo na cidade de Ipanguaçu edição 2009-2012.


Na procedência das apresentações, o prefeito da cidade Leonardo Oliveira (PT) o mesmo revela ser de estrema Importância para o município da cidade, pois comprova uma boa administração de governos atuais, onde também Leonardo declara que este selo é de grande contribuição, não só a Ipanguaçu mais o Brasil. “Sintam-se todos premiados, pois é direito de todos que juntamente com o desenvolvimento do nosso município, secretários funcionários e professores que nos qualifica e nos mostra o caminho da educação, assim deixa-nos mais concretizados de uma boa avaliação da nossa gestão governando nossa terra, parabéns a todos”. Conclui 

Continuando, escolas das redes municipais de ensino da mesma cidade, cada qual tiveram suas apresentações, direcionada ao mundo da leitura e educação, onde se encerra após ultima escola se apresentar. Na entrevista com os presentes que assistiram todas as apresentações alguns deles revelavam “Não sabe o que perderam aqueles que ficaram em casa e não veio” declarava a jovem; Denize Luana. Deixa-se nesta frase o tamanho da emoção sentido pelos demais públicos que presenciava. 

Para a emoção de todos os participantes e em principio os coordenadores e secretários, prefeitos, foi de total satisfação ao ver todos jovens empenhados a uma boa educação. Para a secretaria de Educação Jeane Dantas foi à emoção no olhar transmitida a publico. “Estou muito feliz, emocionada ao ver uma bela apresentação de todas as escolas e também por nosso município ser aprovado por o selo UNICEF onde aproveito e agradeço com toda e moção e satisfação de ver jovens dedicados ao mundo literário e ao mundo artístico desta educação, agradeço a todos os presentes e agradeço por vocês jovem por contribuírem por mais uma sociedade Ipanguçuense junta em favor à educação, obrigado mais uma vez”. 
Conclui satisfeita 

Por: Momento de Fato
Edição: Gilberto Oliveira

Selo Unicef

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

4º Edição do Fest Leitura em Ipanguaçu homenageia escritores locais 

N
esta quinta feira (20) na cidade de Ipanguaçu as 19; 30hs da noite se iniciava a apresentação do projeto (Fest leitura) com sua 4º edição, com o tema: “Ipanguaçu cidade que lê!”. Neste ano a secretaria de educação e todos os demais colaboradores dos desenvolvimentos de ensino na cidade, os professores municipais, tiveram como enredo do Fest, (Dos clássicos universais aos poetas de nossa terra). Com essas avaliações nos decorreres de todas as apresentações, escolas da rede municipal de ensino estiveram a colaborar e passar a homenagens para clássicos da poesia da referida cidade Ipanguaçu.

Nos Incentivos por a leitura, os mesmo; professores e coordenadores da educação tiveram a honra em prestar uma grande homenagem ao poeta da cidade o senhor; Pedro Ezequiel de Araujo (Beltrão) de 85 anos, morador, admirador, e poeta com polcas palavras resume: “é muito bom ver alunos das nossas escolas envolvidas em trabalhos como este, a leitura constrói a vida das pessoas, parabéns a todos que estão envolvidos nesse belo trabalho”.

Com tantas belas poesias e homenagens também foram citados os petas local; Fernando Neto, a escritora Maria dos Santos e demais poetizas jovens que os mesmos receberam o certificado de vencedores das Olimpíadas de língua portuguesa 2012 no final das apresentações escolares.

Para Leonardo e os demais secretários presentes, “É gostoso ver toda a alegria dos alunos ao ler um livro a conhecer um novo mundo e cada vez mais desempenhar seu papel como estudante na sociedade em que vivemos, é de grande orgulho ver que todo esse trabalho em nossa gestão, resulta bons frutos”. Declara Prefeito Leonardo que o mesmo representa os demais secretários e públicos presentes.

Apresentações do projeto ficaram por conta dos professores: André Magri, Janilene, Aloma Daiane.

Por: Momento de Fato
Edição: Gilberto Oliveira

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Fim do mundo, Roberto Carlos tem trilha sonora

O Rei, autor inesgotável de canções que celebram o amor, a amizade e a vida, também tratou do fim do mundo. “Perto do fim do mundo/ Quem quer correr não pode/ Onde há fumaça, há fogo/ Quando a verdade explode/ Muitos não querem ver/ Mentes em eclipse/ Mas tudo está escrito/ No Apocalipse”.
Saiu no disco de 1986 de RC. Confira:
 


Confira fotos da festa de confraternização dos funcionários públicos de Ipanguaçu

Realizada nesta quarta-feira (19) na mesma cidade de Ipanguaçu.


Festa dos Funcionarios Publicos

Alunos de escolas públicas participam do I Ato por uma Ipanguaçu de Leitores



Descobrir o livro e o gosto pela leitura ainda é um privilegio para poucos, mas em Ipanguaçu a mais de 200 km da capital do estado esse enredo está se tornando realidade, graças aos esforços e trabalho dos professores, gestores, alunos, familiares e o govero municipal que não medem distância para concretização e emancipação do acesso a cultura letrada, porque ler é condição essencial para ser. 
E em busca de fomentar essa reflexão sobre a promoção da leitura e da cidadania em unidade de informação e mostrar a importância da relação da criança com o livro, a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Educação promoveram ontem (18) na sede do poder legislativo o I Ato de Leitura: Por uma Ipanguaçu de Leitores. 
O evento contou com a participação de centenas de alunos das escolas públicas municipais e autoridades potiguares referenciam no incentivam a leitura.
Segundo a secretária de educação, Jeane Dantas, hoje o mundo vivencia a era da informação e do conhecimento, como requisito para o desenvolvimento pessoal, profissional e de uma nação. A aquisição de conhecimento é fator fundamental para que se atinjam condições mais elevadas na economia, saúde, educação e cultura e nos termos de um país mais rico e sem miséria. “Acreditamos fielmente que a leitura pode transformar vidas, prova disso é que temos resultados positivos com trabalhos de litura nas escolas municipais. Com os nossos projetos conseguimos diminuir o índice de evasão escolar e o crescimento do IDEB, e continuaremos acreditando que na certeza de que ler é indispensável para a emancipação, o protagonismo e a vivencia pela da cidadania num mundo predominantemente marcado pela cultura escrita” destaca à secretária, Jeane. 

Durante o ato de leitura rodas de conversar marcaram o dia, como o depoimento da aluna do 8º ano da Escola Municipal Francisco Soares da Costa na comunidade de Pedrinhas, segundo ela os livros tornaram conhecedora de culturas e características de personagens que fizeram acreditar na importância da leitura para o crescimento intelectual e social, “ao ler qualquer livro, nos tornamos conhecedores de um mundo antes nunca descoberto. Podemos viajar para qualquer lugar, basta interpretar um bom livro” disse a menina. 


Estiveram presente o embaixador Cortez da Leitura Literária da cidade de Parnamirim, o estudante Jefferson Leonardo, o cordelista e pastor José Francisco, a professora e coordenadora das olimpíadas de Língua portuguesa na cidade, Aloma Daiany, e o estudante de jornalismo da UFRN, Danilo Bezerra da cidade de Almir Afonso que ficou conhecido pelo projeto de montar em sua própria residência a biblioteca JK para servir os moradores de sua comunidade. 
Para Danilo Bezerra o momento do ato de leitura vivenciado em Ipanguaçu protagoniza que é possível fazer transformações de forma simples, “não são necessários grandes recursos para mudar algo, com pequenas atitudes e manifestações como está em que todos se unem pela educação é possível levar para casa e difundir o conhecimento” disse o jovem, que ainda frisou “é possível despertar o gosto pela leitura em qualquer idade, é necessário só força de vontade e acreditar que a leitura pode mudar as nossas vidas” conclui o jovem Danilo.
 
por: Keyson Cunha

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Lula é candidato em 2014, diz Lupi

- O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) está sendo tão duramente atacado que acabará se lançando candidato em 2014. A opinião é do presidente do PDT, Carlos Lupi, interlocutor frequente do petista, segundo Felipe Patury.
Ele diz que é assim que o ex-presidente reage quando é acuado, como está ocorrendo agora. Neste mês, Lula foi atingido por dois escândalos.
A operação Porto Seguro revelou as estripulias da ex-chefe de gabinete da Presidência da República Rosemary Noronha, muito íntima de Lula, e o jornal Estado de S. Paulo revelou que o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza afirmou ao Ministério Público Federal que o ex-presidente avalizou o mensalão.

 Por: Robson pires

Que cachaça da bexiga rsrsrs…

Nordeste é região mais feliz do Brasil, aponta Ipea

A situação de um país, em geral, se mede pelo Produto Interno Bruto (PIB) – que é a soma de todas as riquezas produzidas – e pela renda, mas também pode ser medida por outro quesito: a felicidade, segundo o estudo 2012: Desenvolvimento Inclusivo Sustentável?, divulgado hoje (18) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Em outubro, o Ipea pediu a vários brasileiros que dessem, em uma escala de 0 a 10, uma nota sobre a satisfação pessoal. A média nacional foi 7,1, que coloca o Brasil na 16ª posição entre 147 países avaliados em uma pesquisa mundial do Gallup World Poll. Em 2010, a nota da felicidade no Brasil era 6,8, conforme a mesma pesquisa. Com uma média de 7,38, a Região Nordeste é a mais feliz do país, seguida pelo Centro-Oeste (7,37), pelo Sul (7,2) e pelo Norte (7,13). Em última posição, ficou o Sudeste, com 6,68.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Ellen Oléria é a grande vencedora do ‘The Voice Brasil’

Terra – A participante Ellen Oléria foi escolhida como grande vencedora do The Voice Brasil. Com 39% dos votos, ela bateu as candidatas Maria Christina, Liah Soares e Ju Moraes e levou a melhor neste domingo (16). Foram dez milhões de votos na final da atração.
A brasiliense ganhou um contrato com a gravadora Universal Music, R$ 500 mil, um carro e cantará no Réveillon de Copacabana, do Rio de Janeiro.