Momentos de Fato

sábado, 19 de janeiro de 2013

Prefeitura Do Alto do Rodrigues  divulga as atrações do Carnaval 2013. Confira a programação completa





DIA: 03.02 (DOMINGO)


Arrastão do Vale das 16 às 20:00h com Nilson Viana e Banda Zunzumbaba no trio



DIA: 09.02 (SABADO DE CARNAVAL)


NO TRIO das 16 às 20h com PAWLERA DO BRASIL



DIA: 10.02 (DOMINGO DE CARNAVAL)


NO RIO das 12 às 16h com  OZ PIRAZ


NO TRIO das 16 às 20h com FLAVIO & PIZADA QUENTE



DIA: 11.02 (SEGUNDA DE CARNAVAL)


NO RIO das 12 às 16h com  FORRO ME ACHA ELETRICO


NO TRIO das 16 às 20h com LANE CARDOSO



DIA: 12.02 (TERÇA DE CARNAVAL)


NO RIO das 12 às 16h com ARTE DO SAMBA


NO TRIO das 16 às 20h com CAVALEIROS DO FORRO

Dilma diz que vai acabar com miséria no início de 2014

20130118082640_cv_1Adilma_gdeA presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (18) que seu governo pretende por fim à pobreza extrema ainda no início de 2014, ano de eleições. Em discurso de cima de um palanque em Teresina, ao lado do governador Wilson Martins (PSB), a presidente disse que “é óbvio que não vai ser no dia 31 de dezembro de 2014 [fim do mandato]“, mas antes, segundo afirmou.
“Nós vamos acabar com a pobreza extrema, na maioria dos estados do Brasil, ainda no ano de 2013. E vamos completar esse processo de tirar da pobreza no início de 2014. É possível e vai ser feito”, disse a presidente, sob aplausos.
Segundo balanço divulgado em novembro pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o governo estimava em 9,8 milhões o número de pessoas em situação de extrema pobreza, cuja renda é menor que R$ 70 por mês. Em dezembro, com a ampliação do programa Brasil Carinhoso, o número de miseráveis caiu para cerca de 2,5 milhões, segundo a assessoria da pasta.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cinco municípios anunciam que não vão patrocinar o Carnaval devido à seca

Mesmo com arrecadação acima da média Guamaré não terá Carnaval em 2013
Fabiano Souza/Da redação

 Prefeitos de diversos municípios comunicam oficialmente que, não vão investir nenhum recurso publico na realização dos festejos de Carnaval deste ano. 
Os prefeitos confirmaram ao Jornal De Fato que não vão patrocinar a realização do Carnaval porque não existem recursos disponíveis para a realização de eventos.
 Além disso, eles alegam que o fato dos municípios se encontrarem em Estado de Emergência em consequência da seca, foram orientados, a destinar todos os recursos que poderiam ser utilizados no Carnaval para minimizar os efeitos da estiagem junto a população.
 
O prefeito de Almino Afonso, Lawrence Amorim disse que recebeu orientação do Ministério Publico e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) para evitar qualquer tipo de gasto com o Carnaval. “Nossa cidade está prestes a entrar em colapso por consequência da seca. O açude que abastece nossa cidade está com nível muito baixo. 
Os recursos que forem obtidos pela prefeitura serão destinados a reduzir os impactos da seca”, declara.
Situação ainda pior vive o prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, que recebeu a prefeitura sem dinheiros e totalmente desestruturada. Haroldo já disse que os recursos que forem chegando as contas do município serão destinados a reestruturação da maquina publica. ”Chegamos a prefeitura sem dinheiro em caixa, com muitos débitos com servidores e fornecedores e sem condições de funcionamento de serviços básicos. Dessa forma não temos como pensar em investimentos para o Carnaval”, esclarece.
Ele disse ainda, que a prefeitura não dispõe de nenhum veículo em condições de uso. “Existe apenas uma ambulância velha e trator sem condições de uso. Essa é a frota da prefeitura”, revela.
Apesar de receber um grande volume de recursos dos royalties, o município de Guamaré é outro que não vai promover o Carnaval.
O Hélio Willamy, o Helio de Mundinho (PMDB), publicou Decreto Municipal de nº 002/2013, anunciando que não haverá investimento para realização de Carnaval de rua na cidade. O prefeito disse que está levando em consideração vários fatores, a deficiência do abastecimento de água na cidade e as recomendações feitas pelo Ministério Publico Estadual (MPE), e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Ele acrescenta que mesmo com uma arrecadação acima da média, a gestão não pode deixar de priorizar a solução dos problemas que afligem a população.
“Não adianta fazer carnaval desobedecendo à recomendação judicial e faltando água na cidade”, afirma o prefeito.
Embora o Carnaval de Lajes seja considerada, a festa mais tradicional da cidade na região central do RN, o prefeito Benes Leocádio já oficializou que não vai investir nenhum recursos publico na realização do evento. Benes que também preside a Femurn está emitindo orientação aos municípios em Estado de Emergência a seguirem a orientação do MP e TCE para não investirem recursos públicos na promoção de eventos. “Com a perspectiva de redução de receita nos municípios nesse inicio de ano não é recomendável a realização de gastos em evento festivos”, disse o prefeito.
A prefeita de Santana do Matos, Lardjane Ciriaco (DEM), também oficializou a não realização do carnaval.
Fonte: Jornal de Fato
Prefeitura de Ipanguaçu inicia na próxima semana
o Campeonato de Futsal dos Blocos de carnaval

Tem inicio na próxima semana a 3ª Edição do Campeonato de Futsal de Blocos, campeonato esportivo que antecipa o carnaval, e é promovido pela Prefeitura de Ipanguaçu e a Secretaria de Esporte e Lazer da cidade.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Marcos Antônio Bezerra de Oliveira, durante está semana a Secretaria se reuniu com as equipes que disputarão os jogos do campeonato para a apresentação das regras e sorteio das chaves, "os representantes das equipes que disputarão os jogos estiveram presente e aprovou o regulamento, uma das clausulas incluídas foi à tolerância de 15 minutos depois do horário previsto para do inicio do jogo" disse o secretário Marcos que acredita que o campeonato terá o grande sucesso como nas edições anteriores.

Os jogos que tem inicio nesta segunda-feira, dia 21, seguem até o dia 09 de fevereiro e vão acontecer todas as noites de segunda a sexta-feira no Ginásio Poliesportivo José Araujo Filho. Mais de 180 atletas divididos em 13 equipes participarão da disputa.
Na segunda (21) a primeira equipe a entrar em quadra às 19h30min é "Os indomáveis" contra "Quebra Ossos", e às 20h30min disputa "Os trairás" contra "Estamos Chegando" da comunidade de Língua de Vaca.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ipanguaçu

Vídeo gravado por médico durante cirurgia para reclamar de falta de material é destaque nacional


A edição de ontem do Jornal Hoje, da Rede Globo de Televisão, exibiu reportagem em que um médico do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, denunciava a falta de insumos no maior hospital público do Estado.
O médico cirurgião Jean Carlo Cavalcanti, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado, precisou terminar uma cirurgia torácica com fio de nylon porque não tinha fio de aço na unidade.
No momento da cirurgia, ocorrida há duas semanas, o médico fez um vídeo para denunciar o descaso público. Na gravação, o cirurgião diz: “Fio de aço? Como é que eu vou fechar aqui, ó? O tórax está aberto aqui, ó, tenho que fechar isso aqui com fio de aço. Eu não tenho fio de aço para fechar isso aqui. Como é que eu vou fechar este paciente? Não tem como eu fechar. No Walfredo Gurgel não tem fio de aço. O paciente está aberto e eu não tenho como fechar. De quem é a culpa disso? Fio de aço custa muito barato”.
À equipe de reportagem, o cirurgião afirmou que resolveu gravar o vídeo para mostrar a realidade à população. O caso aconteceu com um paciente que levou uma facada no peito e precisou ser operado às pressas na unidade hospitalar.
Segundo a matéria veiculada pela Rede Globo, o Walfredo Gurgel atende, em média, 400 pacientes por dia. A reportagem ainda mostra que a unidade continua sem fio de aço, além da falta de antibióticos e remédios para pressão alta.
Apesar disso, a diretora do hospital, Fátima Pereira, negou a ausência do fio de aço no hospital e disse, à reportagem, que no dia seguinte ao ocorrido, o material havia sido adquirido. Já o secretário de Saúde do Estado, Isaú Gerino, afirmou que o desabastecimento dos insumos se deve ao fechamento de alguns laboratórios para férias coletivas e que o problema deve ser resolvido em 15 dias.
Fonte: O Mossoroense

Convocados no Sisu devem fazer a matrícula a partir de hoje

Os convocados no primeiro processo seletivo de 2013 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) devem providenciar a matrícula, a partir de hoje (18), nas instituições de ensino. O estudante deve estar atento à documentação exigida pela instituição. A matrícula pode ser feita até o dia 22 deste mês. A segunda chamada será divulgada no próximo dia 28, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro.
Ao todo, 1.949.958 inscritos disputaram as 129.319 vagas em 3.752 cursos. Na primeira edição deste ano do Sisu, participaram 101 instituições públicas de educação superior. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), houve um crescimento de 11% em relação ao ano passado, quando o sistema registrou 1.757.399 inscritos.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações ainda terão mais uma chance. Os alunos podem aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Para isso, precisam manifestar, no site do programa, sua disposição, acessando o boletim do candidato e clicando no ícone que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista.

A participação nessa lista somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Leonardo participa hoje do Panorama do Vale

O prefeito Leonardo Oliveira (PT), reeleito na cidade de Ipanguaçu é o convidado de hoje (17) do Panorama do Vale, programa apresentado pelo radialista, Jarbas Rocha. 

Leonardo deverá fazer um balanço sobre o seu primeiro mandato, e os desafios a ser enfrentado em sua segunda gestão, o meio político poderá ser também abordado. O Panorama do Vale vai ao ar de segunda a sexta, das 18h às 19h pela Rádio Princesa do Vale, e pode ser ouvido também pela internet no site: www.radioprincesadovale.com.br.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Júnior Grafith é empossado vereador‏ de Natal

z135Conforme o blogue antecipou  possibilidade do suplente Júnior Grafith assumir uma cadeira na Câmara de vereadores de Natal, na vaga de Justina Iva (PCdoB), que pediu afastamento para desempenhar a função de secretária de Educação do Município, eis que Júnior foi empossado nesta terça-feira(15).
A solenidade de posse foi realizada no gabinete da presidência da Casa, conduzida pelo presidente Albert Dickson (PP).
“Ao assumir o cargo de vereador, assumo também o compromisso de trabalhar para melhorar Natal, trabalhando principalmente na área da cultura”, destacou o Junior Grafith.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves vai gerar energia elétrica

Nem só de ventos vive a produção energética no Rio Grande do Norte. Apesar de viver um período de seca e estiagem intensa desde 2011, com seu principal reservatório operando com 52% da capacidade, o estado entrou na rota da produção hidrelétrica. Até 2015, o RN ganhará uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) privada, construída na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na zona rural do Baixo-Assú.

Com capacidade para 2,4 m de água e vazão estimada em 19,03 m/segundo, a maior barragem do estado poderá produzir até 4,87 MW de energia elétrica, o que pode suprir as necessidades de uma população de aproximadamente 48 mil pessoas. O potencial pode parecer imperceptível a olho nu, mas, de acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), os frutos serão sentidos a longo prazo – principalmente nos incentivos para indústria e na redução do custo de consumo de energia elétrica.

Jornal de Hoje / Momento de Fato

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Rio Grande do Norte receberá duas mil cisternas através do DNOCS

O estado do Rio Grande do Norte será contemplado com duas mil cisternas de polietileno, por meio do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Seca). Ao total, mais de dez mil pessoas serão beneficiadas com o reservatório, garantindo o acesso à água de qualidade. A iniciativa faz parte dos programas oficiais do governo para universalizar o acesso à água.
As cisternas de polietileno são produzidas pela Acqualimp, fornecedora oficial deste produto ao governo. Os reservatórios captam a água da chuva e permitem o armazenamento de 16 mil litros, garantindo condições para uma família de quatro a cinco pessoas se manter por até nove meses de estiagem, fato rotineiro no semiárido nordestino.

Das 60 mil cisternas, 26.228 mil serão destinadas ao estado do Ceará (25 cidades), 12 mil à Bahia (nove cidades), 10 mil serão entregues em Minas Gerais (19 cidades), 5.772 irão para Pernambuco (12 cidades), quatro mil chegarão à Paraíba (dez cidades) e duas mil no Rio Grande do Norte (duas cidades).

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pro Uni abre inscrições quinta-feira (17)


Brasília – O Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer 144.639 vagas em sua primeira edição deste ano, das quais 99.223 são bolsas de estudo integrais e 45.416 parciais (50% da mensalidade). As inscrições para o programa começam quinta-feira (17) e vão até a próxima segunda-feira (21) e serão feitas exclusivamente na internet.

Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis pela internet. É possível fazer a consulta por curso, instituição e cidade. O ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.

A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 deste mês e a segunda, no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Concorrer à bolsa do ProUni pode ser uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga no Sisu, sistema que oferta vagas em instituições públicas de educação superior. No entanto, caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar pela bolsa do ProUni ou pela vaga do Sisu. Isso porque é vedado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

Para participar, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação. Até o ano passado, a exigência mínima era alcançar 400 pontos.

Para concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012 para se candidatar a uma vaga no ProUni. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Após a divulgação dos resultados os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

O estudante que conseguir apenas uma bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem necessidade de apresentar fiador. Para isso, é necessário que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

MEC disponibiliza no site do Sisu a lista de aprovados na 1ª chamada


O Ministério da Educação disponibilizou por volta de 8h15 desta segunda-feira (14) no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a relação dos aprovados no processo seletivo. É possível fazer o fitro por instituição, curso e turno das listas de aprovados. Quase dois milhões de candidatos se inscreveram para disputar mais de 194 mil vagas em 3,7 mil cursos de ensino superior. Esta é a primeira edição do Sisu a incorportar o sistema de cotas sociais e raciais estabelecido por lei sancionada em agosto de 2012.
As matrículas dos candidatos aprovados devem ser feitas entre os dias 18 e 22 de janeiro. Os convocados devem se informar junto às instituições de ensino em que foram aprovados sobre os documentos necessários, locais e horários para efetivar as matrículas. Quem não foi aprovado deve esperar a segunda chamada do Sisu, que será no dia 28.
Veja (Aqui).

domingo, 13 de janeiro de 2013

Currais Novos no Projac da Globo

O Território Livre publicou:
praça currais novosSegundo se sabe a produção da novela “Flor do Caribe” gostou tanto de Currais Novos, que reproduziram a Praça Cristo Rei no Projac (local de muitos cenários das novelas globais).
A última vez que o Rio Grande do Norte teve destaque em novelas da Globo foi na novela “O Clone”, em 2001/2002. O lançamento de “Flor do Caribe” está previsto para o dia 25 de fevereiro.

‘Atletas de verão’ lotam academias em busca de resultados rápidos

musculacaO G1 alerta para o fato de algumas pessoas que não estão satisfeitas com o corpo no verão, mas que esperam esse período para correr atrás do prejuízo para ficar com a aparência melhor no período mais badalado do ano. Quem vibra com isso são os donos de academias, que estão lotadas de ‘atletas de verão’, aqueles que, geralmente, só permanecem até o Carnaval.
“Muitas pessoas só procuram as academias para perder peso. Elas precisam entender que cada organismo reage de uma maneira diferente e que não basta apenas procurar uma boa academia, com profissionais qualificados, é preciso ir a um médico e fazer todos os exames”, afirmou o educador físico José Carlos Balbino.
Além do intensivão nas academias, esses “atletas” também recorrem a dietas “milagrosas”, conta a nutricionista Krisnarõ Pavezi. Ela diz que muitas pessoas fazem a dieta dos líquidos, porque acreditam que não engordam. “Já tive um paciente que passou três semanas só tomando leite. Não que seja um alimento ruim, pelo contrário, mas o corpo precisa de outros nutrientes para funcionar”, disse Pavezi.