Momentos de Fato

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Escolas de Ipanguaçu participarão da terceira edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa
  Com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e o aprimoramento no desenvolvimento da escrita, a Prefeitura de Ipanguaçu iniciou oficialmente no dia 4 de maio em curso as atividades correspondentes à terceira edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa. Com o tema ‘Escrevendo o futuro’, a competição premiará alunos de escolas públicas de todo o país, segundo informação revelada pela assessoria de imprensa da prefeitura municipal.

 A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Maria Eugênia, contando com a presença da secretária de Educação, Jeane Dantas, professores e supervisores. Segundo a coordenadora das Olimpíadas, Aloma Daiane de Farias, este ano haverá encontros quinzenais com os professores para estudos, onde serão vistas as metodologias a serem trabalhadas nas escolas e debatidas as experiências vivenciadas nas instituições. Nesta terceira edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa, participam professores e alunos do quinto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema (quinto e sexto anos do Ensino Fundamental); Memórias (sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental); Crônica (nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio) e Artigo de opinião (segundo e terceiro anos do Ensino Médio). As premiações dos vencedores regionais e nacionais serão no mês de novembro.

Os vencedores da etapa nacional e seus professores vão ganhar computadores com impressoras. Já as escolas, receberão dez microcomputadores, uma impressora e cupom para escolha de livros a partir de uma lista disponibilizada pela coordenação da competição. A secretária Jeane Dantas destaca que as olimpíadas estimulam professores e alunos não só no aprimoramento de vários tipos de escrita, mas na forma de enxergarem o mundo que os cerca. Jeane Dantas registrou que o hábito da leitura e o da escrita muda a vida das pessoas e, com esse propósito, as olimpíadas deixam de ser apenas um concurso de textos, para ser uma oportunidade muito especial. Em Ipanguaçu 15 escolas da rede municipal, estadual e federal participarão do concurso. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, Cenpec. Além das prefeituras municipais, são parceiros na execução das Olimpíadas de Língua Portuguesa o Conselho Nacional de Secretários de Educação, Consed, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Undime, e o Canal Futura. Ainda com relação ao setor de educação de Ipanguaçu, ontem, a secretária Jeane Dantas concedeu entrevista à Rádio Princesa do Vale. E o primeiro tema por ela abordado foi o cursinho pré-vestibular que está sendo ofertado pela pasta por ela dirigida. Continuando sua participação, a secretária municipal de Educação falou sobre um curso de Formação Continuada voltada para os professores da rede pública local, evento este programado para amanhã, sexta-feira, dia 18, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu.


 Por fim, a professora Jeane Dantas teceu considerações sobre a prorrogação do edital de convocação pertinente ao processo eleitoral que será vivenciado em duas escolas municipais de Ipanguaçu com o fim de escolher, democraticamente, os respectivos diretor e vice-diretor de cada unidade escolar. Sequenciando, ainda em Ipanguaçu, a reportagem entrevistou o assessor especial do prefeito Leonardo da Silva Oliveira, do PT, Joildo Lobato Bezerra. O auxiliar do gestor municipal se reportou acerca da viagem que o chefe do Executivo empreendeu à capital federal. O primeiro compromisso da viagem, segundo Joildo, foi a Marcha dos Prefeitos ocorrida em Brasília. Porém, segundo ele ressaltou, o prefeito aproveitou para manter alguns contatos de interesse de sua administração. Joildo Lobato aproveitou a oportunidade da entrevista para se pronunciar sobre outros fatos relacionados ao governo municipal de Ipanguaçu, apontando algumas realizações que julgou de grande importância. Um encontro ocorrido na manhã de ontem na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Ipanguaçu colocou em discussão a elaboração de um programa visando comemorar a passagem do Dia do Meio Ambiente, no próximo dia 5 de junho. O encontro tratou da elaboração de uma programação para toda a semana da referida data comemorativa. E, um dos órgãos presentes foi o núcleo da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado, Emparn, instalado em Ipanguaçu. A entidade se fez representada por sua chefe, Idiane Costa Fonseca. Ouvida pela reportagem da Rádio Princesa do Vale, a dirigente da Emparn se reportou acerca da proposta e de como o órgão por ela dirigido poderá contribuir. Em seguida a representante da Emparn falou sobre os mais recentes prognósticos climatológicos, dizendo que ainda é possível que haja o registro de pancadas de chuvas, mas reconhecendo que o panorama de seca já é uma realidade.

A programação que terá o caráter de festejar a passagem da Semana do Meio Ambiente também foi focalizada numa matéria com a assessora especial da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipanguaçu, Suelda Varela Caldas. Finalizando, Suelda Caldas falou sobre a participação de uma comitiva de Ipanguaçu ao lançamento do programa Água Doce, apresentado segunda-feira última, na capital do Estado, em ato que contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, DEM. Suelda disse que Ipanguaçu está entre os municípios que serão beneficiados pelo programa, que é uma ação do Governo Federal, com contrapartida da gestão estadual. Ainda sobre a cidade de Ipanguaçu, a baixa frequência dos pecuaristas no que tange à vacinação do rebanho contra a febre aftosa foi motivo de preocupação exposta, num contato com a reportagem, pelo técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Toni Emerson da Silva Teófilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário