Jornada pedagógica em Ipanguaçu debate interface da formação de professores
Com o objetivo de desenvolver e
investir na política de formação docente, aliando a teoria científica
aos fazeres cotidianos dos educadores em sala de aula, a Prefeitura de
Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta
segunda (18) no auditório do IFRN – Campus Ipanguaçu à 17ª Jornada
Pedagógica da Comunidade Educacional Ipanguaçuense em torno do tema: “Saberes e fazeres na Educação Contemporânea: Interface da Formação de Professores”. A
secretária de Educação, Profª Jeane Dantas, que declarou aberta a
jornada pedagógica e disse da satisfação dos educadores terem colaborado
para as conquistas dos prêmios em âmbito regional e nacional. “Todas as
nossas conquistas não foram criadas, trabalhamos muito, mas o mérito
não é meu, é de vocês educadores que estão no dia a dia trabalhando em
busca de resultados ainda melhores.
Sabemos
das dificuldades, mas temos plena certeza de que estamos caminhando
diariamente no caminho das transformações que sonhamos para a educação
de cada cidadão de nossa cidade. Um prova disso, é a frota que temos
hoje, com 12 ônibus escolares adquiridos através do Programa “Caminho da
Escola”, em parceria com o MEC/FNDE/Governo Federal e um pela conquista
do Selo Unicef, totalizando 13 ônibus e micro ônibus.
Meus amigos,
continuaremos no trabalho árduo, porque só com a educação se transforma a
sociedade” disse Jeane. Mais
de 180 pessoas, entre educadores, coordenadores, supervisores e
diretores participaram das atividades, que contou também com a presença
de crianças e adolescentes da Escola Municipal Adalberto Nobre de
Siqueira, da comunidade rural de Tabuleiro Alto, já reconhecida
nacionalmente pelos projetos de leitura que promoveu. Uma roda de
conversa com os participantes foi montada sobre Paulo Freire – “educação
como prática de liberdade” (Lyssandro Henrique, 12), Rubem Alves –
“educação como prática da emoção” (Lariza Rodrigues, 13), José Pacheco –
“educação como prática dos sonhos” (Áquila Larissa, 14) e Jean Piaget –
“educação como prática da curiosidade” (Mércia Cristina, 11).
Um
dos destaques da noite foi à adolescente Mércia Cristina Galvão
Rodrigues, que aos 11 anos já constrói seu argumento sobre a educação: “pra
mim, vejo uma grande diferença entre professor e educador. Com
professores não convivo muito, não sei bem como explicar, mas eles
impõem informações. Já o educador cria laços de amor com os alunos,
respeitando e valorizando cada um,” disse a pequena menina. A
noite encerrou coma palestra da escritora e educadora natalense
Salizete Freire, que enfatizou a valorização da identidade dos
professores, bem como da importância da dedicação docente no processo de
formação docente. Incentivo à leitura, amor pela literatura e educação
libertária foram os eixos tratados pela professora, que ficou encantada
com as crianças que, anteriormente, abordaram essas discussões de forma
valiosa e marcante.
As
demais atividades da jornada pedagógica continuaram nesta terça-feira
com uma bateria de mini cursos e orientações pedagógicas. De 20 a 22 os
profissionais das unidades escolares se reunirão com a equipe de
educadores de cada escola municipal.
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