Momentos de Fato

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Faern analisará hoje pauta de reivindicação de trabalhadores do setor rural do Estado
  
Representantes de sindicatos patronais rurais e representantes de produtos e empresas do parque agroindustrial do Estado, mais especificamente com atuação no ramo da fruticultura irrigada e da cana de açúcar, estão sendo chamados para uma reunião com o objetivo de examinar a pauta reivindicatória e salarial dos trabalhadores do segmento. A convocação para o encontro, anunciado para hoje, terça-feira, 28 de agosto, está sendo feita pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Norte, Faern. Assinado pelo presidente da entidade, José Álvares Vieira, o Edital de Convocação com este fim foi veiculado através do Diário Oficial do Estado. 
 
A reunião começará às nove da manhã nas dependências do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte, Coex/RN, à Rodovia BR-101, Quilômetro 47, em Mossoró. O chamamento é voltado a sindicalistas patronais rurais, empresários e produtores dos municípios de Mossoró, Baraúna, Assú, Ipanguaçu, Carnaubais, Macau, Ceará-Mirim e Pureza. Terça-feira da última semana, 21 de agosto, houve a apresentação oficial da pauta reivindicatória e salarial dos operários rurais ao patronato, na sede da Delegacia Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, em Mossoró. A primeira atitude dos representantes do empresariado rural desagradou aos dirigentes sindicais. 
 
Os patrões sugeriram o congelamento salarial dos trabalhadores, um dos itens da pauta da categoria, que propõe a elevação do piso remuneratório para 720 reais. O gesto do patronato foi recebido com indignação pelos líderes sindicais. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ipanguaçu, João Batista Moura de Oliveira, ‘João das Peças’, qualificou o comportamento dos empresários como ‘desrespeitoso e ridículo’. Depois da apreciação formal de todas as cláusulas da pauta reivindicatória e salarial dos operários rurais, a contraproposta do segmento empregador deverá ser apresentada na próxima audiência de conciliação, já aprazada para quinta-feira, 30 de agosto, às duas horas da tarde, novamente na sede da Delegacia Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Mossoró.
 
Por: Radio Princesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário