Momentos de Fato

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

GOVERNO APROFUNDA CRISE NA EDUCAÇÃO

 



A educação no governo não decolou. Além da Propaganda veiculada sobre o programa de acesso ao Ensino Técnico e Emprego- PRONATEC nada foi feito. E estamos falando apenas da propaganda, afinal trata-se de um programa do Governo Federal.
Qual o saldo da Secretaria de Educação? Na prática é zero. Nem mesmo as comissões funcionaram. Nem um direcionamento teórico metodológico foi feito aos profissionais da educação. A formação tão esperada a cada ano, mais uma vez ficou na indecisão de uma gestão que se perdeu e não se preocupou em encontrar o rumo.
Sobretudo, presumia-se uma abertura para discutir os rumos da educação do estado tendo como base a consulta aos que estão dentro da escola, vivenciando os diferentes contextos e as contradições. Mas não o Governo não soube aproveitar esse potencial. Enclausurados em seus gabinetes e sem uma inferência ao chão das escolas se cria o abismo e se monta a crise.

E, resumidamente por trás da burocracia se festeja a negação das licenças-prêmios, se retarda a publicação das aposentadorias, se deixa alunos/as terminarem o ano letivo sem professor em sala de aula. Método eficiente para fazer do novo IDEB uma vergonha anunciada.
Mais quais são os pilares que poderão dar sustentação à educação no RN? Sem dúvida um deles seria o Plano Estadual de Educação. Plano esse reivindicado há 10 anos pelo Sinte-RN. E não custa caro. É mais barato do que um segundo de propaganda oficial. E o seu custo/benefício é bem maior. A orientação de diretrizes para democratizar a gestão do sistema de ensino e das escolas. Vetor fundamental para se chegar a práticas de interação nas escolas através dos Projetos políticos pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário