Momentos de Fato

sexta-feira, 8 de março de 2013

Prefeitura de Ipanguaçu promove homenagem no dia Internacional da Mulher


Na manhã deste dia 08 – Dia internacional da Mulher a Prefeitura de Ipanguaçu e as secretárias municipais comemoraram o marco do dia com a “Marcha das mulheres Ipanguaçuenses”, que percorreu a avenida principal da cidade, o objetivo principal da Prefeitura é de que a população contribua para a efetivação dos direitos das mulheres fortalecendo a igualdade entre homens e mulheres. 


O prefeito Leonardo Oliveira participou das comemorações e disse que e de lá para cá as mulheres foram ganhando cada vez mais espaço e voz na sociedade, passando a ter muitas conquistas, mas é necessário cada vez mais valorizar a mulher e garantindo os direitos, “a sociedade deve respeitar as mulheres fazendo uma reflexão do quanto elas são importantes no meio em que estão inseridas” disse o prefeito. 
Durante toda a manhã, exames, palestras com os temas: Doenças sexualmente transmissíveis, Mulher: Prevenir pra ser feliz, Auto - exame de mama com orientações para uma vida saudáveis, sorteio de brindes e kit de beleza foram sorteados entre as mulheres que participaram. 
Marco do dia 08 
O dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas em uma ação da polícia para conter uma manifestação realizada em uma fábrica de tecidos. Isso aconteceu em 08 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. 

Fifa proíbe fumo durante a copa

A Fifa e o Comitê Organizador Local  (COL) anunciaram nesta quinta-feira, em coletiva no Rio de Janeiro, que o fumo será proibido durante os jogos nos estádios da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014. A informação foi divulgada pelo secretário-geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, que, assim como o ex-jogadorRonaldo, membro do COL, admitiu ser fumante.
- Será uma Copa sem fumo. O uso do tabaco pode prejudicar as pessoas no estádio. E não tem nada pior do que a pessoa fumando na sua frente nos estádios. Não será permitido fumar dentro dos estádios na Copa das Confederações e na Copa – explicou Valcke.
ronaldo cbf coletiva fifa cartaz no smoking (Foto: Agência EFE)
Ao lado do ministro do Esporte Aldo Rebelo, Ronaldo recebeu o cartaz que será fixado em várias áreas dos estádios. O Fenômeno aproveitou para brincar com a proibição divulgada pela Fifa e pelo COL.
- Mais um incentivo para parar de fumar – disse Ronaldo.

 As 10 cidades mais violentas do Estado

O Mapa da Violência 2013, elaborado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos, registra uma lista das 10 cidades mais violentas do Rio Grande do Norte.
Os dados revelam as mais elevadas taxas de óbitos registrados com arma de fogo. Média entre os anos de 2008 e 2010 por 100 mil habitantes.

Eis a relação:

1 – Extremoz (População: 24.569) 73,7. (17º no ranking nacional)
2 – Mossoró (Pop.: 259.815) 43,3 (108º no ranking nacional)
3 – Macaíba (Pop.: 69.467) 43,0 (111º no ranking nacional)
4 – São Gonçalo do Amarante (Pop.: 87.668) 41,4 (124ºnacional)
5 – Assú (Pop: 53.227) 40,2 (129º nacional)
6 – Natal (803.739)36,3 (169º nacional)
7 – Baraúna (24.182) 22,2 (388º nacional)
8 – Apodi (34.763) 20,8 (416º nacional)
9 – Parnamirim (202.456)19,4 (445º nacional)
10 – Santa Cruz (35.797)16,1 (575º nacional).

Com informações do Novo Jornal

Pela primeira vez, uma brasileira é eleita para o parlamento italiano

A primeira brasileira eleita para o parlamento italiano foi Renata Bueno, filha de Rubens Bueno, causou furor ontem entre os marmanjos da Câmara, de acordo com informações publicadas pelo colunista do Radar Online, Lauro Jardim, nesta quinta-feira (7). Segundo a publicação, o entusiasmo dos deputados para recepcioná-la não tinha relação com sua recente conquista internacional, e sim com a beleza da moça.

Mensagem da Prefeitura de Ipanguaçu pelo dia Internacional da Mulher

A VOCÊ MULHER IPANGUAÇUENSE!
QUE REPRESENTA BELEZA E LUZ MESMO NOS DIAS MAIS DIFÍCEIS;
QUE DIVIDE A ALMA EM SENSIBILIDADE E FORÇA;
QUE TRAZ NO CORAÇÃO CORAGEM E FIBRA NO OLHAR...

A VOCÊ, MULHER IPANGUAÇUENSE!
QUE LUTA PELA FAMÍLIA;
PELOS SEUS IDEAIS;
QUE TRABALHA E CONQUISTA,
E MARCA EM CADA PASSO DA VIDA, UM SINAL DE TRABALHO, DE AMOR E
DE PRESENÇA CADA VEZ MAIS VIVA NA SOCIEDADE.

PARABÉNS PELO SEU DIA!
ESSA É A MENSAGEM DA PREFEITURA DE IPANGUAÇU AS MULHERES IPANGUAÇUENSE.
Leonardo da Silva Oliveira
Prefeito de Ipanguaçu

quarta-feira, 6 de março de 2013

Vocalista do Charlie Brown Jr é encontrado morto em SP

choraoDo G1 São Paulo – O vocalista da banda Charlie Brown Jr, Chorão, foi encontrado morto em seu apartamento em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (6). Ele tinha 42 anos. A causa da morte de Alexandre Magno Abrão ainda não foi divulgada até o início desta manhã.
Chorão foi encontrado desacordado pelo seu motorista, que chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade de resgate constatou que ele já estava morto.
O cantor e o letrista liderava a banda que foi formada e estabelecida na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, na década de 1990. Em 15 anos de carreira, a banda lançou dez discos, segundo o site oficial do grupo. Além de vocalista, Chorão era o letrista do Charlie Brown Jr, dando o direcionamento artístico e executivo. Em 2004, o álbum “Tâmo aí na Atividade” foi premiado com o Grammy Latino. No ano passado, lançaram o álbum “Música Popular Caiçara” – destaque para a música “Céu Azul”.
Chorão foi o único integrante do Charlie Brown Jr que permaneceu na banda em todas as fases. O apelido vem da época que iniciou e chegou a se profissionalizar no skate. Paulistano, Chorão adotou a cidade de Santos desde a juventude, onde criou o Charlie Brown Jr.
Chorão é roteirista do filme “O Magnata”, já realizado, e do longa metragem “O Cobrador”, em andamento. Como empresário, administrou marcas de skate e viabilizou a realização de grandes eventos de skate no Brasil, além de manter o Chorão Skate Park em Santos. O próximo show da banda estava marcado para o dia 22 de março, em Campo Grande, no Rio de Janeiro.

Preço do óleo diesel vai aumentar 5% a partir da meia noite

dieselA Petrobras anunciou reajuste de 5% no preço do óleo diesel nas refinarias a partir das 0h desta quarta (6), em comunicado divulgado na noite desta terça-feira (5).
O anúncio acontece pouco mais de um mês após Petrobras aumentar a gasolina em 6,6% e o óleo diesel em 5,4%. O reajuste serviria para aliviar as perdas com a diferença dos preços nos mercados externo e interno.
Segundo a nota, o aumento anunciado hoje “busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo”. O preço do óleo diesel não inclui os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS, diz a nota.
Este é o quarto aumento do diesel desde o início de 2012. A gasolina teve dois aumentos no mesmo período.

domingo, 3 de março de 2013


Aula das redes publica de ensino da cidade de Ipanguaçu retomam hoje (04) 


mensagem de boas vindas para alunos

De acordo com a secretaria de educação Jeane Dantas afirma aos alunos das redes municipais, que as aulas darão inicio amanhã (04) segunda, com todo suporte e comodidade de boas vinda à secretaria frisa: “A todos os alunos que iram começar seu ano letivo em nossas escolas é com muito carinho que desejo a todos um ano de muita educação, com uma boa aprendizagem e bons suportes educacionais”. Com mais atribuições Jeane declara com todo amor que todos os alunos sintam-se bem vindo ao ano letivo de 2013.

O prefeito da cidade Leonardo Oliveira leva sua mensagem a todos os alunos: 

PREZADOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS... E todos os povos Doda minha querida Ipanguaçu, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.

O Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a ideia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.
Juntos queremos nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e um bom retorno a todos: alunos, pais, professores e demais funcionários para que com vibração e alegria iniciemos nossas atividades.
Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse que transforme. Damos as boas vindas e desejamos um ano letivo de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais aos alunos e seus pais, a professores e funcionários desta grande família chamada... EDUCAÇÃO.

Por: Momento de Fato / Gilberto Oliveira
Leonardo Oliveira > Jeane Dantas “Secretaria de Educação”

Vestibular da UERN registra 2.260 faltosos no primeiro dia de provas

Tribuna do Norte – A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (COMPERVE/UERN) começou na manhã de hoje o seu Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2013. Agora a pouco, a Comissão Permanente do Vestibular da a UERN divulgou o balanço com o número de faltosos ao certame: 2.260.
O local que registrou maior número de faltosos em números absolutos foi Mossoró: 818. Seguido por Natal com 746. No entanto, em números proporcionais a capital teve a maior quantidade de ausências. Deixaram de fazer a prova 27% dos 2.689 inscritos. Mossoró teve 6.091 candidatos.
Em Mossoró, o local que registrou o maior número de ausentes foi o Campus Central onde 438 candidatos deixaram de comparecer. Entre as escolas a campeã de desistências foi a Escola Estadual Jerônimo Rosado com 118.
Para o presidente da Comperve/UERN, professor Egberto Mesquita essa quantidade de ausências estava dentro do esperado e repetiu o desempenho do PSV 2012. “É devido aos resultados da UFRN e IFs. Como nosso vestibular é deslocado quem passou nesses locais desistiu. Essa quantidade de ausências é normal. É um replay do ano passado que teve mais inscritos”, explicou.
O balanço parcial aponta em 2013 15,41% de faltosos enquanto que em 2012 essa quantidade de ausências representou algo em torno de 20%. O percentual deste ano ainda pode ser alterado por novas desistências na prova de amanhã. Ainda estão na disputa por uma vaga na UERN 12.398 candidatos. São disponibilizadas 2.602 vagas nos cursos de graduação.

Veja o balanço de faltosos por cidades:

Mossoró: 818
Natal: 746
Pau dos Ferros: 229
Caicó: 176
Assu: 167
Patu: 124

REPORTAGEM ESPECIAL: Avião Britânico cai em  Ipanguaçu no ano de 1944

Resgatando a história do nosso município

As reportagens apresenta hoje pela manhã (02) no tão falado "Puxa". Mas, o que é PUXA? Onde fica?


PUXA é um lugar no recanto de Ipanguaçu pertencente a comunidade do Cuó, onde em Abriu de 1944, durante uma tarde tempestiva, um avião Britânico que saía de Fortaleza com destino a Natal, segundo informações trazendo alimentos, pois estávamos em período de Guerra, caiu e morreram seus 3 tripulantes. Isso é uma longa história pra gente contar depois.

A nossa visita no dia de hoje, foi porque assistimos um vídeo da Fundação Rampa e o historiador Jessé da comunidade de Lagoa de Pedra, falava nesse vídeo e lamentava porque mais de 60 anos nenhum Prefeito e Historiador da cidade de Ipanguaçu, colocava esse episódio como um fato histórico. 

Com o aval do Prefeito Leonardo,as reportagem, juntamente com o Secretário de Cultura Fernando Neto, Genilo Rodrigues de Obras e alguns populares, fomos conhecer e visitar o lugar, pois é o desejo da atual administração torna-lo um ponto histórico e turístico da cidade. Onde alunos, historiadores e pessoas, possam visitar o lugar e conhecer um pouco da história.

Como você pode ver nas imagens, o lugar é bastante deserto, tomado pelo Marmeleiro e que em breve, com a autorização do senhor Coca o dono da terra, o lugar ficará limpo, sinalizado e com o cruzeiro totalmente recuperado. Vale salientar que a cruz ainda é original. Segundo informações, o monumento foi construído por Dr. Malta, chefe do "Fomento", que hoje é "Base Física" de Ipanguaçu.
 
Por curiosidade, encontramos pequenos destroços, vestígios como parafusos, arruelas, molas, alumínios...etc, que talvez seja destroços do avião. Claro que precisam ser comprovados, veja imagem abaixo.
Possíveis destroços do avião.
Hoje foi apenas o começo para que esse fato acontecido a 14 km do centro da cidade e a 71 anos atrás, possa ficar imortalizado na história do nosso município.

No final do mês juntamente com Fernando Neto, Secretário de Cultura, iremos visitar a Fundação Rampa em Natal e o cemitério do Alecrim, onde estão sepultados os três passageiros do avião Britânico. No local do Cruzeiro, será colocado numa placa, com o nome in memoriam dos três tripulantes.




 Reportagem: IPANGUAÇU DO BEM / MOMENTO DE FATO
Aluizio de França... Gilberto Oliveira