Momentos de Fato

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Selo Unicef 2013-2016 será lançado amanhã (30) no RN

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançam amanhã (30), o Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016. A ação será realizada na Escola de Governo Dom Eugênio Sales, localizada no Centro Administrativo, das 8h às 11h. Na ocasião estarão presentes prefeitos, secretários municipais, conselheiros tutelares e adolescentes dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Um dos principais objetivos do Selo Unicef é priorizar as políticas e o orçamento público em prol das crianças e dos adolescentes. Trata-se de uma ferramenta que traz avanços positivos na qualidade de vida dos jovens do Estado.
O Selo é um símbolo de reconhecimento para os municípios que atingem bons e significativos resultados por meio de ações, que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Além de fortalecer a gestão municipal, o Selo também torna possível a avaliação quanto a qualidade das políticas públicas desenvolvidas em cada município. De acordo com informações do Selo Unicef, na última edição, encerrada em 2012, foram certificados 407 municípios em todo o Brasil, sendo 47 do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cinco milhões fizeram o Enem 2013 e número de faltosos chegou a 29%, diz Mercadante

Encerrados os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um balanço da aplicação das provas. Em coletiva à imprensa concedida nesse domingo (27) em Brasília, o ministro afirmou que a realização do exame transcorreu sem incidentes graves


“Foi um grande êxito. Não registramos nenhum problema que tenha prejudicado o exame. A gente aprende a cada ano e estamos sempre buscando aprimorar”, disse Mercadante.

Ao lado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, e do secretário executivo do MEC, Henrique Paim, o ministro informou que a estimativa inicial com dados do MEC e do Inep é de que 5 milhões de candidatos fizeram o Enem deste ano. Durante as provas, foi registrada a abstenção média de 29%. Esta edição teve o número recorde de 7.173.574 milhões de inscritos.

O ministro ainda comentou o tema da redação deste ano – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. Segundo ele, o tema dialoga bastante com a juventude e com as noções de cidadania.
Fonte: Tribuna do Norte