Momentos de Fato

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Parabéns!!! José Xavier Cortez

Jose Xavier Cortez que no dia (18) de 2011 – Sexta Feira veio a nossa terrinha IPANGUAÇUENSE no intuito de proporcionar a todos os alunos de nossa cidade a importância de uma boa leitura. Assim se deu a iniciativa do lançamento do projeto “Rodas de conversa - A leitura, o Livro e o Editor”. A solenidade aconteceu no clube municipal de Ipanguaçu, onde reuniu um publico de todas as idades. La alunos teve a oportunidade de conhecer apresentações culturais, recital de poesia e homenagem ao editor, José Xavier Cortez, onde apresentou o projeto “RODAS DE CONVERSA - A leitura, o livro e o editor” que ofereceu aos participantes o princípio de rememorar como educação, nas pessoas de todas as idades, que conheceram o percurso do Editor, uma marcante trajetória de vida, marcada por superação de adversidades, por sua visão empreendedora e uma intensa dedicação aos livros.

Desde então, todos aqueles alunos que através de seus grandes incentivos a leitura, parabenizamos por mais uma etapa de sua vida e que muitos anos de vida possa vir... E que sua presença em nossa cidade Ipanguaçu seja mais um de seus próximos alvos de “visita”.

Votos: De Todos Ipanguaçuense e demais contribuintes de sua visita em nossa cidade: Aloma Farias André Magri

Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.

BIOGRAFIA / saiba mais...


Formado em Economia pela PUC-SP, José Xavier Cortez, nasceu em um sítio no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Ainda na infância ajudava os pais no trabalho de agricultura de subsistência para o sustento de sua numerosa família. Na adolescência, trabalhou em diversas atividades, como garimpeiro na extração de ouro e schelita; balconista e encarregado de uma mercearia. Em meados de 1954, aos 18 anos, alistou-se na Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco.

Em janeiro de 1965, mudou-se para São Paulo. Em 1966, foi aprovado no curso de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Como morava ao lado de uma editora, que publicava a bibliografia básica de seu curso, começou a vender livros para seus colegas de classe e depois para outras turmas.

A partir de 1968 dedicou-se integralmente à atividade, fundando a Livraria Cortez & Moraes – que funcionava nos corredores da PUC-SP. Com o fim da sociedade, em janeiro de 1980 criou a Cortez Editora e Livraria. Com cerca de mil títulos publicados a editora é destaque pelas temáticas atuais que tratam das grandes questões sociais do Brasil.

Em 2005, Cortez foi agraciado com o Título de Cidadão Paulistano. Recentemente, foi tema do documentário “O semeador de livros”, do diretor Wagner Bezerra; da biografia Cortez – A saga de um sonhador, de autoria de Teresa Sales e Goimar Dantas, e do livro infantil Como um rio o percurso do menino Cortez, de autoria de Silmara Rascalha Casadei.

Momento de Fato: Gilberto Oliveira