Momentos de Fato

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pauta reivindicatória e salarial dos trabalhadores rurais será apresentada hoje
 
Representantes de sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras Rurais do Vale do Açu e de cidades onde há atuação na fruticultura irrigada e produção de cana de açúcar estarão hoje às duas da tarde em Mossoró para, na Delegacia Regional do Ministério do trabalho e Emprego, apresentar oficialmente a pauta reivindicatória e salarial dos trabalhadores rurais assalariados. Os sindicatos incluirão operários do campo nas delegações que irão participar das rodadas de conversação com os patrões em relação à campanha reivindicatória e salarial de 2012. A informação é dada pelo presidente do sindicato de Ipanguaçu, João Batista Moura de Oliveira, ‘João das Peças’.
 O representante sindical esclareceu que os sindicatos levarão os trabalhadores em suas comitivas para que eles possam ver de perto como se desenvolve a negociação com os representantes das empresas e possam depois retransmitir para os colegas o que puderam testemunhar. Para ele é importante que os trabalhadores tenham a chance de presenciar as conversações entre as partes. Ressaltou que só assim os trabalhadores poderão ter noção de como é que a questão se desenrola. ‘João das Peças’ informou que geralmente esse primeiro contato é para que as empresas tenham conhecimento do conteúdo da pauta reivindicatória e salarial dos trabalhadores. O líder sindical disse que os trabalhadores possuem sua data-base em 1º de setembro e esperam poder avançar o máximo possível no diálogo com os patrões até lá.
 Adiantou que sua expectativa é otimista e espera que haja a sensibilidade dos empresários no sentido de entender e respeitar o que está sendo reivindicado pelos trabalhadores. A pauta inclui várias cláusulas sendo que, no aspecto financeiro, a proposta que está sendo exposta pela categoria é pela fixação de uma remuneração básica no valor de 720 reais. Ainda sobre tal questão, dirigentes de sindicatos patronais rurais e representantes de produtos e empresas do parque agroindustrial do Estado, mais especificamente com atuação no ramo da fruticultura irrigada, estão sendo chamados para uma reunião com o objetivo de examinar a pauta reivindicatória e salarial dos trabalhadores do segmento.
 A convocação para o encontro, anunciado para o dia 28 de agosto, terça-feira da próxima semana, está sendo feita pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Norte, Faern. Assinado pelo presidente da entidade, José Álvares Vieira, o Edital de Convocação com este fim foi veiculado através do Diário Oficial do Estado. A reunião está aprazada para o dia 28 às nove da manhã nas dependências do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte, Coex/RN, à Rodovia BR-101, Km 47, em Mossoró. O chamamento é voltado a sindicalistas patronais rurais, empresários e produtores dos municípios de Mossoró, Baraúna, Assú, Ipanguaçu, Carnaubais, Macau, Ceará-Mirim e Pureza.
Por: Radio Princesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário