Momentos de Fato

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ACADEMIAS DE SAÚDE NO RIO GRANDE DO NORTE SÃO ALVO DE FISCALIZAÇÃO DA SESAP

A Secretaria Estadual de Saúde Pública, através do Programa das Práticas Integrativas e Complementares, PICs, vem supervisionando e monitorando as atividades realizadas nas Academias de Saúde implantadas em ruas e logradouros de 125 municípios do Rio Grande do Norte. Assú se constitui numa das cidades do Estado dotadas desta aparelhagem.
 
De acordo com a informação, advinda da assessoria de comunicação social da Secretaria, na capital do Estado, as academias são mantidas e gerenciadas pelos municípios que recebem o repasse do Ministério da Saúde. O órgão ressaltou que cabe à Secretaria Estadual a atuação de fiscalizar a implantação e o funcionamento do equipamento público de acordo com os objetivos do programa, que são o combate ao sedentarismo e ao aparecimento de doenças crônicas. O Programa é uma ótima alternativa para os dias de verão e para melhorar as taxas de sedentarismo, principalmente para quem está entrando ou já entrou na terceira idade. O projeto começou em Natal em 2007 com os aparelhos montados em praças de vários bairros, depois ingressando pelo interior do Estado.
 
Segundo a coordenadora das PICs da Secretaria Estadual, Michelly Kytchia, desde o início, o número de praticantes superou as expectativas, com centenas de pessoas utilizando o serviço diariamente com o acompanhamento de um instrutor físico, um nutricionista, um fisioterapeuta e um médico que participa eventualmente. A coordenadora comentou que esta é uma boa oportunidade para a comunidade fazer uma atividade física diária.
 
Ela disse perceber mensalmente que o número de adeptos aumenta consideravelmente e vale lembrar que aliado ao esporte e à estética, o trabalho das Academias de Saúde funciona como prevenção, pois os próprios freqüentadores alegam que houve diminuição na quantidade de medicamentos que eles utilizavam antes de iniciar a prática. Além disso, como o educador físico faz o acompanhamento diário do participante, quando alguém apresenta algum problema de saúde ou alteração cardíaca, é encaminhado para o atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, onde é avaliado e submetido a tratamento, para só depois retornar às atividades físicas. 
 
Segundo Michelly Kytchia, as academias têm contribuído, principalmente, para aumentar a expectativa de vida e a auto-estima de pessoas da terceira idade, mas também têm recebido jovens que desejam combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida. Quem tem interesse de participar das academias deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade para se informar do programa e sobre os horários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário