Momentos de Fato

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ministério da Saúde distribui carta de consulta a pacientes sobre atendimento do SUS
O Ministério da Saúde iniciou ontem, quarta-feira, dia 25, a distribuição da Carta SUS aos Estados, que vai permitir ao governo saber a satisfação do usuário com o atendimento na rede pública de saúde do país. Anunciada em novembro passado pela pasta, cerca de um milhão de correspondências serão enviadas, por mês, a casa de pacientes que foram internados em hospitais públicos, segundo informação dada ontem pela assessoria de comunicação social do Ministério da Saúde, na capital federal.
 
Em Curitiba, no Paraná, onde todas as cartas serão impressas, a entrega já começou. Em outros Estados, dentre os quais o Rio Grande do Norte, a previsão é que tenha início a partir de hoje, quinta-feira, dia 26, de acordo com o órgão de imprensa do Ministério. Até o momento, foram impressas 57 mil correspondências do gênero. O usuário poderá opinar sobre a instalação do hospital, o atendimento prestado pelos médicos e enfermeiros e se recomendaria o hospital a um amigo ou parente. Os critérios de avaliação são: muito bom, bom, regular, ruim a muito ruim. 
 
O questionário pode ser respondido pelo paciente ou algum membro da família. A carta deve ser enviada pelos Correios sem nenhum custo, pois o selo já vem pago. Com as respostas dos usuários, o Ministério da Saúde quer identificar como está o atendimento nas unidades de saúde e também denúncias de abuso ou desvio de dinheiro público. A satisfação do paciente é um dos requisitos para a concessão de verba extra para prefeituras, Estados e o Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário