Momentos de Fato

sábado, 26 de janeiro de 2013

Leonardo Oliveira confirma ida à capital federal para encontro convocado pela presidente Dilma


O encontro chamado pela presidente da República, Dilma Rousseff, com todos os mais de 5.500 prefeitos municipais de todo o Brasil, terá uma forte presença de gestores municipais do Rio Grande do Norte. Um dos que se fará presente a tal oportunidade é o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo da Silva Oliveira, do PT. Ontem, abordado pela reportagem do Jornal da Manhã, o chefe do Executivo ipanguaçuense confirmou seu deslocamento à capital federal durante três dias: segunda, terça e quarta-feira da próxima semana. O prefeito tratou de tal tema na matéria, sendo que, antes, disse que tipo de ações está marcando este começo da nova administração.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Em Ipanguaçu contribuintes têm até segunda-feira para fazer o pagamento do IPTU

Proprietários de imóveis em Ipanguaçu têm até a próxima segunda-feira (28) para efetuarem a primeira parcela ou a cota única que tem desconto de 20% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). 
Foto: Jean Lopes
O secretário de Fianças e Tributos, Washington Fonseca, disse que o prazo foi prorrogado até a data porque o sistema bancário não estava conseguindo fazer a leitura dos códigos, e de forma a não trazer prejuízos aos contribuintes o prazo teve de ser prorrogado, “a população tem até a próxima segunda pra fazer o pagamento do IPTU, podem optar pela cota única ou parcelamento, caso não regularizem o imóvel terão os nomes incluídos na dívida ativa do município, não podendo participar de licitações ou venda do imóvel” disse o secretário. 
Caso o contribuinte não escolha a cota única, poderá também ser pago em até três parcelas com vencimento no dia 28 dos meses de janeiro, fevereiro e Maço, entretanto sem desconto. 
Washington ainda destaca que os comerciantes que ainda não regularizarão a situação do alvará de licença de funcionamento e de veículos devem procurar a Prefeitura para retirar a guia para pagamento. O pagamento da taxa de licença é um compromisso que o comerciante e donos dos carros de aluguel têm todo início de ano, e que pode ser retirado até o dia 31 deste mês de janeiro. 
“A prefeitura quer ver todos os empreendimento sempre atuando na legalidade. Por isso é que convocamos a todos para retirada da guia para pagamento e liberação de seu alvará até 31 de Janeiro. Caso o local seja notificado por três vezes e esteja sem alvará caracteriza o estabelecimento como ilegal e pode acarretar seu fechamento e punição dos responsáveis como previsto em lei”, disse o secretário. 
O Alvará é uma licença concedida pelas Prefeituras do Brasil, permitindo a localização e funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, agrícolas, prestadores de serviços, bem como de sociedades, instituições e associações de quaisquer naturezas, vinculadas a pessoas físicas ou jurídicas.

Leonardo participa de encontro nacional dos prefeitos com a presidenta Dilma Rousseff

O Prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira participa de 28 a 30 de janeiro, em Brasília, do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável. A secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, acompanhará o prefeito durante a programação. 
No encontro, que será aberto na segunda-feira e irá até quarta-feira, a presidenta Dilma Rousseff deve anunciar a ampliação de programas de governo e estabelecer parcerias com os municípios. 
O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A abertura, com a Presidente Dilma, está marcada para às 19h do dia 28. Na programação, estão previstas palestras com os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Educação, Aloizio Mercadante, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, da Fazenda, Guido Mantega, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, entre outros. No dia 30, ocorre o encerramento do encontro com a Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ideli Savatti. 

CARNAVAL DE MACAU: 20 MILHÕES DEVEM CIRCULAR NA ECONOMIA


Com o slogan: “Mais que Paixão. É tradição”, o Carnaval de Macau em 2013 promete muita festa, alegria e tranquilidade, marcas que deixam ainda melhor o maior carnaval do Rio Grande do Norte. Para isso, a capital potiguar do sal investe forte para receber bem seus visitantes com uma grande estrutura física e programação diversificada, sem esquecer de preservar a tradição do bom carnaval de rua.

 O evento foi lançado oficialmente para a imprensa no início da tarde desta quarta-feira (23), no restaurante Sal e Brasa, em Capim Macio, Natal. O almoço oferecido a imprensa contou com a presença do prefeito Kerginaldo Pinto, do ex-prefeito Flávio Veras, do comandante da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, de secretários municipais e vereadores macauenses, entre outros convidados. “Estamos investindo este ano R$ 4 milhões para a festa. Isso não é custo, mas investimento para cidade, pois a quantidade de visitantes é tanta que passamos de uma população de 30 mil habitantes para 300 mil foliões, que devem injetar mais de R$ 20 milhões na economia local”, disse o prefeito Kerginaldo Pinto. No carnaval de Macau, são 20 horas por dia de muita festa. E tudo isso feito para o folião, 100% de graça. Os agitos já começam dia 07 de fevereiro com o arrastão pelas ruas da Cohab, animado por dois trios elétricos.

Pousada Bela Vista é inaugurada em Assú

Ontem a noite na cidade do Assú foi inaugurada a Pousada Bela Vista, localizada na Rua Francisco Alcino do Pinho no bairro Dom Elizeu. 



Com 31 apartamentos amplos e com conforto para toda a família, os espaços são todos mobiliados e com ar condicionado, sistema de Tv, internet, frigobar e com grande segurança o espaço promete fazer um grande sucesso na rede. 
O novo empreendimento é do empresário e prefeito do município de Ipanguaçu Leonardo Oliveira e sua esposa, Cristina Oliveira que receberam amigos, familiares e empresários na noite da inauguração. 
O vice-prefeito Josiamr Lopes, o presidente da Câmara de Ipanguaçu, Geraldo Paulino, secretários do município de Assú e de Ipanguaçu e a imprensa local prestigiaram a noite ao som de Almir dos Teclados.
Por: Keyson Cunha


 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Tem inicio hoje novenas de nossa senhora de Lourdes em Ipanguaçu

  Dar inicio hoje (24) e segue até o dia 01 de fevereiro a novena preparatória da Festa de Nossa Senhora de Lourdes. 

A novena vai acontecer todos os dias ao meio dia. 

E missionários seminaristas ligados a arquidiocese de Natal estão no município desde o ultimo domingo para missões por toda a cidade.

 

Inscrições para o conselho tutelar em Ipanguaçu são prorrogadas até amanhã

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a comissão eleitoral das eleições para o conselho prorrogarão o prazo de inscrição para o cargo de conselheiro tutelar do município até esta sexta-feira (25).  
Segundo a presidenta do CMDCA, Maria Raquel Felipe, o motivo da prorrogação se dar porque no ultimo dia 17 de janeiro 70% dos candidatos que participaram das provas que continham as questões do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não obtiveram acerto superior ou igual a 50% da prova.
Raquel destaca que o assunto foi levado a Promotoria de Justiça de Ipanguaçu que acompanha o processo eleitoral junto ao CMDCA, “nos reunimos com a promotora Drª. Kaline Almeida que esteve avaliando com a juíza e verificaram que na lei municipal 015/2002 não é exigido aprova de avaliação para os candidatos concorrer o cargo, recomendando assim estender o prazo de inscrição para novos candidatos e seguir com o calendário eleitoral” disse a presidenta do Conselho. 
Sendo assim os candidatos já inscritos que tenham ou não feito a prova concorrerá as vaga para o cargo. O prazo para inscrição foi abeto deste a última terça-feira (22) e segue até amanhã, os novos candidatos que se interessados devem se dirigir a Secretaria de Assistência Social das 7 às 13hs com os documentos solicitados no edital.
O Conselho Tutelar de Ipanguaçu será composto por 05 membros, mais votados no processo de escolha, com mandato de 02 (dois) anos, o Biênio de 2013/2014, excepcionalmente, considerando a nova redação do Art. 132 do ECA, alterado pela Lei Federal nº. 12.696, de 25 de Julho de 2012, investido no cargo de Conselheiro, sendo permitida a reeleição por mais um mandato. Os cargos serão preenchidos pelos 05 (cinco) candidatos.
No edital também foi modificado algumas datas do calendário, agora a eleição dos membros do Conselho Tutelar que aconteceria no dia 17 de fevereiro, se realizará no dia 24 do mesmo mês, das 8h às 17h, na Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro – Sede do município, Escola Estadual João Francisco da Costa em Arapuá, Escola Estadual Maria da Glória de Azevedo Luna em Pataxó e Escola Municipal Francisco Soares da Costa em Pedrinhas.
Calendário eleitoral:
De 22/01/2013 a 25/01/2013
Prorrogação das inscrições de candidatos.
Dia 28/01/2013
Lista de pré-candidatos
De 30/e 30.01.2013
Pedidos de impugnação de candidatos
De 31/01/2013 a 05/02/2013
Deferimento dos pedidos de impugnação dos candidatos
De 06 e 07/02/2013
Recursos para os candidatos impugnados
De 08/02/2013 a 23/02/2013
Período de campanha
Dia 24/02/2013
Eleição para Conselheiro Tutelar
Dia 25/02/2013
Resultado oficial das eleições
Dia 27/02/2013
Posse dos Conselheiros eleitos
Dia 04/03/2013 a 06/03/2013
Curso de capacitação dos eleitos (titulares e suplentes) com carga horária de 20h/aula.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Conta de luz irá cair mais que o anunciado pelo governo, diz diretor da Aneel

reducao-da-conta-de-luz-sera-menor-que-a-prevista-diz-ministerio-368d5033e0e278a7034ced02b97db3fa-g-300x246A presidenta Dilma Rousseff deve anunciar hoje (23) à noite, em pronunciamento em rede nacional, que a redução no preço da energia para os consumidores brasileiros deve ser de até 18% para as residências e de até 32% para as indústrias. A informação é do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, que chegou para reunião no Ministério de Minas e Energia.
Em setembro do ano passado, também em pronunciamento à nação, a presidenta havia anunciado uma redução de 16,2% para os consumidores residenciais e 28% para as indústrias. As novas tarifas começam a valer no dia 5 de fevereiro.

Segundo Rufino, o corte maior no preço da energia será possível por causa de um aumento do aporte de recursos do Tesouro Nacional. O Ministério da Fazenda já tinha anunciado que o Tesouro Nacional gastará de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões adicionais para assegurar a redução nas tarifas de energia.
Amanhã (24), a Aneel irá fazer uma reunião extraordinária para revisar as tarifas de distribuição, que serão aplicadas a partir do mês que vem.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Governo recebe garantia de mais R$ 5 milhões para Programa de Forragem

Atendendo a um pleito da governadora Rosalba Ciarlini, a Secretaria Nacional de Defesa Civil garantiu mais R$ 5 milhões para a ampliação do Programa de Forragem. O anúncio foi feito durante reunião do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca realizada nesta terça-feira (22), na Governadoria.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, os recursos já foram empenhados e a expectativa é de que sejam recebidos até a próxima semana. “Em função deste recurso, nós poderemos ampliar o Programa de Forragem, que funciona como uma ‘alimentação de socorro’ para o rebanho”, explica o titular da Semarh, acrescentando que o Estado faz a distribuição da forragem por meio da Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater).
Dentre as ações que estão sendo desenvolvidas para amenizar os danos causados pela severa estiagem, também foi abordada a prorrogação, por mais dois meses, dos programas Garantia Safra e Bolsa Estiagem, que estão garantindo fontes de renda para os agricultores. Com isso, os programas serão estendidos para os meses de março e abril.
Durante a reunião do Comitê, o representante do Exército informou que, a partir do dia 1º de fevereiro, mais três municípios do Estado serão atendidos pela Operação Pipa Estadual. Os municípios que passarão a receber os benefícios serão Baraúna, Caiçara do Norte e Itajá. Com isso, o número de municípios potiguares abastecidos pela operação passará a ser de 106.
RSRSR - Será? 
casal na cama comportamento

Inscrições do Prouni se encerram nesta segunda-feira

Acaba nesta segunda (21), às 23h59 (horário de Brasília), o prazo para inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições são feitas exclusivamente pela internet.
O Prouni concede bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação, em instituições privadas de ensino superior. Neste primeiro semestre, são oferecidas 162.329 bolsas, divididas entre integrais (108.686) e parciais (53.643).
Até o último domingo (20), 795.466 estudantes tinha realizado inscrição, conforme números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

Dilma prepara anúncio de medidas para encontro com prefeitos

20130121100322_cv_dilma1_gdeA presidente Dilma Rousseff convocou pelo menos dez ministros para começar a costurar medidas que podem ser anunciadas no encontro com prefeitos, que ela comandará na próxima segunda-feira, dia 28 de janeiro. Dilma não pretende chegar de mãos abanando na reunião com os mais de cinco mil prefeitos de todo o País e quer evitar problemas como os que teve durante a marcha, em maio do ano passado, quando foi vaiada ao defender manutenção das atuais regras de distribuição dos royalties do petróleo para os contratos já firmados.
Ainda não há um número fechado de recursos a serem anunciados para liberação para os municípios, publicou a Agência Estado. Mas, a presidente Dilma pediu que a área econômica verifique se há alguma viabilidade de atendimento a uma antiga reivindicação dos prefeitos, que é o “encontro de contas”.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Inscrição para o ProJovem Adolescente em Ipanguaçu seguem até o fim deste mês para quem tem de 15 a 17 anos

Foram prorrogadas e seguem até o fim deste mês de janeiro as inscrições para o programa ProJovem Adolescente no município de Ipanguaçu. O programa atende adolescentes de 15 a 17 anos pertencentes a famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família ou que tenham proteção social especial. 
Segundo a assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Emanuelle Oliveira, o programa tem o objetivo de complementar à proteção social às famílias, criando meios de garantir a convivência familiar e comunitária e condições de inserções e permanência dos jovens no sistema educacional. 
Além disso, as atividades desenvolvidas visam contribuir para a prevenção do uso de drogas, da violência entre os jovens, da incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada. 
Os jovens são organizados em grupos de 25 integrantes, denominados de coletivos, sob a responsabilidade de um orientador social. 
O programa atenderá 100 jovens da cidade, e as inscrições podem ser feitas no Cras, na Rua 23 de Dezembro - centro, de segunda a sexta-feira, das 08 às 12h e das 14 às 17horas. Os responsáveis devem está munidos da documentação legal, como: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do Programa Bolsa Família.

BANDIDOS TOMAM DE ASSALTO DINHEIRO DE FUNCIONÁRIO DO POSTO FREI DAMIÃO NO CENTRO DE IPANGUAÇU

Na manhã de hoje 21 de janeiro por volta das 11:00hs dois elementos armados tomaram de assalto dinheiro de um funcionário do posto Frei Damião da cidade de Ipanguaçu.
As informações colhidas são que o funcionário seguia com a quantia de 2.300,00 reais que seria para o pagamento de um boleto referente ao posto, e ao chegar próximo ao mercado público no centro de Ipanguaçu, dois elementos armados em uma moto anunciaram o assalto e fugiram em direção a BR-304, mais populares informaram que os mesmos teriam entrado com destino a comunidade do Luzeiro zona rural de Ipanguaçu.
Policiais de Ipanguaçu juntamente com GTO de Assu realizam diligências na tentativa de localizar e prender os meliantes.

Médica potiguar faz desabafo, denuncia superlotação e convida Rosalba Ciarlini a “ajudar no plantão”

A médica pediatra Uelma Medeiros fez hoje, pelo Twitter, uma grave denúncia. De plantão no Hospital Maria Alice Fernandes, na zona Norte, ela disse que estava com duas crianças necessitando de leito de UTI e outros três pedidos semelhantes de recém-nascidos do interior. A médica questionou “o que fazer” a governadora Rosalba Ciarlini, que também é médica.
“Temos 2 crianças na Sl Vermelha precisando de UTI e recebi 3 pedidos do interior pedindo vaga para recém nascido! Faço o que @RosalbaCiarlini?”, questionou a médica via Twitter.
Pouco antes ela já havia denunciado, também na rede social, o caos no Hospital Maria Alice Fernandes, que está lotado: “Gostaria de convidar a nossa Governadora @RosalbaCiarlini para vir ajudar no Plantão do HMAF! Hospital está lotado e c vários pedidos de vaga!”, afirmou.
Fonte: Panorama Politico

domingo, 20 de janeiro de 2013

Obama toma posse formalmente para seu segundo mandato nos EUA


Do G1- O presidente dos EUA, Barack Obama, tomou posse oficialmente neste domingo (20) de seu segundo mandato. O juramento ocorreu em uma cerimônia discreta e privada, transmitida ao vivo pela TV, no Salão Azul da Casa Branca, na capital, Washington.
obama“Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos e, em toda a extensão da minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”, disse o democrata, assumindo formalmente o cargo para mais um período de quatro anos.
O juramento foi prestado diante do magistrado John Roberts, presidente da Suprema Corte dos EUA – que já havia participado do primeiro juramento de Obama, em 2009.
Obama prestou o juramento com a mão esquerda sobre uma Bíblia de propriedade da família de sua mulher.
Posse em dois dias
A Vigésima Emenda da Constituição dos EUA determina que a posse formal de um novo presidente americano ocorra sempre no dia 20 de janeiro.
Mas, quando o dia cai em um domingo como agora, a cerimônia pública, com o tradicional discurso de posse, além de um novo juramento nas escadarias do Capitólio, sede do Congresso, ocorre no dia seguinte.