Momentos de Fato

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Parlamentar comemorações que propiciaram resolução a problema de esvaziamento de lagoa em Ipanguaçu
Já não existe mais o risco de total desabastecimento que vinha pairando por sobre a Lagoa da Ponta Grande, situada na comunidade rural de Porto, município de Ipanguaçu. O fato é festejado pelo deputado estadual George Soares, do PR, autor das gestões na busca de solução para o problema, na alçada da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semarh, em Natal. O parlamentar relembrou que, no início do ano, advertido por moradores da comunidade e povoados adjacentes, pôde visitar a lagoa e constatar ‘in loco’ o nível baixíssimo de sua lâmina d’água.

 O deputado contou que recebeu o pleito da comunidade e lutou muito para que as ações fossem feitas de forma a recuperar o volume de água, destacando que, agora, a capacidade hídrica da lagoa já é razoável. George Soares frisou que depois de várias reuniões nas secretarias, principalmente na de Recursos Hídricos, finalmente a vazão do Canal do Pataxó foi normalizada e a Lagoa está enchendo, trazendo mais tranquilidade a milhares de moradores que dependem desta água.

 O parlamentar frisou que desde o momento em que foi cientificado da questão procurou trata-la como prioridade, sabedor da importância da coleção hídrica para Porto e circunvizinhança. Rio Piranhas-Açu – O deputado frisou que, agora, se debruçará por sobre outro desafio: a recuperação do nível de água do rio Piranhas-Açu. Tal situação, relatou o republicano, se reflete em prejuízo para o sistema de abastecimento de diversos municípios da região e do Rio Grande do Norte e, também, diversos empreendimentos produtivos na área da fruticultura, piscicultura, carcinicultura, etc. Ele registrou que fez um pronunciamento na Assembleia Legislativa, na capital do Estado, cobrando ações dos governos, tanto do Estado como federal, além do apoio de toda a classe política para esse grave problema, salientando que o tema teve uma grande repercussão na imprensa estadual. Ele vê como urgente uma tomada de providências a fim de evitar prejuízos maiores a uma série de atividades produtivas que dependem do curso natural d’água. O deputado contou que abortou o assunto recentemente, por ocasião de um encontro que tratou das obras de construção da Barragem de Oiticica, que se localizará no município de Jucurutu, onde também se fizeram presente a governadora Rosalba Ciarlini, DEM; o deputado e presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, PMDB; o senador José Agripino, DEM, dentre outros. Lembrou que, na oportunidade, cobrou o empenho dessas autoridades junto ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, Dnocs, para resolver toda essa problemática. Ele crê que logo em breve o rio estará com seu volume normal, externando confiança de que as ações serão encaminhadas com a devida celeridade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário