Momentos de Fato

sexta-feira, 28 de setembro de 2012



Candidato a vereador Junior Alcântara promove reunião no arapuá e debate propostas.
“Não sou de Natal, Sou de Ipanguaçu!” Revela Junior Alcântara.

Na residência do seu sogro “Chico de Nelson e Fátima de Rosália”, Nesta noite (28) as 19; 30hs em arapuá o candidato a vereador de Ipanguaçu, Junior Alcântara, filho de Zé de Orlando e Lucinha de Lulu, da mesma cidade de Ipanguaçu. Hoje o candidato declarava seus futuros projetos, e dava vez e voz para que cada morador e pessoas de outras comunidades presente tivesse a oportunidade em esclarecer e objetivar seus pedidos e metas que cada um queria ser realizado para a melhoria de uma Ipanguaçu. 


Jovem e empreendedor o candidato à eleição para o pleito de outubro de 2012, Junior Alcântara (PV), coligação Aliança do povo. “O trabalho sempre fez parte da minha vida desde criança, tenho metas que quero ser compridas, e uma destas metas esta em um vereador a trabalhar para Ipanguaçu” Assim afirmava com clareza o candidato Júnior.

Em objetividade, clareza e no esclarecimento: “A muitas pessoas que falam que não sou de Ipanguaçu, e que sou de Natal, certamente já estou incomodando, para ser pivô de conversas. Na realidade quero afirma que, sou de Ipanguaçu Nasci e mim criei a que, o fato de eu trabalhar em outra cidade, não interfere o meu trabalho e compromisso com o povo, pois o que o povo quer é trabalho, projetos e esta sempre mais e mais aplicando investimento para nossa população”.

“cabe a cada cidadão realizar a mudança de quem não correspondeu á confiança depositada e dar a chance aqueles que amam nossa cidade e querem contribuir para seu crescimento e desenvolvimento”. Assim com termino de algumas declarações, Junior pede o voto de confiança aos eleitores e compromete um melhor legislativo para os Ipanguaçuense.

Por: Momento de Fato
Edição: Gilberto Oliveira

Em Ipanguaçu, premiado evento de incentivo à leitura chega à sua 4ª edição em escola municipal de assentamento rural



Localizada na zona rural de Ipanguaçu, no assentamento Tabuleiro Alto, distante pouco mais de 20 quilômetros do centro da cidade de Ipanguaçu, a Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira tem sido reconhecida e premiada nacionalmente por suas políticas de incentivo à leitura. Encerrando o mês de setembro, no qual se comemora a Semana Internacional do Livro. A escola desenvolveu a 4ª edição da sua “Semana de Línguas”, com o tema “De Caminha à Lobato: A evolução da história brasileira”.

O projeto é idealizado e coordenado desde o seu início pelo jovem professor de Língua Portuguesa André Magri, contando com total suporte da Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação. Além de fomentar a prática da leitura, o evento, realizado desde o ano de 2010, visa incentivar entre os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental as práticas reflexivas de escrita e cultivar o apego pelas diferentes manifestações artísticas.

“O projeto nasceu em 2009, quando foram constatadas grandes deficiências na aprendizagem dos alunos. Observamos que havia um grande desapego aos estudos da sua língua materna, repulsa em relação às atividades de leitura e escrita e descrença no potencial transformador da escola em suas vidas”, relata. “Hoje os alunos dão testemunho de que a leitura tem mudado positivamente as suas vidas e visões de mundo, o que é mais gratificante que qualquer prêmio”, diz.

O tema desse ano, explica o professor, foi escolhido a fim de desafiar os alunos a não só terem prazer na leitura, mas, também, a estudarem os aspectos históricos, políticos e sociais que influenciam as produções literárias, como o colonialismo nos textos quinhentistas ou da ditadura militar na música modernista. Na programação, extensa e diversificada, participaram mais de 100 alunos de diversas escolas da Rede Municipal e, indiretamente, cerca de 700 crianças e adolescentes.

Representando no evento o escritor português Pero Vaz de Caminha, notabilizado como o autor da Carta a Dom Manuel I, testemunho do descobrimento do Brasil, o estudante Lisandro Henrique de Souza, de 11 anos, tornou-se um leitor voraz, graças aos incentivos recebidos em sala de aula.  “Sinto-me bem e orgulhoso de participar da Semana de Línguas e poder contar para outros alunos tudo o que conseguimos aprender através da leitura. Eu não ligava para essas coisas, mas comecei a me interessar quando entrei pro 6ª ano. Cresci como pessoa e comecei a querer ler mais e mais”, afirma, com brilho nos olhos.

A professora de Língua Portuguesa Angelina Luiza Neta, que levou seus alunos da comunidade rural de Língua de Vaca até Tabuleiro Alto, conta que é um grande desafio para os alunos apresentar e estudar as escolas literárias. “Iniciativas como esta são muito importantes no crescimento dos estudantes. O professor André está apresentando aos alunos nesta Semana de Línguas um assunto além do seu tempo, de Ensino Médio, o que é uma inovação. Estão de parabéns pela fidelidade na produção das salas que recontam as épocas. Esses momentos contribuem para o incentivo e envolvimento dos alunos, e é visível que eles já estão viciados de uma forma boa no mundo da leitura”, fala a professora.   

A aluna Lorena Estefany Frutuoso de 12 anos da comunidade de Arapuá, ficou impressionada com o que viu nas exposições. “Gostei das apresentações nas salas. Consegui aprender algumas coisas, como a história de Pero Vaz de Caminha. Foi muito bom ver as histórias contadas com as salas bem arrumadas”, relata a estudante.

“Ficamos felizes pela participação efetiva da comunidade escolar e pelos resultados alcançados ano após ano. Nossa ideia é ampliar, em breve, esta iniciativa, que é simples, mas que resulta em um ganho inimaginável para cada um dos alunos envolvidos”, disse a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas.

“Para mim, enquanto educador é encantador chegar à 4ª edição da Semana de Línguas, ainda mais quando se olha para trás e percebe-se o que mudou, o que se transformou na vida dos nossos alunos. É simplesmente indescritível a emoção de poder ver no olhar, nas ações, no falar de cada aluno o seu amor pelos livros e pela leitura. Essa edição foi marcante, pois vem reafirmar o valor de uma educação que liberta e dá asas”, resume o professor André Magri.

TST manda empregados dos Correios voltarem ao trabalho


  • Sha
Após 16 dias de greve, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os funcionários dos Correios voltem ao trabalho a partir de amanhã (28), de acordo com o horário de cada funcionário. Os ministros da Seção de Dissídios Coletivos decidiram também que os trabalhadores deverão compensar os dias parados com trabalho extra em até seis meses.Se o trabalho não for retomado amanhã, a multa fixada é de R$ 20 mil por dia. Os ministros decidiram ainda que os trabalhadores terão um aumento de 6,5% retroativo a agosto. Os Correios tinham proposto reajuste de 5,2%, mas a ministra Kátia Arruda, relatora do processo de dissídio ajuizado pela empresa, aumentou o percentual, para “preservar minimamente o poder aquisitivo dos trabalhadores“. O presidente do TST, João Oreste Dalazen, ressaltou que os empregados dos Correios têm um dos salários mais baixos entre todas as empresas públicas federais. “Há uma falta de atrativos na carreira que não podemos perpetuar“. Os ministros decidiram que greve não é abusiva porque foi comunicada com antecedência pelos empregados à empresa. Também foi determinada a formação de uma comissão com representantes da empresa e dos empregados para debater a adaptação do plano de saúde oferecido atualmente às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Correios devem colocar entrega de correspondência em dia até domingo. Segundo os Correios, cerca de 11,8 mil funcionários aderiram à greve até hoje (27), o que representa 9,8% dos 120 mil funcionários da empresa. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) estima que o percentual de adesão foi entre 40% e 50%.

fonte:TNOnline

Divulgando suas propostas, Leonardo e Josimar promovem Caravana 13 e fazem comícios-relâmpago em 10 comunidades rurais


População comparece em alto número e prestigia, em sinal de apoio aos candidatos
Contando com amplo apoio da população, o prefeito de Ipanguaçu e candidato à reeleição Leonardo Oliveira (PT) e o vice Josimar Lopes (PSB) percorreram nesta quinta-feira (27) nada menos que 10 comunidades rurais. Composta ainda pelos vereadores da Coligação Aliança do Povo, a Caravana 13 reuniu centenas de pessoas em cada uma das localidades visitadas, totalizando milhares de cidadãos e cidadãs que saíram de casa para ouvir propostas e manifestar apoio ao projeto de continuidade do crescimento e do desenvolvimento econômico e social do município.
A Caravana 13 iniciou seu trajeto em Nova Descoberta, passando por Tira Fogo, Assentamento Olho D'água, Tabuleiro Alto, Serra do Gado, Angélica, Canto Claro, Língua de Vaca, Capivara e Arapuá. Em cada comício, alegria, entusiasmo e emoção renovados.
Além de fazer um balanço do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos três anos e nove meses, evidenciando a notável melhoria na qualidade de vida da população, Leonardo e Josimar divulgaram suas propostas e metas para a próxima gestão.  “Viemos apresentar nossas propostas para que o município continue crescendo e se desenvolva ainda mais. Fui escolhido a ser vice de um candidato comprometido com a população e que tem realizado muito, mas queremos muito mais ainda. Este é um desafio possível para quem tem garra e muita disposição para o trabalho”, disse Josimar.
“Em cada comunidade de Ipanguaçu temos a realidade do nosso trabalho para mostrar”, afirmou Leonardo, que fez questão de listar, comunidade por comunidade, diversas obras, ações e serviços empreendidos em sua gestão.
“Em Nova Descoberta, nós reabrimos as portas da escola municipal que esteve fechada por muitos anos. E em 2013 vamos fazer funcionar lá a Escola do Campo, com uma infraestrutura que muitas escolas particulares não têm. Nós construímos também uma praça, para o lazer dos moradores. Em Tira Fogo, ativamos um Posto de Saúde no prédio de mais uma escola que fecharam em outra gestão. Mas já estamos construindo a sede própria do PS, pois no prédio da escola vamos fazer um Centro de Vivência”, anunciou.
“Nós investimos no fortalecimento da agricultura em todas as comunidades. Em Olho D’água, Serra do Gado e Canto Claro, investimos ainda no esporte e no lazer. Em Tabuleiro Alto, destaque para a educação, pois é lá que mantemos a escola municipal que ganhou destaque nacional, sendo premiada por diversas vezes Brasil afora. A educação de Ipanguaçu, é bom lembrar, já ultrapassou todas as metas que o Governo Federal estipulou para o ano que vem”, destacou.
“No prédio de mais uma escola que estava fechada, lá em Angélica, implantamos o primeiro Posto de Saúde da história daquela comunidade. Fizemos também a praça. Em Língua de Vaca, reformamos completamente e reativamos mais um Posto de Saúde que tinha sido fechado. Em Capivara, recuperamos o campo. Em Arapuá, pavimentamos, construímos o ginásio poliesportivo, construímos posto de saúde e investimos na melhoria da qualidade da água fornecida. Se fizemos tudo isso e muito mais em menos de quatro anos, pense no que poderemos fazer por Ipanguaçu em oito anos, avalie nossas propostas, nosso trabalho e vote 13 no dia 07 de outubro, para Ipanguaçu continuar no rumo certo”, disse Leonardo, sempre muito aplaudido.  
“Fecharam os prédios públicos, mas Leonardo está reabrindo por saber que a população precisa dos serviços”, diz Dr. Edinho

O ex-prefeito Edson Gê comentou sobre a iniciativa de Leonardo de reativar prédios públicos desativados e abandonados em gestões passadas. “Eu construí, antigos gestores fecharam e hoje Leonardo está reabrindo e oferecendo serviços à população que antes estavam perdidos. O povo precisa dos serviços públicos, e é missão do gestor proporcionar, não desativar. Leonardo é um prefeito com um olhar inovador, sensível às necessidades dos ipanguaçuenses”, disse Doutor Edinho em Tira Fogo.

“Quem não vê o trabalho de Leonardo só pode ser cego”, diz moradora de Angélica

Em Angélica, a moradora Olívia pediu a palavra e fez questão de falar em nome dos moradores. “Agradecemos tudo que Leonardo fez pela comunidade. Ainda tem quem não agradeça, mas devem estar cegos. Onde hoje funciona o Posto de Saúde, era um chiqueiro de animais. A oposição diz que no posto aqui não tem uma dipirona, mas vá se consultar pra ver se não sai com os remédios na mão?! Fico indignada com esses discursos de gente que não conhece a nossa realidade. Muito obrigada por tudo o que tem feito por nós, Leonardo”, desabafou.
Discursando em Arapuá, comunidade que encerrou a série de comícios da Caravana 13, o ex- vice-prefeito Mário Silvério também enalteceu o perfil trabalhador de Leonardo. “Hoje, sim, podemos afirmar que temos uma saúde melhor, uma educação de qualidade e um prefeito que incentiva o esporte. Arapuá é a prova disso. A comunidade recebeu investimentos antes nunca vistos. Além de tudo, Leonardo resgatou a autoestima do povo. E ele vai continuar a fazer por todos, sem discriminar nem uma comunidade como antes ocorria em Ipanguaçu”, disse Mário.
Por: Ipanguaçu news
Edição: Keyson Cunha

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

TJ NEGA HABEAS CORPUS EM FAVOR DE ODELMO


O pedido de habeas corpus do ex-presidente da Câmara de Assu, vereador Odelmo de Moura Rodrigues, foi julgado hoje (27) pela manhã e negado por unanimidade pela Câmara Criminal do Tribunal. Odelmo foi preso durante a operação Mal Assombro, deflagrada pelo Ministério Público e Polícia Civil no final de maio passado para apurar crimes de pistolagem na Região do Vale do Assu, acusado de liderar uma quadrilha de pistoleiros e de ter financiado diversos homicídios nos últimos 20 anos. Naquela oportunidade, o delegado chefe da Divisão de Polícia Civil do Oeste, Odilon Teodósio, se quer soube estimar a quantidade de crimes “encomendados” pelo vereador.  De acordo com informações da Polícia Civil, a quadrilha cometia assassinatos por motivos diversos, que vão desde brigas pessoais até possíveis disputas econômicas e políticas. Porém, nos últimos anos, também foram executados pistoleiros que pertenciam ao próprio grupo, com o objetivo de "queima de arquivo".

FONTE: Nominuto.com
Legião Urbana - Novo Talento do Brasil "rs"

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Eleitor tem até amanhã para solicitar segunda via do título


Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para que o eleitor que perdeu o título solicite a segunda via do documento.
O pedido só pode ser feito no domicílio eleitoral do cidadão, ou seja, na cidade em que ele vota. Nesta fase do processo eleitoral não é mais possível pedir o documento em qualquer cartório. 
Para votar, só é preciso apresentar um documento oficial de identificação com foto (como carteira de identidade ou de habilitação e passaporte), mas o título é importante para que o eleitor saiba qual é a sua seção de votação.
Além disso, o eleitor que não puder comparecer à sua seção para votar e tiver que justificar a ausência precisará do número do título para preencher o formulário de justificativa.
O primeiro turno das eleições municipais será realizado no dia 7 de outubro. No total, 138.544.348 eleitores de 5.568 cidades escolherão seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Nas cidades em que houver segundo turno, a última votação será no dia 28 de outubro.
Por: Robson Pires

Thalita visita Capivara e é aprovadas 97% pela população

Ontem Thalita (PSD) visita a comunidade de Capivara onde se conclui 97% de aprovações, Thalita muito grata com o acolhimento passa em casa em casa, dando um forte abraço e conversando com a população. Thalita conclui as conversas argumentando seus projetos e suas propostas.
Em apresentação de seu projeto Thalita declara pedido de requerimento de uma quadra de esporta que será implantada na mesma comunidade.

Por: Momento de Fato
Edição: Gilberto Oliveira

Teledata afirma que não está sendo enviado mensagens sobre pesquisa


O sócio proprietário da Teledata, Mário Rogério, enviou nota hoje aos veículos da imprensa dando esclarecimento sobre os rumores de que está sendo enviado mensagens se passando pela empresa.

Veja na íntegra:

Nota de Esclarecimento

A TELEDATA Pesquisa vem a público esclarecer que os fatos acontecidos nesta manhã no município de Ipanguaçu não fazem parte da conduta desta empresa. Não repassamos informações sigilosas de clientes por telefone ou SMS.

Informamos também que estamos a disposição da parte prejudicada e da Justiça Eleitoral para esclarecer os fatos.

Assú, 25 de setembro de 2012.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Meninas Vejam, rsrs' > como deixar o cabelo igual da roberta messi 


23 de dezembro e COHAB Vestem-se de vermelho para receber Leonardo e Josimar que após faz grande passeata 13


Nesta Tarde de Domingo (23) as 15; 00hs que antecedia uma grande passeata pelas ruas da cidade, Leonardo (PT) e Josimar (PSB) juntamente com toda sua coligação aliança do povo, visitaram o bairro 23 de dezembro e COHAB que os quais bairros se vestiram de vermelho, com bandeiras, fachas, adesivos, lenços e muito mais...  Com todo carinho de sua população, Leonardo abraçava seus conterrâneo na satisfação e agradecimento que o povo teve-lhe em sua chegada aos bairros.

Leonardo a cada casa que passava, sentia a força e a união que as pessoas tinham com ele.
“Sou grato por todos vocês acolherem com as ruas destes bairros todos vermelhos e é com a satisfação, que deixarei a que meu compromisso a cada dia lado a lado com o povo de Ipanguaçu, dando assistência e em principio, visando vocês Ipanguaçuense” Afirma Leonardo.

O Bairro 23 de dezembro e COHAB é aprovado por maioria em favorecimento a Leonardo por mais de 90% dos votos, que após a visita Leonardo saem em passeatas pelas ruas do centro da cidade: Com a alegria do povo que se fazia presente, enche as ruas e dizem sim para a reeleição de Leonardo, ao termino de uma grande passeata, se dava inicio ao comício que o mesmo aconteceu no centro de Ipanguaçu.

Quero paz e felicidade durante estes últimos períodos de campanha e pós-campanha. Declara Leonardo

Em palanque no comício 13 de ontem o prefeito da cidade Leonardo Oliveira, mais uma vez deixa a declarar compromisso com a cidade, e reafirma que nestes períodos de campanha que paz e felicidade. Também nus esclarecimentos com o publico Leonardo declara o melhoramento nos postos de saúde publico de Ipanguaçu, como também já ta em andamento, qualificar a saúde, opor tunando os pacientes de Ipanguaçu que dirigem até natal para se consultar, tirem uma casa de apoio para que possa ter todo o conforto e disponibilidade que todos têm por direitos. Declara Leonardo
 
“Tenho o dever em contribuir para melhoria da cidade, pois mim preocupo e valorizo minha cidade, assim como gosto de visar cada necessidade de cada um Ipanguaçuense,trazendo cultura, esporte...” Leonardo em esclarecimento ao publico relata se preocupar com a cidade em reconhecer e ajudar a cada um, e diz em continuar seu trabalho com mais aplicações e investimentos para a cidade.

Por: Momento de Fato
Edição: Gilberto Oliveira
FOTOS A BAIXO
Visita COHAB