Momentos de Fato

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


Escola pública rural de Ipanguaçu é vencedora pela terceira vez consecutiva do Prêmio Construindo a Nação
  
Uma escola pública localizada na zona rural de Ipanguaçu, no Assentamento Tabuleiro Alto, distante mais de 20 quilômetros do centro da cidade de Ipanguaçu, receberá pela terceira vez o Prêmio Construindo a Nação, desta vez referente à edição 2012. O resultado foi divulgado pelos organizadores da premiação nesta semana, conforme explica a assessoria de comunicação da Prefeitura, acrescentando que a Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira tem sido reconhecida e premiada nacionalmente por suas políticas de incentivo à leitura literária. Dessa vez, a escola foi premiada pela realização da quarta Semana de Línguas, com o tema ‘De Caminha a Lobato: a evolução da Literatura Brasileira’. O Prêmio Construindo a Nação 2012 configura-se, assim, como a décima segunda conquista certificação/premiação da escola no triênio 2010/2012 com ações de incentivo à leitura de literatura na escola entre os alunos, principalmente os que compõem o segmento das séries finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano). 
 
O educador em Língua Portuguesa, André Magri Ribeiro, é o idealizador do projeto e conta com total suporte da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação. O professor nos diz que o projeto nasceu em 2009, quando foram constatadas grandes deficiências na aprendizagem dos alunos, e um grande desapego quanto aos estudos da nossa língua materna e às atividades de leitura e escrita, além de uma forte descrença no potencial transformador da escola. Além de fomentar a prática da leitura literária, o projeto pedagógico, realizado desde o ano de 2010, visa incentivar entre os alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental as práticas reflexivas de escrita e cultivar o apego pelas diferentes manifestações artísticas e culturais. A escola este ano conquistou o terceiro lugar na categoria Ensino Fundamental, que envolveu toda a comunidade escolar. A unidade de ensino é a única escola que permaneceu no ranking das melhores iniciativas da Educação Básica no segmento do Ensino Fundamental, comparando-se as edições de 2011 e 2012, o que comprova o êxito das ações desenvolvidas na escola quanto ao incentivo da leitura literária entre crianças e adolescentes, experiência essa inédita, já que é a única que tem como foco de trabalho o texto literário. 
 
Para a secretária de Educação Jeane Dantas, o município fica feliz pela conquista de mais uma premiação e pelas mudanças positivas nas vidas dos estudantes. Já para o prefeito da cidade, Leonardo Oliveira, do PT, a premiação da escola é sinal de uma gestão municipal comprometida com a criança e com o adolescente, e com a educação de todos. O Prêmio Construindo a Nação 2012 é uma ação conjunta do Instituto da Cidadania Brasil, Confederação Nacional da Indústria – Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social, SESI e parceiros nacionais – Fundação Volkswagen, e Conselho Nacional de Secretários de Educação, CONSED. As premiações ocorrerão entre março e abril de 2013 em local, data e horário a serem posteriormente divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário