Momentos de Fato

sábado, 10 de março de 2012

ALISTAMENTO ELEITORAL A DOIS MESES DO FIM DO PRAZO!

Momento de Fato 


Quem precisa se alistar ou transferir o título eleitoral para votar nas eleições de 7 de outubro deve ficar atento aos prazos. De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 9 de maio é o último dia para inscrição eleitoral e transferência de município ou de zona eleitoral. Também é o prazo final para o eleitor com necessidades especiais solicitar transferência para uma seção de fácil acesso. Para evitar filas, que ocorrem todos os anos, a Justiça Eleitoral recomenda que os interessados se dirijam aos cartórios com antecedência. No caso das transferências, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua nova residência. O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar sua situação - caso contrário, não poderá votar, já que seu nome não constará da folha de votação de sua seção eleitoral. Para quem deseja apenas requerer a segunda via do título eleitoral, sem qualquer alteração nos dados do documento, o prazo vai até o dia 27 de setembro (10 dias antes do pleito).
Programação junina já está na pauta de ações do setor cultural a que em Ipanguaçu!
POSTADO POR: MOMENTO DE FATO
Depois de vivenciado com êxito o período carnavalesco, em fevereiro passado, a programação junina já está na ordem do dia da Secretaria Municipal de Cultura, da prefeitura de Ipanguaçu. E de acordo com notícia prestada pelo secretário Francisco Fernando Neto, há o pensamento da gestão de promover um evento descentralizado, ou seja, com manifestações culturais tanto na sede da cidade como compreendendo várias povoações rurais e distritos.

 Abordado pela reportagem da Rádio Princesa do Vale, no dia de ontem, o secretário Fernando Neto repassou informações sobre o começo do planejamento com vistas ao período do São João na cidade. Fernando Neto disse que, assim como foi durante o período do carnaval, o complexo turístico da Lagoa da Ponta Grande, situada na comunidade rural de Porto, terá grande importância dentro da programação junina. Por exemplo, é lá que poderá ocorrer um evento que está sendo pensado na Secretaria: o Forró da Integração. Ainda durante o diálogo captado pela reportagem, o secretário Fernando Neto confirmou que outro evento cultural inserido dentro do calendário da pasta por ele chefiada é o São Pedro, realizado no distrito de Pataxó. O secretário de Cultura da prefeitura municipal de Ipanguaçu concluiu sua fala informando que as demais atividades executadas pela pasta estarão recomeçando brevemente.



                                                      Fama
             Cosméticos e perfumaria em geral
A Fama esta localizada na Av. Luiz Gonzaga – Ipanguaçu – RN Nº 692 fone: 9121-3252. (Perto de Leda) ORG: ALBENIA 
 
O Fama cosmético lhe oferece Linha de produtos que utiliza ingredientes como açaí, cupuaçu e castanha; empresa compra óleo orgânico de indígenas Kayapós para preservar a floresta.
 
Se os alimentos orgânicos já fazem parte da mesa em todo o mundo, o mercado também oferece boas opções de cosméticos com selo orgânico, elaborados com técnicas de produção 100% sustentáveis do ponto de vista ambiental. Cuide de sua beleza de maneira sustentável e muito mais Natural.

 
PLANTAS DA AMAZÔNIA REINAM EM COSMÉTICOS E SABONETES E VOCÊ PODE EMCONTRA A QUE NA FAMA EM Ipanguaçu – CENTRO
Priprioca, andiroba, cumaru, copaíba, preciosa, breu-branco, murumuru... Cada vez surge um ingrediente novo, de nome pouco ou nada familiar, nos potes de cosméticos nacionais. E vai entender por que essas matérias-primas de apelo ecológico vão parar em xampus, perfumes, condicionadores, cremes hidratantes e aromatiza dores de ambiente, entre outros produtos. O que há em comum entre todas elas é o local de origem: a Amazônia.
Venha conhecer você de pertos ótimos produtos em gerais de beleza saúde e muito mais só a que NA FAMA COSMÉTICO E PERFUMARIA. ORG> ALBÉNIA
Bom Dia!

Seja sempre você


Mensagem de Reflexão

Não espere um sorriso para ser gentil.
Não espere ser amado para amar.
Não espere ficar sozinho para reconhecer o valor de quem está do seu lado.
Não espere ficar de luto para reconhecer quem hoje é importante para você.
Não espere a queda para lembrar-se do conselho.
Não espere a enfermidade para reconhecer quão frágil é a vida.
Não espere ter dinheiro aos montes para então contribuir.
Não espere por pessoas perfeitas para então se apaixonar.
Não espere a mágoa para pedir perdão.
Não espere a separação para buscar a reconciliação.
Não espere elogios para acreditar em si mesmo.
Não espere a dor para acreditar em oração.
Não espere o dia de sua morte sem antes amar a vida!
Seja sempre você, autêntico e único!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Natal recebe visita de inspeção da FIFA e do COL nesta segunda


A cidade de Natal recebe nesta segunda-feira (12) a visita de inspeção da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) para monitoramento da Arena das Dunas, em construção no bairro de Lagoa Nova, na zona oeste da capital. O estádio será o palco potiguar dos jogos da Copa do Mundo da FIFA de 2014. A visita integra um programa de vistorias realizado em todas as sedes do evento e conta com representantes de diversas áreas das entidades envolvidas com a Copa, como mídia, transporte, segurança, entre outros. O objetivo é analisar e adequar o planejamento operacional dos estádios, como a preparação do esquema especial de tráfego, checagem de segurança, orientadores de público, área de exposição dos afiliados comerciais, tendas de hospitalidade e estrutura para a TV. Trabalham na arena atualmente mais de 550 pessoas e as obras já estão 22% concluídas, de acordo com a construtora OAS. A entrega está prevista para dezembro de 2013, dentro do cronograma solicitado pela FIFA e Comitê Organizador Local. Os demais preparativos da capital, como o planejamento de transportes e logística, também seguem o cronograma estabelecido. As reuniões não serão abertas à imprensa, porém imagens da inspeção serão permitidas em um momento pré-definido. O diretor do escritório da FIFA no Brasil, Fulvio Danilas, e o diretor executivo de Operações e Competições do COL, Ricardo Trade, farão um pronunciamento à imprensa ao fim das atividades para tratar apenas da visita técnica. A segunda rodada de vistorias aos estádios já passou por São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá e Manaus. A primeira etapa das inspeções foi cumprida em setembro de 2011 nas quatro sedes confirmadas da Copa das Confederações da FIFA 2013 – Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro – e nas duas pendentes – Recife e Salvador.

Agenda

Inspeção técnica da FIFA e do COL à Arena das Dunas
Data : 12/03/2012
Hora : 10h30 - captação de imagens
Hora:  14h00 - Pronunciamento para imprensa
Local : Arena das Dunas, bairro de Lagoa Nova, Natal-RN.

Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR

Coca-Cola e da Pepsi terão de informar no rótulo riscos à saúde

POSTADO POR: MOMENTO DE FATO 

Os responsáveis pela fabricação da Coca-Cola e da Pepsi terão de alterar a composição do corante caramelo dos seus refrigerantes. A decisão foi baseada na legislação da Califórnia, nos Estados Unidos, que obriga as empresas a incluir nos rótulos das bebidas com certas doses de substâncias cancerígenas essa informação.
A Coca-Cola e a Pepsi controlam cerca de 90% do mercado norte-americano de refrigerantes. As alterações na composição da Coca-Cola e da Pepsi, que começaram a ser feitas na Califórnia, vão ser ampliadas para todo o país. Mas a expectativa, segundo analistas, é que se estenda para os outros países.
Representando a empresa Coca-Cola nas negociações com a Justiça da Califórnia, Diana Garza-Ciarlante disse que a companhia determinou aos fornecedores de corante caramelo que modifiquem o processo de fabricação do produto.
O objetivo da medida, segundo a Coca-Cola, é reduzir a substância denominada química 4-metilimizadol – apontada como uma ameaça à saúde. De acordo com Garza-Ciarlante, a empresa tomou a iniciativa, apesar de acreditar que não há  risco para a saúde pública que justifique a alteração na composição da Coca-Cola.
A associação norte-americana que representa a indústria das bebidas informou que a Califórnia adicionou o corante à lista de substâncias cancerígenas sem provas que associem o seu consumo ao aparecimento da doença.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER FOI COMEMORADO EM ITAJÁ COM UMA SERIE DE PALESTRAS E CAMINHADA EM ITAJÁ!!


Esta quinta-feira, 8 de março, marcou a passagem do Dia Internacional da Mulher e, em praticamente todas as cidades do Vale do Açu, a data foi comemorada com várias manifestações. Em Itajá, dentro das homenagens à data, a Prefeitura Municipal de Itajá, através das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, realizou quatro dias de atividades gratuitas e voltadas especialmente para o público feminino. A programação aconteceu ao longo de toda essa semana, desde a última segunda-feira, dia 5, e teve seu momento principal na tarde de ontem, quinta-feira, dia 8, com uma grande passeata em homenagem as mulheres, que contou com a presença maciça de uma boa parte das mulheres Itajaenses e também de várias autoridades políticas, funcionalismo público e comunidade em geral. 
 A caminhada saiu da sede do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) onde aconteceu antes disso uma palestra às duas da tarde, com a médica Zoraide Pinheiro, sobre o tema ‘Saúde da Mulher’ onde ela expôs o tema em todas as etapas da vida começando pela puberdade até o período da menopausa e enfatizou como a mulher pode lidar com isso da melhor maneira possível.  Para o Vice-prefeito Hélio Araújo, é uma festa de reconhecimento e gratidão por tudo que as mulheres fazem para o bem estar de todos, e que a caminhada só reforça o fato que a mulher vem cada vez conquistando o seu espaço, já o Secretário de Saúde Alaor Pessoa, falou de sua felicidade em contribuir para a realização do evento.
 “ me sinto muito feliz em contribuir com isso e posso fazer uma avaliação da semana da mulher como sendo uma semana positiva”. Falou ele. O evento foi planejado e organizado com o intuito de valorizar as mulheres e estimular maior participação delas na sociedade. A proposta é oferecer um conteúdo voltado para o aprimoramento das atividades do público feminino e proporcionar informações sobre políticas públicas de prevenção à saúde da Mulher. Entre as atividades, estiveram sendo ofertados serviços sociais como palestras, oficinas, consultas médicas com especialistas em Mastologia e Ginecologia, realização do auto-exame da mama e preventivos, café da manhã, distribuição e sorteios de brindes.

Bom Dia!!
Receita para ser feliz
Os seres humanos têm buscado, ao longo do tempo, uma fórmula mágica que lhes permita a posse da felicidade plena.

Todavia, seja por falta de uma receita eficaz ou de vontade firme para a conquista almejada, grande parte da humanidade se debate, presa nas garras da infelicidade.

Várias tentativas têm sido improdutivas, já que a felicidade é efêmera e passageira... logo se vai, deixando em seu lugar a presença desagradável da decepção.

Assim, interessado em ajudar as criaturas da Terra na sua busca, um Espírito Benfeitor, ditou uma receita simples, descomplicada e eficaz para ser feliz.

A receita é a seguinte:

"Cada manhã na face da Terra, é uma página em branco de que dispomos no livro da vida para fazer os melhores exercícios de elevação e bondade.

Não te esqueças de que cada pessoa a cruzar-te o passo na trilha das horas, é uma oportunidade de construção espiritual.

Seja qual seja o motivo para desafeto, cultiva compreensão e amizade, observando que todo favor que possas prestar a benefício de alguém é uma chave que fabricas para a solução de teus problemas futuros.

Por mais claras as razões que justifiquem esse ou aquele comentário infeliz, procura encaixar uma frase edificante no círculo das palavras rudes que estejam sendo pronunciadas.

Por muito que um companheiro te haja ofendido, não lhe negues tolerância.

Abençoa-o com as tuas preces e gestos de auxílio, na convicção de que estás, com isso, levantando dispositivos de proteção a ti mesmo.

Na atividade em que te encontras, faze mais do que o dever, porquanto o serviço extra, espontâneo e sem recompensa, em toda situação será sempre a tua mais alta pregação de virtude.

Repousa quando necessário, mas não transformes o descanso em ociosidade vazia.

Começa de casa a execução dos conselhos salutares que ofereces ao próximo, aprendendo que é impossível ajudar a humanidade quando não saibamos entender e amparar algumas poucas pessoas, entre os limites da parentela.

Alia ação e oração, sustentando a felicidade dos outros, como queres que Deus concretize tua própria felicidade.

E quando o dia terminar, agradece ao Senhor a ventura de haver engastado mais uma pérola do tempo em teu colar de realização.

E, cerrando os olhos para o justo refazimento, guarda por teu maior prêmio a consciência tranqüila, com a invariável disposição de viver, cada dia, reconhecendo que tudo na vida depende inteiramente de Deus, mas na certeza de que o trabalho em tuas mãos, depende unicamente de ti."

***

Na estrada de purificação em que nos encontramos, o discípulo mais feliz é aquele que se sente defrontado pelas maiores oportunidades de servir à elevação dos outros, ainda mesmo com absoluto sacrifício de si próprio à maneira de lâmpada que se consome para iluminar.

 

quinta-feira, 8 de março de 2012


Roda de conversa do dia das Mulheres na prefeitura de Ipanguaçu!
Postado por: MOMENTO DE FATO

Neste dia 8 de março em Ipanguaçu por volta das 09h45min da manhã na prefeitura municipal de Ipanguaçu foi realizado um café da manha com roda de com versas, onde retratavam os assuntos relacionados sobre o dia Internacional da Mulher!
                                  Cristina Oliveira
 
Onde pude constatar que o Prefeito Leonardo Oliveira, com seu carisma homenageou as mulheres Ipanguaçuensse por serem mulheres batalhadoras, mulheres de personalidade própria, sendo que também esteve presente a secretaria de educação Jeane Dantas que falou sobre a importância de ser mulher e a conjunções de mulheres que existe dentro da prefeitura.
Sendo que demais outros tiveram lá presente como: Tales Araripe, a primeira dama: Cristina Oliveira, e padre da cidade. Dentre outros...



IPANGUAÇU! GOVERNANDO NOSSA TERRA!

MELHORIA DE SERVIÇOS PRESTADOS, A PREFEITURA DE IPANGUAÇU PROMOVE CAPACITAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 

Postado por: Momento de Fato


Capacitar trabalhadores e, consequentemente, incrementar os serviços oferecidos à população. Com esse intuito, a Prefeitura de Ipanguaçu promoveu nesta semana, de 05 à 07 de março, a IV Formação Continuada dos Programas e Projetos sociais, evento voltado aos servidores e colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência Social. A capacitação, realizada no Centro Integrado da Cidadania (CIC), contou com maciça participação dos orientadores dos prrogramas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); ProJovem Adolescente; Projeto Ação Criança; Telecentro de Inclusão Digital; Briquetodetas e Grupo de Convivência da Melhor Idade.
 Entre os temas abordados, foram discutidas novas estratégias e políticas adotadas pelo governo federal para o atendimento à população. Segundo a secretária de Assistência Social de Ipanguaçu, Cristina Oliveira, para que se conquistem bons resultados é importante investir em qualificações. “Desde o ano de 2009 que realizamos essas capacitações para que nossos funcionários estejam realmente preparados para as funções que lhes são atribuídas. O bom atendimento nos nossos serviços é fundamental para que continuemos atingindo sempre melhores índices sociais,” fala a secretária. Para a orientadora social do PETI na comunidade do Porto, Carla Sandra Caldas de Souza, a capacitação superou todas as expectativas. “Nosso trabalho é repleto de desafios diários e essa formação, além de nos dotar de mais ferramentas para atingirmos nossos objetivos, nos levou a refletir ainda mais sobre a amplitude e importância do que realizamos”, disse.

Em Ipanguaçu, prefeitura celebra o Dia Internacional da Mulher com ações de prevenção à saúde feminina


No dia internacional da mulher, celebrado nesta quinta-feira (08), a Prefeitura de Ipanguaçu programou uma série de ações relacionadas a cuidados preventivos com a saúde feminina. Serão realizados atendimentos médicos e exames diversos, bem como oferecidas palestras sobre diferentes temas. A abertura dos trabalhos será às 07:30, com a realização de um café da manhã aberto a toda a comunidade no Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira, no centro da cidade. Além disso, nas secretarias municipais e na sede da Prefeitura haverá um café da manhã dedicado às servidoras e cidadãs.

De acordo com secretária de Saúde de Ipanguaçu, Sumaira Fonseca, a programação foi toda elaborada de forma a contemplar áreas estratégicas da saúde feminina. Entre os exames médicos oferecidos, por exemplo, estão o de citologia oncótica (Papanicolau), glicemia capilar, avaliação da circunferência abdominal e verificação arterial. As palestras contemplam temas como: sexualidade e menopausa; Tensão Pré-Menstrual e Direitos da mulher.

“A Prefeitura de Ipanguaçu tem se preocupado constantemente em desenvolver ações para a melhoria de saúde de toda a nossa população. Neste dia das mulheres, não poderia ser diferente. Contamos com a participação das mulheres de nosso município, pois uma boa saúde é fundamental para que tenhamos disposição para enfrentar os obstáculos da vida. E prevenir é sempre o melhor remédio”, afirma Sumaira.
 
 

Professores do RN irão paralisar atividades na próxima semana

- Publicado por: MOMENTO DE FATO
Professores de todo o país planejam, na próxima semana, uma paralisação de três dias para cobrar de governos estaduais e prefeituras o pagamento do piso nacional do magistério.
A lei que instituiu uma remuneração mínima para profissionais da rede pública foi aprovada em 2008, mas ainda hoje causa polêmica. Estados e municípios alegam não ter recursos para pagar o piso, especialmente agora que o Ministério da Educação (MEC) anunciou o valor para 2012 – R$ 1.451 – , com um reajuste de 22%.
A categoria irá cruzar os braços entre os dias 13 e 16 de março (de quarta a sexta-feira). Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, o fato de alguns estados ainda não cumprirem a lei reforça a necessidade de um “movimento forte” por parte da categoria para reivindicar melhorias na remuneração.
Bom Dia!
Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.
Sêneca

quarta-feira, 7 de março de 2012

Robinson, Fátima e Fábio formam aliança política

- Publicado por: Momento de Fato
O vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, se reuniu nesta quarta-feira (7), em Brasília, com os deputados federais Fábio Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT). Em pauta, demandas de interesse do Estado e a liberação de emendas parlamentares que beneficiam municípios potiguares.
PARCERIA – Além de questões administrativas, o vice-governador e os parlamentares fizeram uma breve avaliação da conjuntura político-eleitoral do Rio Grande do Norte e agendaram uma reunião para a próxima semana com as direções estaduais do PT e do PSD para tratarem de uma possível parceria entre os dois partidos nas eleições municipais de 2012.
“O PSD é um partido que, nacionalmente, tem assumido a defesa do governo Dilma e, a nível estadual, integra o grupo de oposição. Fábio e Robinson Faria são as principais lideranças do PSD e, onde for possível, vamos construir uma parceria político-eleitoral junto com os demais partidos que fazem oposição ao governo do DEM no Rio Grande do Norte”, afirma Fátima Bezerra.
Conselheiro tutelar diz que período do carnaval em Ipanguaçu não registrou maiores distúrbios
 
O período do carnaval, em fevereiro passado, transcorreu sem o registro de incidentes de grande porte envolvendo crianças e adolescentes no município de Ipanguaçu. A constatação é feita pelo coordenador do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente na cidade, Francinaldo Gonzaga Bento. Ele apenas lamentou o fato de Ipanguaçu permanecer sem um delegado de Polícia, estando jurisdicionada administrativamente à quinta Delegacia Regional de Polícia Civil, instalada na cidade de Macau. Entrevistado pela reportagem da Rádio Princesa do Vale, Francinaldo Bento expôs um balanço satisfatório da participação do colegiado tutelar durante os quatro dias do carnaval em Ipanguaçu.
 
Postado por: MOMENTO DE FATO


Ontem quem completou ano foi a Maria Dalva, e o Momento de Fato registrou!!

Maria dalva do barrio Olho d'água fez ontem seu 65 anos de muita saude e muito sorriso no rosto!
Parabéns e muitos anos de vida!!


Bom Dia!

"A amizade tem 3 vidas:
Nasce na alma de quem a dá!
Permanece no coração de quem a recebe!
E fica na memória de quem a sabe estimar..."

terça-feira, 6 de março de 2012

Prefeitura de Ipanguaçu realiza chamada pública para adquirir alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar

Fortalecer a agricultura familiar, reforçando e incrementando a qualidade da merenda escolar nas escolas públicas do município. Com este objetivo, a Prefeitura de Ipanguaçu abriu até o próximo dia 16 de março a chamada pública para a aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. Os produtos adquiridos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar vão alimentar alunos no período entre março e maio de 2012.

Segundo a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas, a prefeitura tem investido, no mínimo, 30% dos recursos da merenda escolar na aquisição de produtos advindos do trabalho de agricultores familiares do próprio município ou de suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas e também as quilombolas.

Dentro dos produtos especificados no edital, estão: iogurte, leite pasteurizado, mamão formosa, goiaba, acerola, caju, banana pacovan, cebola, tomate, pimentão, carne moída, costela bovina, coentro, batata doce, jerimum, ovo de galinha caipira, melão, manga, cebolinha, maracujá, beterraba e batata inglesa. “Como sempre temos feito, estamos abrindo chamada para que os agricultores possam nos fornecer os alimentos para a merenda dos nossos estudantes, entre eles os próprios filhos de nossos produtores rurais. Muitas das vezes a oferta tem sido inferior à demanda, não só em Ipanguaçu, mas em boa parte da região do Vale do Açu, mas temos promovido reuniões, de forma a conscientizá-los da importância de fortalecerem seus próprios negócios”, afirmou Jeane Dantas.

O limite individual de venda do Agricultor Familiar e do Empreendedor Familiar Rural para a alimentação escolar é de R$ 5 mil por chamada. Para ter acesso ao edital, os interessados devem procurar o setor de licitação da Prefeitura de Ipanguaçu e fazer o cadastramento. O pagamento será realizado conforme repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Prefeitura de Ipanguaçu realiza entrega de material escolar para os alunos da rede municipal 

Postado por: Momento de Fato

 

Ao mesmo tempo em que foram iniciadas as aulas em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Ipanguaçu, na última segunda-feira (05), a Prefeitura de Ipanguaçu começou a entrega do material escolar aos estudantes. A expectativa é que até o final desta semana todos os 3 mil alunos tenham recebido seus kits didáticos, que contém mais de 10 itens.

A entrega de material e fardamento aos alunos do município é uma tradição recente em Ipanguaçu, iniciada no ano de 2010. “Das mochilas às canetas, todo o material necessário aos nossos alunos estão sendo entregues, e até o mês de abril queremos entregar o fardamento escolar completo”, disse a secretária municipal de Educação, Jeane Dantas.

Para a secretária, os kits escolares proporcionam aos alunos uma afirmação de igualdade entre os indivíduos. “Muitos de nossos alunos não tem condições de comprar o material ou farda para frequentar a escola. Através dessa ação, bem como outras medidas importantes, produzimos um impacto positivo na rotina escolar e na vida de nossos alunos”, afirma.

Prefeitura de Ipanguaçu assume parceria para qualificações oferecidas pela Petrobras


Atendendo a convite da Petrobras, uma comitiva de Ipanguaçu participou nesta terça-feira (06) de uma reunião promovida pela Petrobras no município do Alto do Rodrigues. Na pauta, a 6ª etapa do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que vai oferecer mais de 485 vagas para todo o Rio Grande do Norte (RN). Os secretários municipais Tales Praxedes (Administração), Jeane Dantas (Educação) e Mara Carmelita (adjunta/Educação) representaram o prefeito Leonardo Oliveira, que se encontra em missão oficial na capital do Estado.

Segundo a secretária executiva do Prominp no estado, Estefani Brito, na reunião foram discutidas e disponibilizadas as últimas informações para que os municípios possam informar a população, motivando inscrições na iniciativa. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. As inscrições, que se iniciam nesta quarta-feira (07), podem ser feitas no site do Prominp (http://www.prominp.com.br/), ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. O processo será executado pela Fundação Cesgranrio.

“Em Ipanguaçu, os interessados podem procurar as secretarias de Assistência Social e de Educação, ou a sede da Prefeitura, para fazer a inscrição online. No dia das provas, que ocorrerão em Mossoró, disponibilizaremos um ônibus. Esses cursos são fundamentais para o fortalecimento da mão de obra qualificada, além de criar pessoas realmente independentes” destaca o secretário Tales Praxedes.

Serão oferecidas vagas em cursos de nível básico, técnico/médio e superior. A maior parte das oportunidades está concentrada nas categorias de nível básico (60%). O Prominp oferece cursos gratuitos de soldador, caldeireiro, montador de estrutura, eletricista, pedreiro e tantos outros. As provas estão previstas para 13 de maio, e o resultado final será divulgado em 6 de junho.

Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior). De acordo com a Petrobras, os profissionais qualificados pelo programa serão aproveitados pelas empresas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural. As inscrições se encerram no dia 12 de abril.


Reunião do prominp acontece neste momento no alto do Rodrigues!

Postado por: Momento de Fato

Esta acontecendo neste momento a reunião na base da Petrobras na cidade do alto do Rodrigues , com a presença do secretários de Ipanguaçu : Tales Praxedes,  de educação: Jeane Dantas, acompanhados de Mara Carmelita.
 Aguarde mais noticias!....

Petrobras abre vagas para cursos gratuitos no RN

A Petrobras anunciou ontem a abertura de processo seletivo para preencher 11.671 vagas em cursos gratuitos de níveis básico, médio, técnico e superior, visando a qualificação de mão de obra para atender a demanda do setor de petróleo e gás no país. Os cursos ofertarão vagas em 14 estados, incluindo 485 para o Rio Grande do Norte. As inscrições para a seleção poderão ser feitas a partir de amanhã (7), e seguem até o dia 12 de abril, pelo endereço eletrônico www.prominp.com.br ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital - que será publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. O processo será executado pela Fundação Cesgranrio.

Os cursos serão oferecidos dentro do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural). Para os de nível básico, a inscrição custará R$ 25. Nos níveis médio e técnico, R$ 42. Para as categorias de nível superior, o valor será R$ 63. A previsão é que as provas sejam realizadas no dia 13 de maio, que haja prazo para eventuais recursos entre os dias 14 e 15 do mesmo mês e que a divulgação dos resultados ocorra no dia 6 de junho. As aulas terão início a partir do dia 25 de junho.

Existe a possibilidade de isenção da taxa de inscrição para candidatos portadores do Número de Identificação Social - NIS que declararem não possuir recursos financeiros para pagamento do valor. Para fazer jus à isenção, os candidatos devem atender às condições listadas no edital e encaminhar a solicitação, até 18 de março, pelo site do Prominp.

Os estados incluídos no 6º ciclo de seleção pública do Prominp, com o respectivo número de vagas, são: Amazonas (562), Bahia (920), Ceará (212), Espírito Santo (387), Maranhão (130), Minas Gerais (180), Mato Grosso do Sul (708), Pernambuco (384), Rio de Janeiro (4.602), Rio Grande do Norte (485), Rio Grande do Sul (1.192), Santa Catarina (524), Sergipe (364) e São Paulo (1.021).

Das 11.671 vagas, 7.335 são para cursos de nível básico; 3.706 para os de nível médio e técnico; e 630 para nível superior. Em categorias específicas dos níveis médio e superior, há oferta de vagas para pessoas com deficiência (63). Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).

De acordo com informações da Petrobras, a participação nos cursos não garante emprego aos alunos, mas ajuda nesse processo ao garantir a capacitação. De acordo com informações do portal oficial do programa, em levantamento recente feito junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, identificou-se que 81% dos profissionais qualificados pelo Prominp estão empregados no mercado de trabalho formal.

Os cursos fazem parte do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP) do Prominp. A Petrobras é a principal financiadora do plano.

No Rio Grande do Norte, as 485 vagas são oferecidas para cursos em Mossoró. Há oportunidades apenas para níveis básico, médio e técnico para profissionais como soldadores, montadores, caldeireiros, encanadores, mecânicos, pintores, eletricistas, operadores de sonda de perfuração e manutenção.

Tribuna do Norte