Momentos de Fato

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012



Secretário quer inserir problemas enfrentados pelo esporte no interior durante fórum estadual hoje
As adversidades encontradas por quem insiste em promover o esporte amador no interior do Rio Grande do Norte poderá constar entre os tópicos pautados para o quinto Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, evento anunciado para hoje, segunda-feira, 6 de fevereiro, na cidade de Ipanguaçu. A intenção de incluir este item na discussão é defendida pelo titular da Secretaria Municipal de Esporte da cidade anfitriã, desportista Marcos Antonio Oliveira. O evento transcorrerá de nove da manhã ao meio-dia, no plenário da Câmara de Vereadores da cidade.
 
O Fórum trará à cidade o secretário estadual de Esporte, José Joacy Bastos. São aguardados representantes do setor de vários municípios do Vale do Açu e proximidades, dentre os quais: Assú, Carnaubais, Itajá, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Guamaré, Afonso Bezerra, São Rafael, Angicos, Pedro Avelino, Fernando Pedroza, Paraú, Campo Grande, Triunfo Potiguar, Santana do Matos, dentre outros. Segundo o secretário municipal, dentre os demais assuntos que serão destacados no quinto Fórum constam a deliberação e elaboração do calendário dos Jogos Pré-Olímpicos e do Circuito das Cidades. Marcos Oliveira antecipou que estas competições serão realizadas em todo o Estado, sob patrocínio do Governo do Estado e as prefeituras municipais. Marcos Oliveira registrou que o evento dará oportunidade para outros temas serem debatidos, e ele pretende sugerir uma discussão sobre a dificuldade de manter o esporte amador no interior. Ele disse que, particularmente no caso de Ipanguaçu, o desporto local tem recebido todo o apoio da administração do prefeito Leonardo da Silva Oliveira, do PT. Porém, vê como indispensável uma maior colaboração das gestões estadual e federal. Citou como exemplo do respaldo logístico da prefeitura o Campeonato de Blocos Carnavalescos da cidade.
 
A competição vem sendo vivenciada desde a última segunda-feira, 30 de janeiro. Os jogos realizam-se no interior do Ginásio Poliesportivo José Araújo Filho com o envolvimento de equipes carnavalescas urbanas e rurais. Ele contou que o prefeito determinou a dispensa da cobrança da taxa de inscrição do torneio e a prefeitura arcará integralmente com a premiação aos vendedores, no valor total de três mil reais. O Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte é composto por todos os municípios potiguares divididos em oito regiões administrativas. Cada região tem um vice-presidente, enquanto que a presidência é exercida pelo secretário estadual Joacy Bastos. Ipanguaçu acolherá uma etapa do Fórum pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário