Escola Municipal de Ipanguaçu recebe Prêmio Construindo a Nação pelo segundo ano consecutivo
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola
Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, localizada na comunidade rural de
Tabuleiro Alto, em Ipanguaçu, recebeu o Prêmio Construindo a Nação. Os
alunos foram receber o prêmio pessoalmente nesta terça-feira (22), em
cerimônia realizada no Centro de Atividades (CAT) do SESI/RN, em Natal. O
prêmio é uma iniciativa do SESI, em parceria com a Confederação
Nacional das Indústrias (CNI), Fundação Volkswagen, Instituto da
Cidadania Brasil, Conselho Nacional de Secretários de Educação e o
Centro de Educação Anhanguera.
O objetivo do Construindo a Nação é
valorizar e destacar como exemplo as ações empreendidas por escolas
públicas e privadas em todo o Brasil que estimulem os alunos no
diagnóstico e busca de soluções para problemas das comunidades onde as
escolas estão situadas. Para o professor de Língua Portuguesa, André
Magri, coordenador dos dois projetos ipanguaçuenses premiados, as
atividades desenvolvidas na escola municipal transformaram positivamente
a realidade e a vivencia escolar não só dos alunos, mas de suas
famílias e dos funcionários da instituição de ensino.
A escola premiada é distante mais de 20
km do centro da cidade e já havia conquistado o 1º lugar do prêmio em
2010, na categoria destaque social, com o projeto “Uma visita à elegante
essência do medo”. Nesta última edição, a escola conquistou o 1º lugar
com o projeto “Identidade e voz do povo nordestino na literatura
regionalista”, ficando a frente da Escola Municipal Chico Santeiro, em
Natal, que conseguiu o segundo lugar, e da Escola Maria Letícia
Damasceno, em Santa dos Matos, terceira colocada.
“Além das premiações, que constituem um
reconhecimento relevante para a escola, a mudança na conduta e discurso
dos alunos quanto à educação e à leitura é o grande marco dos projetos
desenvolvidos, pois hoje temos estudantes engajados e compromissados com
sua educação”, afirma André. O educador ainda comenta que “quando o
pano de fundo de mudanças e transformações tão belas é a Literatura,
então o gosto de vitória na educação pública é ainda maior”.
O professor conta que as ideias dos
projetos partiram da necessidade de reverter uma preocupante situação
“Era grande o desapego dos alunos de 6º ao 9º anos do ensino fundamental
em relação à leitura e à escrita. Daí surgiu a ideia de fomentar e
animar os trabalhos pedagógicos junto aos educandos, tendo como base a
disciplina de Língua Portuguesa. O objetivo inicial do projeto era
mostrar aos estudantes o quão prazerosa e encantadora a leitura é. E
mais: como ela estava presente em cada situação do dia a dia de cada
um”, explica.
Foi o que descobriu a aluna do 8º ano
Manuele Avelino da Silva, 12 anos. “Eu não sei bem o que aconteceu, só
sei que de uma hora para a outra consegui ter um novo olhar em relação
aos livros que começamos a ler. Hoje me considero uma pessoa apaixonada
pela leitura”, diz a menina.
Para o Prefeito Leonardo Oliveira, as
conquistas que o ensino da rede pública municipal vem obtendo nos
últimos anos é um exemplo para outras instituições. “Estamos
incentivando que mais projetos sejam desenvolvidos pelos nossos
professores, de todas as disciplinas. É importante que os alunos e a
comunidade escolar estejam envolvidos para a contínua melhoria da
qualidade do ensino. Esses alunos sabem da importância desse projeto. O
que marcou para eles não foi a conquista do premio, mas a mudança que
ocorreu na vida de cada um com esse trabalho”, afirmou o prefeito
Leonardo.
Além dos dois prêmios Construindo a
Nação, a Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira já foi vencedora
do Selo Escola Solidária (2011) e também do Educador Nota 10 - Fundação
Victor Civita, ficando em 2º lugar em Língua Portuguesa a nível
nacional, em 2010.
Keyson Cunha - Ipanguaçu - news
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