Momentos de Fato

sábado, 19 de maio de 2012

Alunos da Escola estadual Manoel de Melo Monte Negro recebem cadeiras de mesas.

Alunos da referida escola Manoel de Melo de Ipanguaçu contenta-se com as novas cadeiras
que lhe ofereceram, com mesas de tamanho padrão onde eles ficaram mais a vontades dentre as referidas aulas.


Opiniões!

Dentre vários anos de governo de estado era mais que na hora de oferecermos a nos “Alunos” onde passamos Praticamente a tarde toda sentado, uma boa cadeira onde possamos nos acomodar, é o mínimo, sendo que isto é o pouco que possa ser trabalhado.

Pois ainda falta muito para se melhora, a falta de professores a falta de ônibus que os (GOVERNADORES) de nosso estado não o proporciona os pagamentos de acordo com a lei.
como tenhamos visto o estado deste Governante estão de extrema calamidade “vergonha” e quem paga somos nós. 


Texto: Momento de Fato.
Parabéns Thalita Cosme Marinho

Feliz aniversário

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.

Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA PROSSEGUE ATÉ 31 DE MAIO

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou no dia 1º de maio e continua até o dia 31. Durante esse período, as doses da vacina estão à venda nas casas veterinárias credenciadas pelo Idiarn e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O produtor deve declarar a vacinação de seu rebanho até 15 dias depois da compra da vacina. Nesse período, ele poderá declarar que imunizou o gado em um dos escritórios da Emater-RN, Idiarn ou sedes das prefeituras municipais. As declarações apenas serão emitidas até o dia 15 de junho, sem prorrogação. 
Caso descumpra o prazo, o produtor receberá advertência e multa de 20 UFIRs por cabeça de gado. Somente com a declaração em mãos, os criadores adquirem a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento indispensável para a circulação do rebanho em território estadual e nacional. A expectativa do Governo é que sejam imunizados no mínimo 90% do rebanho presente no Rio Grande do Norte, que possui em média 900 mil cabeças. Porém, esse número será calculado com maior precisão após o fim do recadastramento que está sendo executado pelo Governo do Estado.
Conab confirma reabastecimento de milho no Rio Grande do Norte


O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, comunicou ao líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que as primeiras carretas transportando milho para reabastecer os armazéns da companhia no Rio Grande do Norte deverão chegar ao Estado já amanhã, sábado, dia 19. A informação está sendo divulgada pela assessoria de imprensa da liderança do PMDB em Brasília. O milho saiu de Mato Grosso, no Centro Oeste, na última quarta-feira, dia 16. São três mil toneladas para cada um dos armazéns do interior, em Assú, Caicó, Currais Novos e Mossoró, e cinco mil toneladas para Natal, totalizando, inicialmente, 17 mil toneladas de milho. Já a partir do segundo carregamento, de 12 mil toneladas, previsto para o meio do ano, o armazém de Umarizal, no Oeste, deverá receber parte dos estoques que vão regularizar o fornecimento de milho aos produtores e criadores potiguares durante a seca. No segundo semestre, entre agosto e setembro, a Conab ainda vai destinar 22 mil toneladas de milho ao estado. No total serão 51 mil toneladas para este ano. 
 
O deputado Henrique Eduardo declarou que a expectativa é que se possa amenizar os efeitos drásticos da seca com essa medida que vai garantir ração para alimentar os rebanhos. O milho é fornecido para cerca de quatro mil criadores e produtores cadastrados na Conab/RN. Esse número poderá dobrar com a inclusão de pequenos produtores do Programa de Agricultura Familiar, Pronaf. Atualmente o milho no mercado curta até 45 reais por saca de 60 quilos. No balcão da Conab sai por 32 reais e 40 centavos. Uma portaria interministerial, prevista para os próximos dias, deverá reduzir ainda mais esse valor para 21 reais. Já os produtores ‘pronafianos’ poderão comprar a saca de 60 quilos por 18 reais assim que a portaria for publicada. Além da reabertura do armazém de Umarizal, se faltar espaço nos armazéns próprios, a Conab poderá estocar o milho em armazéns particulares, alugados ou em parceria com o governo do estado e prefeituras. O fornecimento de milho também deverá ser ampliado. Atualmente, dependendo do rebanho, o produtor rural pode comprar até 14 toneladas de milho por mês.

LAD - ARBITRAGEM


PORTARIA Nº 011/2012
O Diretor de Árbitros da Liga Açuense de Desportos, no uso de suas atribuições determina a seguinte escala de árbitros para a 4ª rodada do 8º Campeonato Açuense de Futebol Juvenil 2012 (Ano Base 1994).
Dia 19/05/2012 – 14h30m - Escolinha Tupã x Botafogo Porto Piató
Árbitro: Jainê Fonseca de Melo 
Assistente 1: Josivan Nóia da Silva
Assistente 2: Italo de Souza Dantas
Delegado: Joaquim Filomeno Neto
Representante: Kleudson Barros Julião Cavalcante
Dia 19/05/2012 – 16h10m – Real Juventude x C. S. A.
Árbitro: Elias Delfino de Oliveira Neto
Assistente 1: Italo de Souza Dantas 
Assistente 2: Josivan Nóia da Silva
Delegado: Kleudson Barros Julião Cavalcante
Representante: Joaquim Filomeno Neto
Dia 20/05/2012 – 16h – Fluminense x Grêmio
Árbitro: João Paulo Barbosa Medeiros
Assistente 1: Gerson Luis do Nascimento
Assistente 2: Francisco Eliábio Buriti
Delegado: Joaquim Filomeno Neto  
Representante: Kleudson Barros Julião Cavalcante
Açu - RN, 17 de maio de 2012.
Joaquim Filomeno Neto
Diretor de Árbitros

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pesquisa afirma que o atual prefeito Leonardo Oliveira se encontra a cima de 85% dos votos da comunidade de Nova Descoberta!

Segundo uma pesquisa. O atual prefeito de Ipanguaçu Leonardo oliveira. Que ao inicio de pesquisas, pessoas deixaram claros que se a campanha fosse hoje votaria em Leonardo para Prefeito de Ipanguaçu deixando claro que as vantagens de um grande apoio para administração do prefeito na referida comunidade seria de 85% dos votos em Nova Descoberta.

Segundo os moradores da comunidade o prefeito Leonardo vem fazendo uma ótima administração e uma série de construções e reformas não só em nova descoberta. Mas em todo o município de Ipanguaçu.

Informações: Marconi Senna. Texto/ Momento de Fato

Sindicato inicia debate com empresas sobre pagamento de horas itíneres a trabalhadores rurais

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ipanguaçu abriu diálogo com algumas das empresas do parque agroindustrial do município, na região do Vale do Açu, dentre as quais a Del Monte Fresh Produce e a Finobrasa Agroindustrial, para discutir a questão do pagamento das chamadas horas itíneres dos agricultores assalariados.


Trabalhadores_remuneracaoA informação foi revelada pelo presidente da entidade sindical rural, João Batista Moura de Oliveira, "João das Peças".
O representante sindical contou que as questões jurídicas que vinham atrasando o pagamento destes valores extras aos trabalhadores foram equacionadas. Disse que, agora, as empresas já começaram a pagar as importâncias devidas.
Porém, ele constatou que existem alguns problemas que precisam ser resolvidos. Por exemplo, há casos de trabalhadores que atuam numa mesma empresa e residem numa mesma localidade, mas que estão recebendo quantias diferentes.
"Existem algumas situações como estas que precisamos conversar para saber o porquê", frisou.
"João das Peças" disse que a hora itínere corresponde ao tempo de percurso até o local de trabalho em transporte fornecido pelo empregador. Porém, no caso de Ipanguaçu, ele enxerga certa resistência de alguns patrões em pagar o deslocamento de alguns operários que transitam em veículos próprios.
"Temos várias situações de trabalhadores que vão de casa até o trabalho de bicicleta, de moto ou até de carona, porque o tráfego do ônibus da empresa não passa pela localidade onde ele mora", descreveu.
DÚVIDAS
O presidente do Sindicato disse que estes são pontos que precisam ficar devidamente esclarecidos e elucidados. Por esta razão manifestou o desejo às empresas de abrir um canal de conversação com este propósito.
O dirigente sindical rural explicou que a adoção do pagamento da hora itínere é uma forma de substituir o vale-transporte que não é pago pelas empresas. "João das Peças" reconheceu que se trata de um assunto que não tem muita compreensão por parte dos trabalhadores.
Por isso, apelou aos sindicalizados que porventura tenham dúvida sobre a matéria para que procurem o sindicato. "Estou lá [no sindicato] diariamente para dar as devidas explicações", finalizou.
Fonte: O Mossoroense

Júnior Liberalino será o vice de Luizinho

A confirmação acabou de ser anunciada a pouco na câmara de vereadores pelo prefeito Luizinho  Cavalcante (PSB), o local ficou pequeno para tanta gente que querem ver Carnaubais no caminho do progresso e desenvolvimento.
Escolas de Ipanguaçu participarão da terceira edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa
  Com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e o aprimoramento no desenvolvimento da escrita, a Prefeitura de Ipanguaçu iniciou oficialmente no dia 4 de maio em curso as atividades correspondentes à terceira edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa. Com o tema ‘Escrevendo o futuro’, a competição premiará alunos de escolas públicas de todo o país, segundo informação revelada pela assessoria de imprensa da prefeitura municipal.

 A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Maria Eugênia, contando com a presença da secretária de Educação, Jeane Dantas, professores e supervisores. Segundo a coordenadora das Olimpíadas, Aloma Daiane de Farias, este ano haverá encontros quinzenais com os professores para estudos, onde serão vistas as metodologias a serem trabalhadas nas escolas e debatidas as experiências vivenciadas nas instituições. Nesta terceira edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa, participam professores e alunos do quinto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema (quinto e sexto anos do Ensino Fundamental); Memórias (sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental); Crônica (nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio) e Artigo de opinião (segundo e terceiro anos do Ensino Médio). As premiações dos vencedores regionais e nacionais serão no mês de novembro.

Os vencedores da etapa nacional e seus professores vão ganhar computadores com impressoras. Já as escolas, receberão dez microcomputadores, uma impressora e cupom para escolha de livros a partir de uma lista disponibilizada pela coordenação da competição. A secretária Jeane Dantas destaca que as olimpíadas estimulam professores e alunos não só no aprimoramento de vários tipos de escrita, mas na forma de enxergarem o mundo que os cerca. Jeane Dantas registrou que o hábito da leitura e o da escrita muda a vida das pessoas e, com esse propósito, as olimpíadas deixam de ser apenas um concurso de textos, para ser uma oportunidade muito especial. Em Ipanguaçu 15 escolas da rede municipal, estadual e federal participarão do concurso. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, Cenpec. Além das prefeituras municipais, são parceiros na execução das Olimpíadas de Língua Portuguesa o Conselho Nacional de Secretários de Educação, Consed, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Undime, e o Canal Futura. Ainda com relação ao setor de educação de Ipanguaçu, ontem, a secretária Jeane Dantas concedeu entrevista à Rádio Princesa do Vale. E o primeiro tema por ela abordado foi o cursinho pré-vestibular que está sendo ofertado pela pasta por ela dirigida. Continuando sua participação, a secretária municipal de Educação falou sobre um curso de Formação Continuada voltada para os professores da rede pública local, evento este programado para amanhã, sexta-feira, dia 18, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu.


 Por fim, a professora Jeane Dantas teceu considerações sobre a prorrogação do edital de convocação pertinente ao processo eleitoral que será vivenciado em duas escolas municipais de Ipanguaçu com o fim de escolher, democraticamente, os respectivos diretor e vice-diretor de cada unidade escolar. Sequenciando, ainda em Ipanguaçu, a reportagem entrevistou o assessor especial do prefeito Leonardo da Silva Oliveira, do PT, Joildo Lobato Bezerra. O auxiliar do gestor municipal se reportou acerca da viagem que o chefe do Executivo empreendeu à capital federal. O primeiro compromisso da viagem, segundo Joildo, foi a Marcha dos Prefeitos ocorrida em Brasília. Porém, segundo ele ressaltou, o prefeito aproveitou para manter alguns contatos de interesse de sua administração. Joildo Lobato aproveitou a oportunidade da entrevista para se pronunciar sobre outros fatos relacionados ao governo municipal de Ipanguaçu, apontando algumas realizações que julgou de grande importância. Um encontro ocorrido na manhã de ontem na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Ipanguaçu colocou em discussão a elaboração de um programa visando comemorar a passagem do Dia do Meio Ambiente, no próximo dia 5 de junho. O encontro tratou da elaboração de uma programação para toda a semana da referida data comemorativa. E, um dos órgãos presentes foi o núcleo da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado, Emparn, instalado em Ipanguaçu. A entidade se fez representada por sua chefe, Idiane Costa Fonseca. Ouvida pela reportagem da Rádio Princesa do Vale, a dirigente da Emparn se reportou acerca da proposta e de como o órgão por ela dirigido poderá contribuir. Em seguida a representante da Emparn falou sobre os mais recentes prognósticos climatológicos, dizendo que ainda é possível que haja o registro de pancadas de chuvas, mas reconhecendo que o panorama de seca já é uma realidade.

A programação que terá o caráter de festejar a passagem da Semana do Meio Ambiente também foi focalizada numa matéria com a assessora especial da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipanguaçu, Suelda Varela Caldas. Finalizando, Suelda Caldas falou sobre a participação de uma comitiva de Ipanguaçu ao lançamento do programa Água Doce, apresentado segunda-feira última, na capital do Estado, em ato que contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, DEM. Suelda disse que Ipanguaçu está entre os municípios que serão beneficiados pelo programa, que é uma ação do Governo Federal, com contrapartida da gestão estadual. Ainda sobre a cidade de Ipanguaçu, a baixa frequência dos pecuaristas no que tange à vacinação do rebanho contra a febre aftosa foi motivo de preocupação exposta, num contato com a reportagem, pelo técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Toni Emerson da Silva Teófilo.

Cruzeiro vence de goleada na Copa InterTv Cabugi


Na terceira rodada da Copa InterTv Cabugi o Cruzeiro venceu a equipe de Taipu pelo placar de 8 a 0. A vitória deixou o time Assuense na briga direta por uma das vaga na final da etapa de Guamaré. O time alviazulino não deu espaços para equipe adversária, fazendo a marcação na área de defesa do time de Taipu. Encurralados na sua defesa Taipu não conseguia atacar o time Cruzeirense. O primeiro tempo o terminou com o placar de 5 a 0. Na segunda etapa foram marcado restante dos gols que consolidou a goleada. Os gols do Cruzeiro foram marcados por: Tiago(2), Jerfinho(2), Valério(2), Higo(1) e Gilgledison(1). Hoje o Cruzeiro enfrenta a equipe do sub-20 de Macau em um confronto direto pela vaga na final, tendo em vista que a equipe adversária tem o mesmo numero de pontos. A vitória hoje deixa a equipe Assuense numa situação bem mais confortável para conquista da vaga. O jogo está marcado para 21hs.
Sub-18
Cruzeiro Sub-18 joga hoje pelo municipal da categoria
Hoje o sub-18 do Cruzeiro faz o seu segundo jogo pelo Campeonato Municipal, os garotos Cruzeirense enfrentam a equipe do Independente. O jogo está marcado para 19hs30min. O time terá o desfalque dos atletas que estão fazendo parte do elenco da equipe principal que ora  disputa a copa InterTv Cabugi em Guamaré.
Fonte e Fotos: Cruzeiro Futsal do Assu

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Prefeitura de Ipanguaçu realizará Semana do Meio Ambiente em junho

Um evento para informar e conscientizar a população sobre a necessidade de se preservar o meio-ambiente. Esse será o objetivo da Semana do Meio-Ambiente, cuja realização – prevista para o início do mês de junho – foi discutida nesta quarta-feira (16) pela secretaria de Agricultura de Ipanguaçu, na sede da prefeitura do município.

“Pretendemos ir além da conscientização sobre a conservação do meio-ambiente, abordando os crescentes desafios entre desenvolvimento e preservação, dando uma olhada no novo código florestal. Nossa expectativa é de que todos se sintam à vontade para participar, não só os órgãos de governo e as ONGs, mas pessoas de todo o município”, disse Suelda Varela, coordenadora da secretaria municipal de Agricultura e Meio-Ambiente.

Representando na reunião o prefeito Leonardo Oliveira, que se encontra na capital federal, o secretário de Administração Tales Praxedes afirmou que a Prefeitura realizará uma extensa programação, englobando desde o plantio de árvores até uma audiência pública e palestras.

Governadora assina termo facilitador de empréstimo para obras da Copa


A Governadora Rosalba Ciarlini(foto)  assinou em Brasília o Termo Aditivo à Matriz de Responsabilidade para as obras da Copa 2014. O documento do Governo Federal é aguardado a oito meses pelo Governo do Estado, e possibilita a aquisição de um empréstimo no valor de R$ 320 milhões, que estão inseridos no PAC Mobilidade da Copa. O recurso será investido nas obras de reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire, acessos pelo lado sul ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, e conclusão do Prolongamento da Avenida Prudente de Morais. 
 
O Termo Aditivo à Matriz de Responsabilidade foi assinado pelo Ministro do Esporte, José Aldo Rebelo. Com o documento formalizado, a Secretaria de Estado da Infraestrutura estará habilitada para, por meio de uma instituição financeira, contratar empréstimo que garantirá os recursos necessários para a execução das obras de reestruturação da Av. Eng. Roberto Freire. Na mesma oportunidade, o Governo do Estado obteve R$ 136 milhões em recursos para as obras do VLT, onde R$ 74 milhões é fundo perdido do Orçamento Geral da União, e R$ 62 milhões contrapartida do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. O investimento Federal é proveniente do Ministério das Cidades, através do Pró-transporte.
 
 Uma das três obras de mobilidade urbana para a Copa de 2012, de competência do Governo do Estado, a reestruturação da Av. Eng. Roberto Freire, irá desafogar grande parte do trânsito da região Sul, e facilitará o acesso a via costeira onde está localizada grande parte da rede hoteleira da cidade. De acordo com a Secretária Estadual da Infraestrutura, com essa assinatura o Governo do Estado poderá dar um passo maior em busca do empréstimo e licenciamento ambiental para assim, executar a aguardada obra.
Fonte: Blog do Gringo
Principais ações de Thalita Cosme Durante o mês de Março na cidade de Ipanguaçu!

Sendo assim as Informações abaixo relacionadas  são uns dos Principais requerimentos obtidos no mês de março de 2012 da cidade de Ipanguaçu por a Vereadora Thalita Cosme Marinho!
Limpezas das ruas Herculano Fernandes e Augusto Lins Caldas, Localizadas no bairro Maria Romana, dado a existência de esgoto exalando mau cheiro, estando a incomodar os moradores das citadas ruas, bem assim, se não tivesse sidos tratados a tempo poderiam ocasionar sérios problema de saúde a toda população ali residente, alem da proliferação de insetos.

(Requerimento nº05, de 16 de Março de 2012).
 
Tendo como responsabilidade, e pensando na melhoria de vida de nossa Ipanguaçu realizou serviços de pavimentação aparalepipedo da Rua Manoel Miguel Filho, Localizado no Bairro Frei Damião, em Ipanguaçu R/N.
Em Justificações de:
Onde Todos são unânimes. Em reivindicarem o que ora mais uma vez apresento. Sendo esta, Portando, a solicitação que no momento Faço.
(Requerimento nº06, 16 de Março de 2012).

Requerendo também que se seja realizado estudos sobre história política e administrativa do município de Ipanguaçu / RN, e que seja a mesma, retratada em Memorial, formato padronizado na Praça Central da Cidade, ou seja, PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA.

Justificando que:
Como Forma de melhor servir a todas nossas populações em especial, ao que transitam diariamente ou até mesmo, visitam a nossa cidade, sendo esta uma das formas de mostrarmos o que temos e que somos.  Daí, a solicitação que no Momento faço.
(Requerimento nº01, 16 de Março de 2012).

Postado por: Momento de Fato!

É hoje Final do campeonato de base em Ipanguaçu

Não Perca! Categorias: Pré mirim, Mirim, Infantil e Feminino livre.

Nome de vice-prefeito de Luizinho será anunciado amanhã

É grande a expectativa quanto a divulgação oficial do nome que vai compor o lugar de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo prefeito Luizinho visando as eleições que se aproximam. A divulgação oficial vai acontecer nesta quinta-feira às 19hs na câmara de vereadores.

Fátima Bezerra priorizará campanhas no interior

Deputada federal das mais votadas nas eleições de 2010, Fátima Bezerra (PT), cotada para disputar o Senado em 2014, trabalha para fortalecer o Partido dos Trabalhadores no interior do Estado. A petista quer construir bases sólidas para que a legenda, hoje pouco expressiva no estado, possa alcançar voos mais longos nos próximos anos. Por isso, além de Natal onde a sigla tem como pré-candidato a prefeito o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), Fátima intensificará a participação nas campanhas do interior.
Nas quatro últimas eleições municipais, a petista foi obrigada a focar no pleito da capital, pelo fato de ter sido candidata a prefeita.
 Agora, vista como aspirante a liderar uma nova força política em nível estadual, a parlamentar participará das campanhas nos municípios do Rio grande do Norte. Na última segunda-feira, ela se reuniu com vereadores e pré-candidatos do PT do Alto e Médio Oeste, para discutir estratégias.
No encontro, Fátima salientou a importância de o PT sair com candidaturas próprias na majoritária, mas também reforçou que é válida a formação de alianças com partidos da base de sustentação da presidente Dilma Rousseff (PT), caso essa seja a melhor alternativa local. “A definição do partido é ampliar o nosso número de vereadores e prefeitos nos municípios. Quando a candidatura própria não é viável, o PT deve se coligar com os que integram a base da presidenta Dilma”, orientou.

Fátima prometeu empenho nas campanhas municipais da região. “Eu quero e vou participar intensamente da campanha do PT em Pau dos Ferros e demais municípios que compõem o Alto e Médio Oeste. Vou entrar de corpo e alma nessas eleições”, disse. A deputada subirá nos palanques dos candidatos aliados ao seu partido em todo o Rio Grande do Norte. Ela aproveitou a visita ao Oeste para anunciar apoio ao grupo de oposição ao prefeito Leonardo Rego (DEM) em Pau dos Ferros, que tem como pré-candidato o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PMDB).

Rio Grande do Norte requer R$ 170 milhões para atender emergência

O pleito total do Governo do Estado frente à União foi de R$ 170 milhões para obras estruturantes nas regiões afetadas pela seca. Os projetos básicos de algumas dessas obras, que podem diminuir o sofrimento com a seca no interior do Estado não somente esse ano, mas em longo prazo, devem ser levados hoje a Brasília. “São vários projetos e estaremos encaminhando isso hoje”, disse o secretário de Recursos Hídricos, Gilberto Jales.
Um dos apelos do secretário é que os municípios façam o cadastro junto a Defesa Civil e prestem as informações necessárias, tanto para receber recursos diretamente do Governo Federal quanto para que seja possível quantificar os prejuízos no Estado. “Existe a possibilidade de transferência direta do Governo Federal através da defesa civil de cada Município”, encerra.

Da Tribuna do Norte

terça-feira, 15 de maio de 2012

Henik e Guilherme são os novos reforços do ABC

A diretoria alvinegra segue trabalhando para reforçar o elenco abecedista visando a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. Nesta segunda-feira (14), se apresentaram à comissão técnica para início dos treinos, o volante Henik(Foto) e o meia Guilherme, que estavam no Criciúma/SC. Os dois jogadores, que chegam ao Mais Querido por empréstimo junto ao clube catarinense até o final da temporada, já treinaram normalmente com o restante do grupo, participando dos mini-jogos comandados pelo treinador Márcio Goiano. Guilherme diz que vai buscar o seu espaço. “Todo o jogador quer jogar, e comigo não será diferente. Sei do meu potencial e vou buscar o meu espaço, pois quero ajudar o ABC a buscar o acesso”, destacou o meia. Henik, que atuou pelo Criciúma no ano passado no Frasqueirão, pela Série B, disse estar ciente da responsabilidade. “O ABC é um dos grandes clubes do Nordeste, vem crescendo no cenário nacional e vai chegar forte nessa Série B. Espero desenvolver o meu futebol e contribuir para colocar o clube na Série A. Sei da responsabilidade que temos, o ABC tem uma grande torcida, está com um bom planejamento, e vamos trabalhar para buscar os objetivos”, declarou o novo volante.
Fonte: Site do ABC F.C.

Campanhas de vacinação vão identificar crianças com deficiência de vitamina

O Ministério da Saúde vai usar as campanhas nacionais de vacinação para identificar crianças de seis meses a 5 anos que tenham deficiência de vitamina A. A iniciativa faz parte do programa Brasil Carinhoso, lançado nesta segunda-feira (14/5) pela presidente Dilma Rousseff, e visa a beneficiar 2 milhões de famílias que vivem na extrema pobreza.
O controle será realizado pela caderneta de vacinação infantil. As crianças que estiverem em déficit da vitamina receberão a dose suplementar no próprio local de aplicação da vacina. As equipes do programa Saúde da Família também serão orientadas a identificar as crianças que necessitem da suplementação para encaminhá-las aos postos de saúde.


De acordo com o ministro Alexandre Padilha, as campanhas funcionarão como uma busca ativa de crianças que não receberam as duas doses necessárias da vitamina. Atualmente, 20% das crianças brasileiras têm deficiência de vitamina A, o que pode provocar deficiência visual. De acordo com o Ministério da Saúde, a suplementação adequada reduz em 24% o risco de morte infantil e em 28% a mortalidade por diarreia.
A partir de agosto, o governo vai ampliar a distribuição de doses de vitamina A e sulfato de ferro para as crianças nas unidades básicas de saúde, como são denominados os postos de saúde, centros que oferecem consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, a ação é feita em 2.048 municípios.

Fonte: Robson Pires

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Eleições para diretores das escolas da rede municipal em Ipanguaçu acontecerão após pleito de outubro

As eleições diretas para diretor nas escolas municipais de Ipanguaçu, que vão acontecer pela primeira vez na história do município, foram adiadas para o final do segundo semestre de 2012. O motivo foi a ausência de candidatos inscritos no prazo estipulado, bem como a impossibilidade de prorrogar o período de inscrições, considerando o período de prudência legal para a realização das eleições municipais.

“Nenhum candidato se inscreveu, então a Comissão Central instituída para gerir as eleições nas escolas achou melhor alterar o cronograma. A eleição de diretores será realizada após as eleições municipais”, explica a secretária municipal de Educação, Jeane Dantas.

O adiamento foi publicado na edição da ultima sexta-feira (04) do Jornal Oficial. As eleições serão realizadas através de voto direto e secreto para um mandato de dois anos. Estão aptos a votar todos os servidores ativos (em pleno exercício) do quadro profissional da Educação; um responsável legal pelo aluno matriculado no referido estabelecimento e alunos matriculados do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – com idade igual ou superior a 12 anos. As escolas municipais Francisco Targino Nobre e Nelson Borges Montenegro, que contam com o maior número de alunos em Ipanguaçu, serão as primeiras a passarem pelo processo.
Festa do dia das Mães em Ipanguaçu

 Em comemoração a os dias das mães ontem se teve como inicio uma (Missa) na Matriz de nossa senhora de Lurdes Ipanguaçu, que logo a, pois ao termino da missa ouve grande sorteio de brindes para as mães Ipanguaçuenses.

E que tomando conta do palco no centro da Cidade às apresentações de danças (star dance) em homenagem as mães; coral sacramento, apresentação de a banda Filarmônica e por fim a banda deixe cúm nos que agitou as pessoas que La se prestava presente a esta grande comemoração a o dia das mães.
Culto em comemoração a festas do dia das mães em Ipanguaçu

A assembléiade Deus Vencendo pela fé de Ipanguaçu ontem no dia das mães deu-se grande festa em oração no antigo Cras  com muitas apresentações para todas as pessoas que lá se esteve presentes.



A pastora Veruza que se seu trabalho de organizar esta grande benção em que todas as pessoas poderão ganhar presentes e se saborear dos saborosos pratos. 


3ª GRANDE VAQUEJADA DE ITAJÁ TERMINA COM RECORDES



Em conversa com nossa equipe na noite ontem, 13, o empresário e vereador na cidade de Ipanguaçu Josimar Lopes fez uma breve avaliação da 3ª Grande Vaquejada de Itajá realizada pelo mesmo no Manoel Argemiro Park Center. A vaquejada premiou esse ano os vaqueiros participantes com 51 mil reais em prêmios, e apresentou aos expectadores amantes do esporte e aos vaqueiros presentes grandes melhorias na estrutura do Park, entre elas o pavilhão Hélio Santiago Lopes Junior, o hélio Junior, que representava a equipe organizadora dessa vaquejada por em vaquejadas por todo o nordeste do Brasil. Na entrevista Josimar falou a respeito do sucesso dessa edição e dos recordes batidos tanto na corrida, como na parte social, que para o mesmo o sucesso alcançado deve-se ao empenho de toda a equipe que trabalhou para que esse evento se realizasse. Segundo o ele, os recordes batidos foram diversos, em números de inscrições foram vendidas um pouco mais de mil, e na parte social a ultima noite teve o maior publico já registrado desde a primeira edição em 2010, foram mais de 7 mil pagantes que dançaram muito Forró ao som das bandas Solteirões do Forró, Forró Resenha e Forró Pegado. 

O publico ainda pode prestigiar na primeira noite do evento três grandes shows, além do poeta do forró Dorgival Dantas tocaram também no clube do vaqueiro Forró Salgado e Forrozão Sei Lá. Ainda na noite de ontem foi prestada uma grande homenagem aos dias das mães, bem como aos vaqueiros falecidos nesse espaço de ano, Francisco Tobias da Silva, o Tetê, que morreu ano passado vitima de infarto na segunda edição da vaquejada desse organizador, Hélio Santiago Lopes Junior e  Vagner Regnê da Silva Brito, o Popó, os dois últimos morreram vitimas de um acidente no dia 18 de Junho de 2011 onde um ônibus colidiu com o veiculo em que os dois estavam. Nesse momento houve um minuto de silencio e uma grande marcha com todos os vaqueiros participantes que prestaram homenagens aos colegas que já se foram. Para a próxima edição ele promete melhorar ainda mais o evento, não apenas na parte de estrutura, mais como também com uma premiação maior e também uma parte social com atrações melhores. A 3ª Grande Vaquejada de Itajá a parti desse ano faz parte do circuito Clube do Vaqueiro, que é o circuito de vaquejada do programa de TV da TCM de Mossoró que esteve fazendo toda a cobertura do evento, cobertura essa que vai ao ar na próxima quarta-feira a partir das 7:30 da noite. Além da TCM quem esteve também cobrindo o evento foi o programa valeu boi da Band Local e diversos sites da região.

domingo, 13 de maio de 2012

Homenagem de Leonardo Oliveira para todas as mães Ipanguaçuenses!

Neste dia especialmente dedicado a todas as mães, quero, em nome de todos os que fazem a Prefeitura de Ipanguaçu, desejar à todas as mães de nossa terra um dia de muita alegria, amor e paz. Ser mãe é amar sem limites. A maternidade é algo tão grandioso e tão tocante, que é difícil encontrar palavras para definir.

Então recorro à Nosso Senhor, pedindo-lhe que derrame suas bênçãos de harmonia e de esperança em todos os lares, trazendo muitas felicidades àquelas que nasceram para gerar a vida, vivem para cuidar, e sabem, com humildade, todas as receitas de como amar a família, como desdobrar o coração para espalhar bondade no mundo.


Esse é o nosso desejo e a nossa homenagem neste dia.
Parabéns mãe ipanguaçuense!

♥Feliz dia das Mães!♥
 parabéns Por ser Mãe!