Momentos de Fato

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Estudantes do IFRN buscam patrocínio para participar de Congresso Latino Americano de Genética na Argentina
Um grupo composto por cinco estudantes do campus do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, em Ipanguaçu, sendo três de Assú e um de Itajá, está correndo contra o tempo na tentativa de conseguir patrocínio para poder estar presente num evento de envergadura internacional que acontecerá mês que vem em Rosário, na Argentina. O grupo teve um trabalho de pesquisa ambiental premiado na instituição e ganhou o direito de expô-lo no evento. Por enquanto, apenas um membro do grupo tem participação assegurada no Congresso Latino Americano de Genética, ALAG, na Argentina. Na condição de bolsista do projeto de pesquisa científica, a estudante Camila Carla da Silva conquistou o direito de participar do evento com todas as despesas custeadas pelo IFRN. Porém, ela vê como justo que os demais membros do trabalho tenham o mesmo direito e, por esta razão, decidiram realizar uma campanha em busca de apoio financeiro com este objetivo. Camila Carla relatou que a pesquisa desenvolvida pelo grupo vinha sendo trabalhada desde o ano passado. 
 
A pesquisa buscou identificar a qualidade da atmosfera com a utilização de um vegetal popularmente conhecido como ‘coração roxo’ e que é comumente utilizada na ornamentação de praças e jardins. O trabalho foi laureado dentro de uma competição ao lado de outros 1.175 trabalhos semelhantes. Deste número, 38 pesquisas foram contempladas, uma delas a realizada pelos estudantes do IFRN ipanguaçuense. A estudante julgou injusto que somente ela possa ir ao Congresso Latino Americano de Genética. Camila Carla destacou que como todo mundo também merece a participação, todo mundo trabalhou junto, não foi uma coisa que veio por acaso, uma coisa que se conquistou com nosso trabalho, com dedicação, os estudantes estão procurando patrocínio para levar os demais alunos. Para tanto, estão sendo enviados ofícios a várias entidades e instituições com este propósito.
 
 O ofício descreve todo o orçamento necessário à ida dos alunos à Argentina. O documento também contém uma correspondência da direção geral do campus do IFRN atestando a veracidade do fato. Os expedientes serão entregues para algumas autoridades e pessoas de expressão em Assú e região pra tentar arrecadar esse dinheiro para a viagem. Camila Carla registrou que o Congresso se traduz num dos acontecimentos mais importantes de toda a América Latina na área de genética, englobando outras áreas correlatas. Camila Carla disse que todos os campos da Genética vão ser abordados durante o Congresso. O décimo quinto Congresso Latino Americano de Genética, ALAG, está programado para o período de 28 a 31 de outubro corrente, em Rosário, Argentina, e reunirá delegações de diversos países da América Latina e de nações de outros continentes. Paralelamente serão realizados o quadragésimo primeiro Congresso Argentino de Genética, quadragésimo quinto Congresso da Sociedade de Genética do Chile e a segunda Reunião SAG-Litoral. O evento é organizado conjuntamente pela Associação Latino Americana de Genética, Sociedade Argentina de Genética e Sociedade de Genética do Chile, além de outros parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário