Momentos de Fato

sábado, 16 de março de 2013

Mineiro: ‘Rosalbismo é um plágio do micarlismo’

mineiro TNO deputado estadual Fernando Mineiro (PT) comparou a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) com a ex-prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV). Em seu perfil na rede social Facebook, o parlamentar do Partido dos Trabalhadores considerou o “rosalbismo um plágio do micarlismo”.
Para ele, os problemas que estão sendo enfrentados pela administração estadual não representam desmandos de gestões anteriores ou mesmo um equívoco de gestão. Para ele, o que ocorre no Rio Grande do Norte é o reflexo de um modelo implementado desde 1988 em Mossoró, quando a médica Rosalba Ciarlini assumiu pela primeira a Prefeitura.

“O que vem acontecendo política e administrativamente no Rio Grande do Norte nos tempos atuais não é decorrente de um erro de condução de governo. Ao contrário, é o resultado de um estilo, de um jeito se ser. Assistimos a nível estadual à vigência do rosalbismo, modelo de gestão nascido em Mossoró e ali colocado em prática durante três gestões. Sistema administrativo caracterizado pela extrema centralização das decisões, o rosalbismo se realiza através da forte e cega adesão de um grupo de auxiliares extremamente fiéis ao poder emanado do reduzido núcleo decisório familiar. As ações políticas e administrativas, desconectadas de projetos estratégicos, são dependentes dos humores deste núcleo”, analisa.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Segurança será tema de audiência pública na segunda-feira em Ipanguaçu


Está definido para a próxima segunda-feira, dia 18, a I Audiência Pública para debater o tema “A segurança que temos, e a que queremos”, o evento está sendo organizando pela Prefeitura de Ipanguaçu em parceria com a sociedade civil organizada em busca de discutir a problemática que nos últimos anos vem afligindo a população da cidade. 

Segundo o prefeito Leonardo Oliveira, a audiência servirá para reunir a população do município e as autoridades e fazer uma reflexão sobre o valor da vida e o qual a parcela de contribuição que cada um pode dar para uma sociedade mais pacifica. 

A audiência está marcada para acontecer às 9 horas da manhã na sede do poder legislativo. A expectativa é de que o Secretário de Segurança Pública Aldair Rocha ou algum representante do Governo do Estado participe. A Promotora de Justiça Dr. Kaline Cristina Almeida e o Presidente da Seccional da OAB/Assú, Ivanaldo Paulo Salustino, confirmaram presença, além de lideranças religiosas e sindicais.

Papa Francisco tropeça mais não cai… :-)

Novo Papa Francisco tropeça durante audiência com cardeais no VaticanoO novo Papa Francisco tropeçou nesta sexta-feira (15) ao se levantar durante uma audiência para os cardeais no Vaticano.
O Papa argentino tropeçou, mas se levantou.
Francisco, que tem 76 anos, disse que os cardeais, em sua maioria idosos, devem espalhar a mensagem da Igreja para os mais jovens.
O argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa pelos cardeais reunidos em conclave na quarta-feira, tornando-se o 266º Papa da Igreja, o primeiro Papa latino-americano e o primeiro Papa jesuíta.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Fátima Bezerra participa do lançamento do programa ‘Mulher: Viver sem Violência’

Dilma-e-Fátima-300x300A deputada Fátima Bezerra (PT) participou, nessa quarta-feira (13), do lançamento do Programa Mulher: Viver sem Violência, que visa integrar os serviços públicos e organizar o atendimento humanizado às vítimas, com ênfase na cooperação técnica entre o governo federal e o Poder Judiciário, a Defensoria Pública e o Ministério Público.
A iniciativa, anunciada pela presidenta Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Planalto, destinará R$ 265 milhões em ações para combater o preconceito e a violência contra as mulheres.
“Essa é uma iniciativa que vem na direção de fortalecer as políticas públicas voltadas para promoção e defesa dos interesses das mulheres”, declarou a deputada.
Um dos destaques do programa é a criação, até 2014, de 27 Casas da Mulher Brasileira, em todas as capitais brasileiras, que vão oferecer atendimento integrado com médicos, psicólogos, delegacia, promotoria e defensoria pública.
Executivo de Ipanguaçu acata recomendação da Promotoria e reabre inscrições para seleção de docentes
 
A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação, reabriu o período de inscrição do processo seletivo simplificado para a contratação de professor. A informação é passada pela assessoria de imprensa do Executivo dizendo que o calendário de inscrições reaberto através do Edital número 02/2013 – Circular Retificada publicado na edição extra do Jornal Oficial do Município de ontem, quarta-feira, dia 13.
 
 O edital retifica o período de inscrição, divulgação dos resultados e os aptos a concorrer às vagas. Segundo a secretária de Educação, Jeane Dantas, o edital foi reaberto atendendo a recomendação do Ministério Público e a fim de dar mais transparência e seguridade no processo seletivo. A secretária recomendou que todos verifiquem o novo edital, a fim de que o candidato se enquadre dentro dos critérios. Uma das alterações ocorreu no item 1.2 onde estabelece que no Edital de Retificação os candidatos aprovados que estejam em nível acadêmico, a partir do terceiro período de seu respectivo curso, lecionarão na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e que os candidatos que possuem curso de licenciatura concluído lecionarão nos anos finais do ensino fundamental.
 
 A inscrição pode ser feita de hoje, dia 14, até terça-feira próxima, 19 de março, entre nove e onze da manhã, na Secretaria de Educação, localizado na Avenida Luiz Gonzaga, número 749. O novo edital com a retificação pode ser conferido no portal eletrônico oficial da prefeitura: www.ipanguacu.rn.gov.br. O processo seletivo será constituído de duas etapas, uma avaliação escrita e de uma avaliação de desempenho, às avaliações escrita e de desempenho será atribuída nota de zero a cem pontos, sendo considerado candidato habilitado na avaliação àquele que obtiver o mínimo de 60 pontos em cada etapa. São oferecidas 20 vagas, sendo três correspondem a cadastro de reserva, com salários correspondentes a uma remuneração inicial bruta de 980 reais para os candidatos aprovados e que estejam em nível acadêmico, a partir do terceiro período de seu respectivo curso e de 1.174 reais para os candidatos aprovados no processo que possuam curso de licenciatura concluído.  O resultado final do processo seletivo simplificado será divulgado no dia 6 de abril, um sábado, na página oficial da Prefeitura na internet. 

Alto do Rodrigues divulga programação oficial da festa de emancipação


A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues divulgou por intermédio da secretaria municipal de Comunicação Social, a programação oficial da festa de emancipação político-administrativo e social do município. Confira:

festa alto do rodrigues

Dom Jaime se pronuncia sobre a escolha do novo papa

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu a imprensa, no final da tarde desta quarta-feira, 13 de março, no Centro Pastoral Pio X, subsolo da Catedral. O assunto em pauta foi a eleição do Papa Francisco I. Na visão de Dom Jaime, o cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio será uma papa “jesuíta-franciscano”, por se tratar de um arcebispo da Congregação dos Jesuítas e por ter homenageado São Francisco, na escolha do nome. “Ele inovou e surpreendeu ao escolher o nome de Francisco”, disse o Arcebispo.


Indagado sobre o perfil do novo Papa, Dom Jaime respondeu: “O novo Papa se portou com humildade, quando pediu para que rezássemos e pedíssemos a Deus que o abençoasse”. O Arcebispo comentou que ficou emocionado quando assistiu ao pronunciamento do novo Papa e citou quatro palavras que, na visão dele, caracterizam Francisco I: silêncio, oração, acolhimento e simplicidade. “Parece ser um homem revestido de muitas virtudes”, reforçou. 



Em relação à escolha de um latinoamericano, o Arcebispo de Natal enfatizou que a Igreja Católica, na América Latina, atualmente, se constitui em um “grande celeiro de vocações e com um bom número de fiéis.” “Temos uma Igreja dinâmica, de ação pastoral”, destacou. 
Quando um jornalista perguntou sobre quando Dom Jaime estará com o novo Papa, ele disse que os bispos fazem uma visita oficial ao Papa, de cinco em cinco anos, chamada “Visita Ad Limina”. A última, que reuniu os bispos do Regional Nordeste 2, do qual a Arquidiocese de Natal faz parte, foi em setembro de 2009. “Também esperamos que ele venha ao Brasil, no mês de julho próximo, para a Jornada Mundial da Juventude. Se vier, poderemos estar com ele. Além disso, quando um bispo vai a Roma, ele tem a oportunidade de se encontrar com o Papa. Quando não há condições de ser uma visita individual, o Papa saúda os bispos, em grupo, após a audiência pública”, explicou o Arcebispo.

Dilma parabeniza papa Francisco


A presidenta Dilma Rousseff parabenizou hoje (13) o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, eleito novo papa, que será chamado Francisco. Em nota, Dilma diz que o Brasil “acompanhou com atenção” o conclave que levou à escolha do primeiro pontífice latino-americano.
“Em nome do povo brasileiro, congratulo o novo papa Francisco e cumprimento a Igreja Católica e o povo argentino. Maior país em número de católicos, o Brasil acompanhou com atenção o conclave e a escolha do primeiro papa latino-americano”, diz o texto.
Dilma diz que os católicos brasileiros aguardam com expectativa a vinda do pontífice ao Rio de Janeiro, em julho, para a Jornada Mundial da Juventude. O Brasil deverá ser o primeiro país a ser visitado pelo novo papa. “Esta visita, em um período tão curto após a escolha do novo pontífice, fortalece as tradições religiosas brasileiras e reforça os laços que ligam o Brasil ao Vaticano”.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Mar invade cidades no RN: São Bento e Caiçara do Norte


População de Caiçara do Norte ficou assustada com a ressaca (Foto: Hugo Cacho)Foto: Hugo Cacho
Uma ressaca violenta iniciada ontem no litoral potiguar deixou ruas inundadas nas cidades de São Bento do Norte e Caiçara do Norte. A população ficou assustada com o fenômeno, que já tinha acontecido, mas em menor intensidade.
O cenário é preocupante na região. A água do mar espalhou lixo pelas ruas mais próximas à praia, barcos de pescas e jangadas viraram e as pessoas correram para tentar salvar moveis e eletrodomésticos.
Um escola em São Bento do Norte foi fortemente atingida. O muro da instituição caiu.

Com informações do G1/RN

terça-feira, 12 de março de 2013

Entidade sindical rural intensifica campanha de filiação de novos associados em Ipanguaçu 

Com a perspectiva de elevar em pelo menos mais 30 por cento o contingente de associados da entidade, vai tendo desdobramento a campanha de filiação de novos quadros para o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ipanguaçu. A informação é transmitida pelo presidente da organização sindical, João Batista Moura de Oliveira, ‘João das Peças’.
 
 O trabalho se dá com a visitação do líder sindical às empresas agroindustriais do município. Ontem, segunda-feira, entrevistado dentro do programa ‘Em Marcha para o Campo’, na Rádio Princesa do Vale, o dirigente sindical rural justificou que a atividade vem acontecendo desde o mês de fevereiro e vai ter continuidade até que o órgão consiga filiar o maior número possível de sócios que é para fortalecer mais ainda o sindicato e, consequentemente, a própria categoria. A visita é realizada semanalmente a indústrias do segmento fruticultor da cidade, como Finobrasa e Del Monte, dentre outras. ‘João das Peças’ adiantou que o sindicato tem procurado os trabalhadores rurais assalariados com o objetivo de convidá-los a fazer parte da entidade. Ele contou que, no contato com os operários, expõe o que representa para ele fazer parte do sindicato que, na prática, é o instrumento através do qual ele pode lutar pela garantia dos seus direitos. Afirmou que até aqui a recepção tem sido excelente. O líder sindical rural observou que mais de 90 por cento dos convidados aceitam se filiar à organização classista ipanguaçuense. 

Situação de adolescentes infratores no Rio Grande do Norte preocupa CNJ

Situação de adolescentes infratores no Rio Grande do Norte preocupa CNJO juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luciano Losekann, que coordena o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) disse ser preocupante a situação vivida no Rio Grande do Norte, onde desde outubro do ano passado, por determinação do Tribunal de Justiça daquele estado, instituições responsáveis pela execução de medidas socioeducativas estão interditadas parcialmente por falta de estrutura para receber adolescentes infratores.

“A interdição, necessária, amplia a sensação de impunidade, já que muitos autores de atos infracionais são sentenciados, mas não há estrutura nas unidades para o efetivo cumprimento da medida quando imposta pelo Poder Judiciário”, afirmou Losekann.

O Relatório Final do Programa Justiça ao Jovem realizado pelo DMF/CNJ, que foi entregue em fevereiro de 2011 ao governo do estado do Rio Grande do Norte, já apontava uma série de irregularidades nas unidades de internação de adolescentes, como escassez de recursos humanos e comida em quantidade insuficiente e de baixa qualidade.

O coordenador do DMF diz que o CNJ tem todo o interesse em auxiliar o estado do Rio Grande do Norte na solução dessa questão, mas, para isso, precisa haver interlocução com o governo do estado. “Em novembro passado, estive conversando com o Secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, que disse que em breve a governadora receberia a equipe do DMF para tratarmos da questão. Ainda estamos aguardando”, declarou Losekann.
- Transcrito do Portal do CNJ

Prefeitura de Ipanguaçu inicia atualização do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal


A Prefeitura de Ipanguaçu deu inicio na semana passada a atualização cadastral das informações das famílias nas comunidades do município, a atualização esta sendo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social através da Coordenação do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal – CADÚNICO. 

O objetivo da ação, realizada em parceria com Estados e Municípios, é aprimorar o programa de transferência de renda e destinar os recursos apenas a quem se enquadra no critério de renda mensal por pessoa de até R$ 140. 

Segundo a Secretaria de Assistência Social, Cristina Oliveira, o município tem até o mês de dezembro para atualizar o cadastro dos beneficiários, “foi montado todo um cronograma para visita nas comunidades, para que as famílias posam atualizar o cadastro e não percam os benefícios se ainda se enquadrem nos critérios. A nossa expectativa é de que até outubro todas as comunidades possam ter sido percorridas” disse Cristina. 

Em Ipanguaçu a estimativa é de que 3.746 mil usuários efetuem a atualização. A atualização cadastral é importante para que as famílias beneficiárias não tenham o pagamento bloqueado. 

Esta semana uma equipe estará na agrovila Olho D’água de 13 a 15 de Março das 8 às 13h, o cronograma completo podem ser conferido no site da prefeitura, www.ipanguacu.rn.gov.br

A alteração ou confirmação cadastral deve ser feita pelas famílias que estão no Cadastro Único a cada dois anos. Para atualizar o cadastro são necessários todos os documentos da Família como: cartão do programa, identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, registro de nascimento ou casamento e conta de energia elétrica atual. 

Caso as famílias não atualizarem seu cadastro, quando a equipe estiver na comunidade, só poderá fazê-lo depois que terminar toda a atualização do município e estarão passivos de ter seu benefício cancelado.

domingo, 10 de março de 2013

Belezas do Rio Grande na próxima novela da Globo

Grazi Massafera e Henri Castelli gravam no Rio Grande do Norte
Grazi Massafera e Henri Castelli gravam no Rio Grande do Norte

A novela Flor do Caribe, da Rede Globo, estreia na segunda-feira (11), às 18h. Sol, praias paradisíacas e paisagens impressionantes. Com essa mistura fica impossível não se render às belezas do Rio Grande do Norte, que são estampadas em Flor do Caribe.
Em evento restrito com a presença de atores globais, a Inter TV Cabugi e o Iate Clube realizam hoje (09) o coquetel de lançamento da novela.