Momentos de Fato

sábado, 29 de junho de 2013

Educadores conclui curso 'Mediadores de Leitura'



Os educadores da rede municipal de ensino aproveitaram o momento de recesso do meio do ano para participar do curso “Mediadores de leitura: Uma ponte entre o leitor e o texto”, que aconteceu durante toda esta última semana. O curso foi oferecido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Grupo de Estudo em Educação e Literatura de Ipanguaçu (GELI). 
A iniciativa pedagógica e docente buscou proporcionar aos educadores da rede municipal de ensino uma formação com base concreta e profícua com relação à mediação de leitura literária nas escolas, e a formação de novos leitores que faz parte da Política de Formação de Professores em Mediação de Leitura Literária atendendo a 40 profissionais da educação básica municipal.
O curso foi ministrado pelo professor André Magri. A Secretária de Educação Jeane Dantas esteve presente no encerramento e parabenizou os educadores pela participação no curso que colaborará para a melhoria do ensino público.
Em Brasília, Fátima participa de audiências sobre
UFERSA em Assú e urbanização para Natal
fatima-brasiliaA deputada federal Fátima Bezerra (PT) cumpriu intensa agenda nesta semana em Brasília. Além das pautas e votações importantes como a destinação dos royalties para educação e a PEC 37, Fátima esteve em audiências nos ministérios das Cidades e da Educação.
No MEC, Fátima se reuniu com o secretário nacional de Ensino Superior, professor Paulo Speller. Na pauta: Campus da UFERSA em Assú. "Diante do contexto da expansão reforcei a necessidade de garantirmos a presença da UFERSA em Assú, cujo projeto já foi apresentado ao MEC pelo reitor, professor Arimateia Matos", ressaltou a deputada Fátima. O secretário Paulo Speller destacou que a proposta está 'bem fundamentada' e que se encontra em analise.

Acompanhada do prefeito de Natal, Carlos Eduardo e da secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira, a deputada Fátima Bezerra participou no Ministério das Cidades de mais uma etapa para a realização dos projetos de urbanização integrada em Natal, que abrange: Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Planalto-Guarapes e Brasil Novo. Comitiva foi recebida pelo secretário nacional de Saneamento, Osvaldo Garcia.

Aprovação a gestão Dilma tem maior queda e vai a 30%, aponta Datafolha

20130620052924_cv_DILPENSANDO20130605024649_cv_dilmarezando_gde_gdeA aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff caiu para 30%, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29) pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O número de eleitores que consideram o governo bom ou ótimo caiu 27 pontos percentuais desde o início dos protestos no país. Há três semanas, a aprovação era de 57%. De acordo com o instituto, é a maior queda de popularidade registrada desde o início da gestão Dilma.
A pesquisa foi realizada na quinta (27) e sexta (28) com 4.717 pessoas, em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. É a segunda vez desde que a presidente assumiu o cargo, em 2011, que sua avaliação cai acima da margem de erro da pesquisa. Em março, o índice de aprovação do governo atingiu 65%.
O percentual de pessoas que consideram a gestão Dilma ruim ou péssima passou de 9% para 25%, segundo a pesquisa. A nota média da presidente, numa escala de 0 a 10, caiu de 7,1 para 5,8.
Os entrevistados pelo Instituto Datafolha também avaliaram o desempenho da presidente em relação aos protestos. O levantamento apontou que, para 32%, a postura de Dilma foi ótima ou boa. Outros 38% julgaram como regular e 26% avaliaram como ruim ou péssima.
Diante das manifestações em centenas de cidades brasileiras, a presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento na TV no dia 21 de junho e propôs aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais convidados por ela para reunião no Palácio do Planalto, no dia 24, a adoção de cinco pactos nacionais: por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Em relatório parcial, mutirão carcerário no RN registrou superlotação e falta de higiene


Superlotação e más condições de higiene foram as principais irregularidades encontradas pelo Mutirão Carcerário realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no sistema prisional do Rio Grande do Norte. De 2 de abril a 3 de maio deste ano, a equipe do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF) inspecionou 20 unidades prisionais no estado. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (27) pelo conselheiro Guilherme Calmon, supervisor do DMF, durante a 172ª sessão plenária.
mutirao RN“O relatório final estará pronto em agosto, mas os dados parciais mostram uma situação de desrespeito aos direitos humanos dos presos no Rio Grande do Norte”, afirmou Calmon ao apresentar um resumo da situação carcerária local. Durante o mutirão foram analisados 6.551 processos, sendo 4.585 de condenados e 1.966 de provisórios, com a concessão de 732 benefícios.
De acordo com o conselheiro, a superlotação é preocupante e somente no polo de Natal o déficit de vagas chega a 43%, com 1.037 presos excedentes. Além disso, destacou o conselheiro, as informações da Secretaria de Justiça e da Cidadania do Estado são imprecisas e não separam os presos provisórios dos definitivos.
Segundo Calmon, há uma disparidade muito grande entre o crescimento da população carcerária e o de servidores que atuam nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Nos últimos 10 anos, houve um aumento de quase 400% no número de presos e, no mesmo período, a quantidade de agentes penitenciários cresceu apenas 70%.

Tags:

EXECUTIVO DE IPANGUAÇU RECOLHERA  ANIMAIS EM VIA PÚBLICA

O município de Ipanguaçu tem registrando nos últimos anos acidentes constantes que afligem a população da cidade, uma das principais causas são animais soltos nas estradas, com na RN-118, que é a principal via de acesso à cidade. A fim de solucionar este problema, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente montou uma equipe de fiscalização para recolher os animais que estiverem soltos nas vias públicas do centro da cidade, na RN-118 e nas comunidades de Pataxó, Pedrinhas e Arapuá.
A Prefeitura já tem feito diversos comunicados aos donos de animais que, mesmo assim insistem em deixá-los soltos nas ruas da cidade, que além de causar acidentes destroem os canteiros entre ruas e avenidas. A população poderá ajudar na captura dos animais denunciando, a Secretaria disponibilizou os telefones (084) 3335-2559 e 9133-9341 para denúncias de animais soltos nas ruas. Os animais encontrados nas ruas, praças, estradas ou caminhos públicos serão recolhidos para um local adequado já montado pela Prefeitura e após três notificações seus proprietários serão responsabilizados e autuados.

ESPANHA VENCE ITÁLIA NOS PENALTIS E PEGA O BRASIL NA FINAL

Após o empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, a Espanha derrotou a Itália, nos pênaltis, por 7 a 6, na Arena Castelão, em Fortaleza, e se classificou para pegar o Brasil na final da Copa das Confederações. A decisão será no próximo domingo (30), às 19h, no Maracanã. A Itália disputará o terceiro lugar com o Uruguai, no mesmo dia, às 13h, em Salvador. Esta é a primeira vez que a seleção espanhola se classifica para a final da competição.

Em 2009, parou nas semifinais contra os EUA. Se derrotar os brasileiros, os espanhóis conquistarão todos os principais títulos do futebol. Eles já foram campeões dos Jogos Olímpicos, da Copa do Mundo e da Eurocopa. Tricampeão e finalista da Copa das Confederações em cinco oportunidades (contando com a decisão da atual edição), o Brasil terá a chance de impedir o feito espanhol. Todos os atletas da Espanha converteram suas penalidades –Xavi, Iniesta, Piqué, Ramos, Mata e Busquets. O meia-atacante Jesus Navas acertou a cobrança decisiva. No sétimo pênalti italiano, o zagueiro italiano Bonucci desperdiçou ao mandar por cima do gol de Casillas. Candreva, Aquilani, De Rossi, Giovinco, Pirlo e Montolivo acertaram suas cobranças.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Médicos vão às ruas contra Dilma nesta quarta

Josias de Souza destaca em seu blogue que a importação de médicos estrangeiros, um dos projetos invocados por Dilma Rousseff para fazer a rua voltar para casa, levará mais gente ao asfalto. Entidades médicas organizam para as 16h desta quarta-feira (26) um protesto nacional em defesa da valorização dos profissionais brasileiros e investimentos no SUS.

Em reação ao pronunciamento feito por Dilma em rede nacional de rádio e tevê, as entidades divulgaram uma “carta aberta aos médicos e à população brasileira”. No texto, anotam que o projeto do governo “é de alto risco” e “simboliza uma vergonha nacional.” Subscrevem o documento quatro entidades. Entre elas o Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Para essas entidades, a iniciativa do governo seria arriscada porque exporia a população brasileira “à ação de pessoas cujos conhecimentos e competências não foram devidamente comprovados.” Seria vergonhosa porque “tem valor inócuo, paliativo, populista e esconde os reais problemas que afetam o SUS”.

Médicos vão às ruas contra Dilma nesta quarta

Josias de Souza destaca em seu blogue que a importação de médicos estrangeiros, um dos projetos invocados por Dilma Rousseff para fazer a rua voltar para casa, levará mais gente ao asfalto. Entidades médicas organizam para as 16h desta quarta-feira (26) um protesto nacional em defesa da valorização dos profissionais brasileiros e investimentos no SUS.

Em reação ao pronunciamento feito por Dilma em rede nacional de rádio e tevê, as entidades divulgaram uma “carta aberta aos médicos e à população brasileira”. No texto, anotam que o projeto do governo “é de alto risco” e “simboliza uma vergonha nacional.” Subscrevem o documento quatro entidades. Entre elas o Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Para essas entidades, a iniciativa do governo seria arriscada porque exporia a população brasileira “à ação de pessoas cujos conhecimentos e competências não foram devidamente comprovados.” Seria vergonhosa porque “tem valor inócuo, paliativo, populista e esconde os reais problemas que afetam o SUS”.

domingo, 23 de junho de 2013

TELEXFREE deverá voltar a normalidade nesta Segunda, após o São João e anuncia parceria com seguradora para beneficiar associados em todo Brasil

Cenariomt.com.br
A Justiça do Acre reverteu decisão que proibiu a atuação da Telexfree no território brasileiro, e os divulgadores da empresa realizam carreata em Campo Grande para comemorar a decisão. A realização de novos cadastros e movimentações financeiras da Telexfree estava bloqueada desde terça-feira (18).

A empresa estava proibida de atuar por decisão liminar da juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, Thaís Queiroz Borges de Oliveira Abou Khallil, que também bloqueou os bens dos diretores da empresa. Os advogados da Telexfree entraram com agravo de instrumento na 2ª Câmara Cível da justiça acreana, que concedeu a liminar ontem (21). A decisão deve ser publicada na segunda-feira (24), quando a empresa poderá retomar normalmente os trabalhos.
Como forma de comemorar a decisão, mais de 500 divulgadores da Telexfree realizam carreata pelas ruas de Campo Grande. O movimento teve início no bairro Panamá, seguiu pela avenida Afonso Pena, depois pela rua Ceará até a saída de Cuiabá e terminou no bairro Columbia, com a entrega de 400 cestas básicas para pessoas carentes.
“Estamos muito contentes, mas ainda na expectativa da publicação da decisão judicial, para podermos trabalhar normalmente”, comentou Macksom Vianna, líder da equipe Águia e um dos organizadores do evento.
Segundo Vianna, mais de 500 divulgadores estão participando da carreata, que teve início às 13h30 deste sábado (22) e acabou por volta das 16h.

Em Mato Grosso do Sul, são cerca de 20 mil divulgadores da Telexfree, agregados em cerca de 900 líderes.

Planos
 
Com o tumulto jurídico envolvendo a empresa, a Telexfree anunciou a parceria com a Mapfre Seguradora, uma das maiores empresas do ramo no mundo. O contrato entre as duas prevê ressarcimento aos divulgadores em casos extremos, como “quebra” da Telexfree. “A empresa mostra que é uma empresa séria”, comemorou Vianna.

A Telexfree também deve aumentar em breve sua área de atuação. A empresa comprou uma concessão que permite a venda de telefonia fixa, internet e TV a Cabo. O novo empreendimento foi batizado de Voxibras.