Momentos de Fato

sábado, 7 de abril de 2012

Via Sacra (Paixão de Cristo) Na cidade de Ipanguaçu

Postado por: Momento de Fato

 No dia 6 Ontem se deu inicio a uma grande apresentação teatral saindo da igreja nossa Senhora de Lurdes até a capela do bairro Manoel Bonifácio que juntos em caminho a esta bela apresentação dramatizando a morte de Jesus cristo na cruz.

Pessoas que se encontrava no centro da cidade teve a oportunidade de ver, Jovens de todas as idades, mostrando para a população de Ipanguaçu a morte de nosso senhor Jesus Cristo, Para que juntamente as pessoas da li tivesse uma visão mais complexa de como foi à morte de Jesus.

Parabenizo a todas as pessoas que se teve presente nesta bela apresentação!

Cobertura de Fotos: Mira do zoom

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SUÍNA SERÁ DEFLAGRADA EM MAIO

Entre os dias 5 e 25 de maio será realizada a campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal. A vacina utiliza as três cepas de vírus que mais circularam no país no ano anterior e, de acordo com o Ministério da Saúde, vai imunizar também contra a influenza A (H1N1) - gripe suína. O Ministério da Saúde informou ainda que o público-alvo da campanha inclui idosos (a partir de 60 anos), população indígena, crianças com idade a partir de 6 meses e menores de 2 anos, grávidas em qualquer período de gestação e profissionais de saúde. Dados do Ministério da Saúde indicam que em 2011, cerca de 25 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe sazonal. Esse ano, assim como em 2011, quem receber a vacina também ficará imunizado contra a gripe suína.

Hoje é o dia do Jornalista

- Publicado por : Momento de Fato A imprensa brasileira completa 204 anos em 2012. Essa importante data se deve ao trabalho e dedicação de todos os jornalistas, que merecem ser reconhecidos.
Foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o “Dia do Jornalista”.
Profissão diariamente trabalhada com dedicação, determinação, vontade, compromisso em cumprir com o papel devidamente pautado na ética, no trabalho árduo e diário e principalmente, pautado na responsabilidade com a notícia e com tudo aquilo que divulgar.
O jornalista tem uma função social muito importante dentro da sociedade ou de uma comunidade, informa, promove a reflexão, a crítica e incita debates. Difundindo idéias, os fatos e informações com clareza, rapidez e precisão, a ponto de sintetizar em apenas uma frase tudo aquilo que quer falar.
Parabéns aos Jornalistas Potiguares!
Bom sábado de aleluia!
Sábado de Aleluia é um dia de comemoração no calendário de feriados religiosos do Cristianismo, sempre antes da Páscoa. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.
O Sábado Santo pode cair entre 21 de março e 24 de abril, e nesse sábado é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa. Sábado de Aleluia é o sábado anterior ao domingo de Páscoa, onde acende-se o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”.
Na tradição católica, os altares são descobertos, pois assim como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações que fazem parte é a Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da confissão.
Antes de 1970, no sábado de aleluia os católicos romanos deveriam praticar um jejum limitado, como abstinência de carne de gado, mas poderiam consumir peixe, etc. É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

‘Gordo’ antecipa saída de posto de primeiro escalão e retorna à Câmara de Ipanguaçu
   Cumprindo o que havia anunciado anteriormente, o vereador Jaíres Azevedo dos Santos, ‘Gordo’, do PSB, se desligou segunda-feira última, dia 2, do posto de secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Ipanguaçu. Desta maneira, ele cumpriu o prazo legal de desincompatibilização para ficar desimpedido de qualquer problema visando concorrer à reeleição no pleito de 7 de outubro. O parlamentar-mirim havia desembarcado no primeiro escalão desde a adesão do PSB à base de sustentação política do prefeito Leonardo da Silva de Oliveira, do PT. Na interpretação de ‘Gordo’, sua passagem pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente teve um balanço final positivo. Ontem, o agora novamente vereador em exercício procurou a reportagem da Rádio Princesa do Vale, oportunidade em que confirmou sua saída da função comissionada na gestão e seu regresso ao Poder Legislativo. Em virtude da necessidade de respeitar o que é preconizado pela legislação eleitoral, muitos pré-candidatos estão se afastando de postos públicos que vinham ocupando. Tal realidade verifica-se em todo o território nacional.
Sexta feira da paixão
Jesus Cristo
Naquela cruz que pelo caminho carregavas
E quando os cravos começaram a serem fincados
A dor quase já não existia, já havia transpassado
Pelo tamanho do sofrimento que já havia passado
Quando terminaram nem sequer se preocuparam
Com teus gritos abafados pelo da multidão descarada
Assim a cruz com o teu corpo desfalecido foram içados
Eles não se conformaram que ainda estavas acordado
Levantaram a lança e teu coração foi perfurado
Ó quanta covardia... Mesmo assim, ainda os perdoaste.
Ó Jesus como pode ter sido tão injustiçado
Esqueceram que ali jazia o corpo do Pai amado
E também que sua glória mais forte que a...
Humanidade

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ALUNA DO IFRN EM IPANGUAÇÚ VENCE CONCURSO DE REDAÇÃO SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS

Com o tema “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”, mais de 1.200 escolas públicas e privadas do Brasil participaram da 41ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido no Brasil pelos Correios em parceria com a União Postal Universal (UPU). No Rio Grande do Norte, a estudante Rita de Cássia Oliveira de Medeiros, de 15 anos, aluna do 1° ano do ensino médio do IFRN, Campus de Ipanguaçu, foi a primeira colocada. 
 
A carta escrita por Rita de Cássia e endereçada à ginasta Jade Barbosa vai concorrer, agora, com as redações campeãs das demais 27 diretorias regionais dos Correios do Brasil. As próximas etapas do concurso (nacional e internacional) ocorrerão durante os meses de abril e maio. Fazem parte da comissão julgadora nacional representantes dos Correios, dos ministérios das Comunicações e da Educação, da Universidade de Brasília (UnB) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O ganhador da etapa mundial será convidado a receber o prêmio em Doha, no Qatar. Em nível internacional, o Brasil já ganhou três medalhas de ouro em edições passadas, número superado apenas pela China, que já venceu quatro vezes. 
 
A segunda colocação da etapa estadual ficou com a estudante Maria Eduarda de Souza Lourenço, do Colégio do Salesiano São José; enquanto a aluna do Colégio e Curso Piaget, Amanda Thereza de Almeida Matias, conquistou o terceiro lugar. Todas as três vencedoras receberão prêmios e certificados. Confira a lista dos três primeiros colocados da etapa estadual (RN):
1º lugar
Rita de Cássia Oliveira de Medeiros
1° ano do Ensino Médio – IFRN – Campus de Ipanguaçu
Premiação da estudante: Notebook
Premiação da escola: Computador
2º lugar
Maria Eduarda de Souza Lourenço
8º ano do Ensino Fundamental – Colégio Salesiano São José – Natal
Premiação da estudante: Som portátil
Premiação da escola: Impressora
3º lugar
Amanda Thereza de Almeida Matias
1° ano do Ensino Médio – Colégio e Curso Piaget – Natal
Premiação da estudante: Som portátil
Premiação da escola: Impressora.
Semana santa na comunidade de Ipanguaçu!

Postado por: Momento de Fato / Neto Camilo

O prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira, em uma parceria com a EMATERfez uma parceria espetacular, distribuíram peixes em celebração da páscoa em todas as comunidades da cidade de Ipanguaçu. A comunidade de Japiaçu ficou espantada, pois, os mesmos alegaram nunca fora feita uma façanha de tamanha magnitude da parte dos administradores da nossa cidade! Por esse motivo aqueles moradores estranharam esse feito da parte de Leonardo e parceiros.

Os moradores da comunidade de Japiaçu agradecem ao prefeito Leonardo e aos seus parceiros por terem se lembrado deles nessa hora de solidariedade cristã, hora essa que, lembramos da paragem de deus pai, celebração da semana santa onde as famílias se uniram para lembrar-se de Jesus. E todos os seus milagres, o prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira, juntamente com os seus colaboradores como a EMATER, e os seus comandados (funcionários), estão fazendo por merecer.
 
                                 
Leonardo, buscando aqui, buscando ali, quem ta ganhando é acidade de Ipanguaçu! Todos estão ganhando com, a administração do prefeito Leonardo Oliveira. Leonardo que, não costuma dá o peixe e sim, a vara para que, a pessoa pegue o seu próprio peixe, dessa vez ele fez diferente, ele deu o peixe! E homenagem a semana santa, Leonardo, mostrando que fazer o bem só o engrandece perante o senhor Jesus cristo criador de todo o universo! Em nome da comunidade de Japiaçu município de Ipanguaçu, eu Neto Camilo agradeço desde já valeu.
Bom Dia!
Lembre-se ele que morreu por nos!!!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ASSU empata com o ABC no frasqueirão

Postado Por: Momento de Fato

Gilmar fez o gol do Camaleão no Frasqueirão
O ABC jogou mal, perdeu pênalti e ficou apenas no empate contra o ASSU, pelo placar de 1 a 1, na noite desta quarta-feira (4), no estádio Frasqueirão. Os gols da partida foram marcados no 2º tempo, com Berg abrindo para o ABC, aos 15, e Gilmar empatando para os visitantes, aos 24.
 
 A penalidade perdida pelo alvinegro foi chutada longe pelo atacante Washington, aos 29. Com o resultado, o ABC garante a sua classificação para a fase semifinal e segue na liderança do 2º turno, com 17 pontos, enquanto que o ASSU cai para quinto, com 13, mas ainda vivo na briga por uma vaga no G4. Neste domingo (8), fechando o turno pela nona rodada, o ABC recebe o Caicó, às 16h, no estádio Frasqueirão. Já o ASSU, no mesmo horário, volta aos seus domínios, no estádio Edgarzão, e encara o América.
O Jogo
O ABC iniciou o duelo mais presente no setor de ataque, principalmente, com Murilo. Nos 20 minutos iniciais, destaque para Raul, com boa movimentação. Apesar do domínio territorial, o alvinegro tinha como grande dificuldade o último passe, facilitando a ação da defesa do ASSU. No lado dos visitantes, o domínio absoluto do adversário não possibilitou ameaças ao goleiro Camilo. Apesar da maior posse de bola dos donos da casa, as jogadas o ABC insistiu em jogadas centralizadas e caiu de produção. Raul, que iniciou bem, caiu de produção, deixando os ataques do alvinegro isolados. A saída de Adriano Pardal, lesionado, para a entrada de Paulista, também colaborou a com a queda alvinegra até o apito final do primeiro tempo. A etapa final não começou diferente do começo de partida.

 O ABC seguiu com domínio da posse de bola, mas com pouca criatividade em suas jogadas de ataque. O atacante Washington, por exemplo, uma das figuras mais apagadas em campo, começou a receber reclamações da torcida. Diante de um cenário pouco animador, a torcida alvinegra explodiu aos 15 minutos, em jogada iniciada por Raul, mas que teve boa participação do vaiado Washington, que dominou e deixou para Berg mandar a bola para o fundo da rede do goleiro Erasmo. Com o placar a seu favor, o ABC esboçou uma tranqüilidade na partida, mas bobeou e viu o ASSU empatar aos 21, após lançamento na pequena área alvinegra e colaboração do goleiro Camilo, deixando o atacante Gilmar aproveitar a sua forca física, ganhar a bola e mandar a bola para o fundo do gol. Aos 29, o ABC teve mais uma grande chance de voltar à frente do marcador, mas o atacante Washington, em noite infeliz, perdeu um pênalti chutando a bola longe do gol. Sentimento o abatimento do atleta, o técnico Leandro Campos colocou Felipe Alves em seu lugar, aos 39, mas o jovem atacante pouco acrescentou.
Ficha do jogo – ABC 1 X 1 ASSU
Estádio: Frasqueirão
Escalações:
ABC: Camilo, Murilo, Flavio Boaventura, Eduardo e Berg; Bileu, Elielton, Raul(Tiaguinho) e Jerson; Washington(Felipe Alves) e Adriano Pardal(Paulista). (Técnico: Leandro Campos).
ASSU: Erasmo, Breno, De Lima, Romeu, Sandro; Carlos, Nininho, Léo Carioca(Vitor Hugo) e Flaviho(Miranda); Gilmar e Carlinhos(Diego Upanema). (Técnico: Andrey Valério).
Árbitro: Leandro Saraiva Dantas de Oliveira
Assistentes: Ubiratan Bruno Viana e Carlos Roberto Gomes da Silva
Cartões: Flavio Boaventura (amarelo - ABC); De Lima(amarelo – ASSU); Breno(amarelo – ASSU);
Público total: 2.985
Renda: R$ 25.491,00

COORDENADOR DA CAMPANHA DA FARTERNIDADE NO RN PRESTIGIA DIA DA SAÚDE EM IPANGUAÇÚ 

Postado por: Momento de Fato

Em Ipanguaçu, município de 13,9 mil habitantes, mais de 800 pessoas receberam atendimentos de saúde diversos e participaram de palestras e oficinas informativas em ação promovida pela prefeitura em parceria com a Igreja Católica. Alusiva à Campanha da Fraternidade 2012, que tem como tema a Saúde Pública, o Dia da Saúde foi realizado no Conjunto Habitacional Presidente Lula durante toda a manhã desta terça-feira (03).

 O coordenador da Campanha da Fraternidade no Rio Grande do Norte, Padre Alcimário Pereira, esteve presente e celebrou uma missa antes do inicio das atividades. “Além de um serviço de saúde de qualidade, precisamos de um serviço mais humanizado. A Campanha da Fraternidade traz essa reflexão e o momento principal da ação é conscientizar a população da saúde pessoal e pública”, disse o padre. Os atendimentos foram realizados na escola municipal e no Posto de Saúde do conjunto habitacional. Equipes compostas por diversos profissionais de saúde estiveram à total disposição da população, que compareceu em bom número. 

 Eluziane da Costa, 40 anos, moradora da comunidade de Lagoa de Pedra, se disse bastante satisfeita com a iniciativa. “Momentos como estes são muito importantes. Fico feliz pelas melhorias na saúde que estão sempre acontecendo em nossa cidade”, opina. Para o prefeito Leonardo Oliveira, a Campanha da Fraternidade acertou ao propor a discussão da saúde pública no Brasil. “O acesso à uma saúde de qualidade é um direito de cada cidadão brasileiro. Infelizmente, vemos que precisa melhorar muito em todo o país. Parabenizo à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil pela iniciativa. Em Ipanguaçu, temos investido mais do que o recomendado pelo Governo Federal, pois vemos a saúde como prioridade. O resultado é que, ano após ano, temos inaugurada novos postos de saúde e implantado novos exames e serviços de saúde no município”, informa.

Dia "D" Saúde Publica e Fraternidade em Ipanguaçu

Em Ipanguaçu, município de 13,9 mil habitantes, mais de 800 pessoas receberam atendimentos de saúde diversos e participaram de palestras e oficinas informativas em ação promovida pela prefeitura em parceria com a Igreja Católica. Alusiva à Campanha da Fraternidade 2012, que tem como tema a Saúde Pública, o Dia da Saúde foi realizado no Conjunto Habitacional Presidente Lula durante toda a manhã desta terça-feira (03).

O coordenador da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Natal, Padre Alcimário Pereira, esteve presente e celebrou uma missa antes do inicio das atividades. “Além de um serviço de saúde de qualidade, precisamos de um serviço mais humanizado. A Campanha da Fraternidade traz essa reflexão e o momento principal da ação é conscientizar a população da saúde pessoal e pública”, disse o padre.

Os atendimentos foram realizados na escola municipal e no Posto de Saúde do conjunto habitacional presidente Lula . Equipes compostas por diversos profissionais de saúde estiveram à total disposição da população, que compareceu em bom número. Eluziane da Costa, 40 anos, moradora da comunidade de Lagoa de Pedra, se disse bastante satisfeita com a iniciativa. “Momentos como estes são muito importantes. Fico feliz pelas melhorias na saúde que estão sempre acontecendo em nossa cidade”, opina.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, a Campanha da Fraternidade acertou ao propor a discussão da saúde pública no Brasil. “O acesso à uma saúde de qualidade é um direito de cada cidadão brasileiro. Infelizmente, vemos que precisa melhorar muito em todo o país. Parabenizo à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil pela iniciativa. Em Ipanguaçu, temos investido mais do que o recomendado pelo Governo Federal, pois vemos a saúde como prioridade. O resultado é que, ano após ano, temos inaugurada novos postos de saúde e implantado novos exames e serviços de saúde no município”, informa.





                                                             Atendimentos as gestantes
Ipanguaçu Trabalhando e fazendo acontecer!
Prefeitura de Ipanguaçu e MDS realizam entrega de peixe à população, por ocasião da Semana Santa




Aproximadamente 4,5 toneladas de peixes começaram a ser distribuídos às famílias ipanguaçuenses nesta terça-feira (03), por ocasião da Semana Santa. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Ipanguaçu e o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), integra o Programa de Aquisição de Alimentos, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, o pescado será entregue até esta quarta-feira (04). “Todas as famílias que estão sendo beneficiadas pelo Programa Bolsa Família tem direito a receber os peixes. Basta apresentarem o cartão do programa e suas carteiras de identidade”, explica.

Nesta terça-feira, equipes da Assistência Social estiveram em diversas comunidades rurais. Na quarta-feira, a entrega será centralizada no Clube Municipal da cidade. Segundo as estimativas da prefeitura de Ipanguaçu, entre 1.500 e 2000 famílias deverão ser beneficiadas com o alimento.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Prefeitura de Ipanguaçu realiza Dia da Saúde Pública a manhã nesta terça-feira

Momento de Fato 

A Prefeitura de Ipanguaçu, em parceria com a Paróquia da cidade, realiza nesta terça-feira (03) o Dia da Saúde Pública. O evento, além de oportunizar palestras, oficinas e atendimentos médicos à população, apoia a Campanha da Fraternidade 2012, iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil cujo tema é Saúde Pública. O coordenador da Campanha no Rio Grande do Norte, Padre Alcimário Pereira, estará presente.

A secretária de Saúde de Ipanguaçu, Sumaira Fonseca, informa que a programação especial acontecerá das 07 horas às 13 horas. “Uma gama de profissionais está reunida em um único local para atender a quem precisa. Convidamos a todas as famílias ipanguaçuenses a participarem desta ação, parceria com a Igreja Católica, representada em nosso município pelo Padre César Bessa”, destaca.

“Apoiamos a Campanha da Fraternidade, cujo tema oportuniza uma saudável e necessária discussão sobre o acesso à saúde pública em nosso país. Em Ipanguaçu, ampliamos bastante o acesso à saúde nos últimos três anos, e entendo que precisamos continuar levando saúde ao maior número possível de cidadãos ipanguaçuenses. Esse é um trabalho contínuo, que enxergamos como uma de nossas principais prioridades”, informa o prefeito Leonardo Oliveira

Estarão à disposição da população, reunidos escola municipal e no Posto de Saúde do conjunto habitacional Presidente Lula, auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes comunitário de saúde, agentes de combate a dengue, assistentes sociais, dentistas, educadores físicos, enfermeiros (as), farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas e psicólogos.

Camaleãozinho Sub-16 estréia com vitória


Jogando na tarde de hoje no JL em Natal, o ASSU Sub-16 conseguiu uma vitória importante pela primeira rodada do campeonato estadual da categoria. O time comandado pelo professor Fernando Silva começou o jogo buscando sufocar o adversário em seu campo, o gol do ASSU veio ainda no primeiro tempo e foi marcado pelo meia Arimateu que é natural de Pataxó. 

A Delegação foi comanda pelo professor Fábio careca, membro da Secretaria de esportes de Ipanguaçu. Após a vitória o Técnico Fernando Silva já marcou treino para amanhã a tarde no estádio Joacy Fonseca em Ipanguaçu. O ASSU Sub-16 disputa a competição estadual desta categoria pela primeira vez, e graças ao apoio da Prefeitura de Ipanguaçu através de toda equipe da Secretaria Municipal de Esportes e também da Tatutom Sports. O próximo compromisso do ASSU será sábado contra o todo poderoso América também no JL.

Passeio ciclístico do dia da juventude

Dando-se inicio às 4hs da tarde no dia 30 de março de 2012 em frente ao ginásio de esporte de ipanguaçu tratando-se e empenhando-se os jovens adolescentes a importância da atividade física para saúde e as causas boas que faz para nossa vida.




 
Sendo assim juntamente com diversos jovens fizeram-se uma multidão onde se desloco moveu para os bairros da cidade dentre rua: Maria Romana, Coábe, Presidente Lula, e centro. E a, pois o ponto final do passeio que se deu na praça de eventos José Medeiros, Onde jovens teve a parada para merendas sorteio de bicicleta, apresentação de dança, dentre outras...
Com presença do nosso prefeito Leonardo Oliveira, Cristina Oliveira – Vereadora Thalita Cosme, e todos os representantes do pro jovens adolescentes. Palestrando sobre a importância de ser jovem.





 
Foi afirmado pela primeira dama (Cristina Oliveira) que a, pois a semana santa haverá todas as sextas feiras danças aeróbicas na praça de eventos José Medeiros, desde já a primeira dama convidada todas as mulheres e homens que queira participar e juntos transforma uma vida mais saudável.
Ipanguaçu trabalhando e fazendo acontecer...
Ao falar com algum jovem eles mim acrescentaram que estavam muito feliz por ter um local só pra eles ( Jovens ). E que amam a quilo tudo.


 Momento de Fato...........