Momentos de Fato

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Servidores estaduais da saúde entram em greve
Servidores exigem o cumprimento do Plano de Cargos e Salários da categoria. Foto: Caninde Santos
Hospital-Santa-Catarina-CS-6A partir de hoje, 1º de agosto, por tempo indeterminado, todos os servidores estaduais da Saúde, com exceção dos médicos, entraram em greve. Com a paralisação dos servidores da Saúde, nos Prontos Socorros funcionarão apenas os serviços de urgência e emergência. No Centro de Saúde Reprodutiva Leide Morais, o Centro de Reabilitação Infantil (CRI) e os atendimentos ambulatoriais especializados todos os atendimentos estão suspensos. Durante a greve, todos os dias haverá mobilização e uma assembleia está marcada para o próximo dia 9 de agosto, para avaliar o movimento.
A sindicalista Simone Dutra, coordenadora geral do Sindsaúde/RN, explica que o Governo do Estado continua reticente em não receber a categoria. Ela conta que o ponto principal de reivindicação da categoria é o cumprimento do Plano de Cargos e Salários da categoria. "Ano passado foi feito um acordo que se transformou em lei, mas que não está sendo cumprido. Era para ter sido incorporado agora 25% das gratificações no salário-base, mas não foi. E embora fosse, esse valor é insuficiente. Estamos apresentando outra tabela, pois acreditamos que houve um erro intencional que rebaixa os nossos salários. Rosalba está metendo a mão no bolso do servidor da saúde para cumprir as responsabilidades do Estado", destacou.
No Hospital Santa Catarina, o Centro Obstétrico terá o quadro reduzido, e a demanda de atendimento, consequentemente, terá que ser reduzida. No Centro Cirúrgico, os técnicos de enfermagem não irão instrumentar as cirurgias, pois eles ficarão responsáveis pelo Centro de Recuperação de Operados e pela circulação nas enfermarias. "Haverá redução de todos os serviços", afirmou a sindicalista.
O calendário de atividades continua ao longo da semana, com um ato no dia 2 de agosto, em conjunto com as demais categorias do funcionalismo estadual. Diversas categorias estão em campanha salarial uma primeira reunião do Fórum do Funcionalismo, aprovou ações conjuntas e uma campanha pelo Fora Rosalba. Na assembleia, o representante da CSP-Conlutas, Dário Barbosa, convocou os servidores para o dia 6 de agosto, dia de luta contra o PL da Terceirização.
No dia 7, será feita uma vigília no Walfredo Gurgel, com 200 velas, para lembrar os 200 óbitos mensais, por falta de leitos, atendimento e condições do principal hospital do Rio Grande do Norte. Na semana seguinte, foi aprovado o indicativo de uma caravana à Mossoró, cidade da governadora Rosalba, para fortalecer a greve na cidade.

As informações são do Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário