Momentos de Fato

sábado, 3 de novembro de 2012

Enem: 11% dos candidatos querem obter o certificado do ensino médio

Para 11% dos candidatos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana, a prova tem uma finalidade diferente. Em vez de tentarem conseguir uma vaga na faculdade, eles usarão a pontuação para obter o certificado de conclusão do ensino médio.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, autoriza alunos maiores de 18 anos, que não concluíram o ensino médio na idade adequada, a usarem o Enem para comprovar a conclusão dessa etapa de educação. A certificação é realizada pelas secretarias estaduais de Educação e pelos institutos federais de Educação que aderiram a essa modalidade, de acordo com as portarias editadas pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em maio deste ano.

De acordo com o Inep, dos 5,791 milhões de inscritos no Enem deste ano, 638.176 pediram a certificação. No ato da inscrição, esses participantes indicaram que desejam usar o exame para obter o documento de conclusão do ensino médio.

Por: Robson Pires

Barragem Armando Ribeiro está com 58% de sua capacidade


Em levantamento de informações feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), aponta que os principais reservatórios usados para abastecimento no Oeste do Rio Grande do Norte estão com menos de 60% de sua capacidade.

O ponto mais crítico é a Barragem de Pau dos Ferros, que está com apenas 29,24% de sua capacidade de armazenamento de 56 milhões de metros cúbicos de água. Este reservatório abastece a cidade de Pau dos Ferros, de 27 mil habitantes e população circulante de 10 mil.
Se tiver água, é da Barragem de Pau dos Ferros que várias outras cidades da região do Alto Oeste serão abastecidas através da segunda etapa do Sistema Adutor do Alto Oeste. A primeira etapa coletará água da Barragem de Santa Cruz, em Apodi.

Este reservatório, que tem capacidade de armazenar até 600 milhões de metros cúbicos de água, está 66,16% de sua capacidade. Atualmente só é usado para a piscicultura e se prepara para irrigar a Chapada do Apodi, além da primeira etapa do Sistema Adutor do Alto Oeste.
Em situação mais confortável está a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, na região do Vale do Açu, que armazena até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água e abastece mais de 40 cidades da região, inclusive 35% da cidade de Mossoró através de adutora.

Além de abastecer mais de 500 mil habitantes, este reservatório de tem 60 km de extensão, também é responsável por manter perene trecho do rio Piranhas/Açu que proporciona irrigação de uma área aproximada a 30 mil hectares no Vale do Açu.
A barragem Armando Ribeiro está com 58,72% de sua capacidade total. O volume acumulado na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com sangradouro no município de Itajá, é de 1,4 bilhão de metros cúbicos. Esse volume é o menor nos últimos cinco anos para o mesmo período. Em 2008 era de 89,91%, 2009 de 91,07%, 2010 de 70,47% e 2011 de 88,63%.

Do Jornal De Fato

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Maria Helena é empossada como presidente do SINDISEPI


Em uma posse restrita, aconteceu na manhã de ontem, quarta-feira (01), a posse da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Público Municipais de Ipanguaçu, o SINDISEPI. A professora Maria Helena será a nova presidente e Serjane de Araújo será sua vice. A nova mesa presidirá a entidade até 2015.

ELEIÇÃO 

As eleições realizada no dia 02 de outubro contou com duas chapas concorrentes, chapas 1 representada por Maria Helena e Serjane de Araújo e chapa 2 representada por Marcos Gadelha e Andreia Laureano. Estavam aptos para votar cerca de 176 sócios, mas apenas 145 foram as urnas.

A chapa 1 obteve 113 votos, a Chapa 2 – 29, as urnas ainda receberam dois votos nulos, e um branco. Assim vencendo as eleições do Sindicato dos Servidores Público Municipais de Ipanguaçu com 78% dos votos a chapa 1.


Centenas de pessoas passaram hoje pelo cemitério Publico Parque da saudade de Nossa senhora de Lurdes em Ipanguaçu

Hoje, pela manhã já se vias as primeiras pessoas chegando ao cemitério da cidade de Ipanguaçu que após participaram da celebração de uma missa. Carregados de flores que em média ao tardar deste dia (02) considerado como “Dia de Finado” familiares parentes e amigos visitam seus Entes queridos que o mesmo faleceu e que hoje presta homenagem  e deixam suas saudosas lembranças no parque da saudade.

Pela manhã as 08; 00hs tivemos a celebração de uma missa com o Padre Cesar onde centenas de pessoas  tiveram presente. Segundo a população visinha afirmam que é de aparecer o equivalente a mais de 2.000 pessoas até o fim da tarde.
À noite Dara continuação a Missa dos Finados na paróquia nossa Senhora de Lurdes em Ipanguaçu. Afirma Padre Cesar 

Por: Momento de Fato
Edição: Gilberto Oliveira

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sete erros capitais a serem evitados na prova do Enem

Sete erros capitais a serem evitados na prova do EnemNa contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio – que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro -, o educador Claudio Paris, licenciado em Ciências e Biologia e pós-graduado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), professor de colégio conveniado ao Ético Sistema de Ensino (www.sejaetico.com.br), da Editora Saraiva, dá algumas dicas para os estudantes se darem bem no Enem.

Para ele, essas orientações valem como um recurso para subsidiar alunos que se concentram no desenvolvimento de competências e, mais que isso, na aprendizagem livre de decorebas. “Conectados com a realidade, esses alunos são capazes de criar soluções para as chamadas “situação-problema”. Além disso, alunos do Enem devem perseguir nas respostas das questões e na redação a inserção solidária na realidade, sem intolerância ou afirmações preconceituosas”, recomenda Paris.

Abaixo, o professor Claudio Paris apresenta os sete erros capitais, de “caput”, ou cabeça, que devem ser evitados nos dias de Enem, pois deles advêm outras falhas que comprometem a prova.

1. Chegar atrasado – o horário da prova é 13h (horário de Brasília). Os portões fecham nesse horário, mas você deve estar no local no mínimo 1h antes.
2. Ficar preso no trânsito – Os locais de prova do Enem concentram grande número de estudantes. A chance de você ficar preso em um congestionamento é muito grande. Procure visitar o local no dia anterior, consulte um mapa e busque rotas alternativas. Tenha também cuidado ao desembarcar, obedeça à sinalização e use sempre a faixa de pedestres.
3. Esquecer os documentos – Leve sua ficha de inscrição (obtenha a sua no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/) e um documento de identidade com foto e guarde-os bem, de preferência em um estojo ou bolsa. Não utilize lápis, só é permitido o uso de caneta esferográfica preta de material transparente.
4. Ter pressa em ler os enunciados – Não dê ouvidos a quem te pede para “pular” o enunciado da questão e ir direto à pergunta. O Enem é uma prova para leitores competentes.
5. Não fazer a prova de redação – Muitos alegam cansaço para não realizá-la ou fazê-la de “qualquer jeito”. Essa prova exigirá a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, normalmente com temática social, defendendo uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, fundada em argumentos consistentes e apresentados estruturados de forma coerente e coesa, obedecendo à norma padrão da Língua Portuguesa.
6. Preencher a folha de respostas errado – Você deve entregar a folha de respostas preenchida antes do término da prova. Deixando essa tarefa por último, as chances de erro ou nervosismo são reais.
7. Não fazer a prova toda por má gestão do tempo – A gestão do tempo no Enem é crucial. Se você for disciplinado, já tem um grande diferencial a seu favor. Se demorar muito em algumas questões, você pode usar a tática do “pega-varetas”, ou seja, comece com as mais fáceis e depois vá para as difíceis. O importante é fazer a prova toda.

Cemitérios estão prontos para dia dos finados


Todos os cemitérios públicos de Ipanguaçu já estão prontos para este dia de finados, marcado para esta sexta-feira (02). O cemitério de Nossa Senhora de Lourdes o maior localizado no centro deve receber nessa véspera grade número de familiares com vassouras e baldes em um desfile apressado. Tratam de limpar a poeira e as folhas secas que sombra já não mais dão. Correm porque o Dia dos Finados é amanhã na sexta-feira, quando milhares voltam aos túmulos de seus mortos, rogar aos céus a eterna paz.

Os cemitérios de Arapuá e Angélica estão todos em ordem para receber os visitantes. Este ano como prometido pelo chefe do executivo, o cemitério de Pataxó ganhou iluminação pública. Desde sua criação o local contava com precárias instalações, em 2010 ele foi ampliado para quase o dobro do tamanho. 

Misa de finados

06h30min – Canto Grande
8hs – Cemitério do centro da cidade
09h30min – Igreja de São Pedro em Pataxó
16h30min – Capela de Luzeiro
17h30min – Capela de Arapuá
19h30min – Matriz de Nossa Senhora de Lourdes 

Por: Keyson Cunha
Pároco de Ipanguaçu destaca realização do Ano da Fé
  
Iniciado dia 11 de outubro último, segue até o dia 24 de novembro de 2013 o itinerário oficial do Ano da Fé, manifestação católica proclamada pelo Papa Bento 16 e que está sendo vivenciado em todo o âmbito da Igreja Católica. E, para falar de modo mais detalhado a respeito de tal acontecimento, a reportagem da Rádio Princesa do Vale colheu a palavra do vigário da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do município de Ipanguaçu, o padre Francisco Cezar Bessa. Outro assunto destacado por padre Cezar Bessa em sua participação gravada foi com referência à celebração do Dia de Finados, que transcorrerá amanhã, sexta-feira, 2 de novembro. Ainda com relação ao Dia de Finados, o pároco ipanguaçuense se referiu à programação de missas que irá cumprir nesta terça-feira na área de sua paróquia, e também no distrito rural de Canto Grande, município de Afonso Bezerra. Finalizando, o vigário da paróquia de Ipanguaçu fez uma série de agradecimentos a tantos quanto puderam dar a sua colaboração à obra de reforma e restauração da igreja de São Pedro, instalada na comunidade rural de Pataxó.
 
Por: Radio princesa

Enem acontece neste sábado (3) e domingo (4)

enem-2012

Quase 6 milhões de estudantes brasileiros farão as provas do Enem 2012. O teste é uma oportunidade para que estudantes ingressem em universidades federais ou faculdades particulares do país. O teste será aplicado conforme o horário oficial de Brasília e deve-se usar, apenas, caneta de cor preta feita com material transparente. Vale lembrar que é necessário levar um documento oficial com foto e ler com antecedência e atenção o manual da redação.
Do total de universidades federais, pelo menos 45 já adotam o Enem para ingresso de alunos. Cada instituição tem autonomia para escolher a forma de aproveitamento das notas do Enem: como fase única, em substituição ao vestibular; como primeira fase ou para o preenchimento de vagas remanescentes, não ocupadas com o vestibular tradicional. Em algumas instituições, a nota do Enem é somada ao resultado do vestibular, e a média é usada para ingresso nos cursos superiores. A previsão é que os gabaritos do Enem sejam divulgados no dia 7 de novembro e os resultados gerais saiam no dia 28 de dezembro.
Criado em 1999, o Enem ganhou mais importância há três anos, com a criação do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu). Por meio desse sistema, a nota obtida no exame passou ser usada por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituição aos vestibulares tradicionais. No caso das faculdades particulares, a nota no Enem é um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Reforço na segurança
Em caráter experimental, lacres eletrônicos de segurança serão fixados nos malotes a serem enviados aos locais de provas de todo o país. A empresa licitada vai fornecer 20 mil lacres. Os primeiros 10 mil serão testados no exame deste final de semana, dias 3 e 4 de novembro, em parte dos 48.341 malotes de provas. Cada dispositivo pode ser utilizado até seis vezes. Eles fazem parte dos itens de segurança destinados a dar mais tranquilidade aos participantes. Os lacres garantem o acompanhamento dos horários de abertura e fechamento dos malotes de prova, desde que saem da gráfica até o retorno com as provas preenchidas.
Fonte: Portal Brasil

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Assepsia: prefeita Micarla é afastada do cargo pelo desembargador Amauri Moura

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, a pedido do procurador-geral de Justiça Manoel Onofre Neto, afastou a prefeita Micarla de Sousa do cargo. A decisão do desembargador Amauri Moura Sobrinho foi assinada final da manhã desta quarta-feira (31).
O pedido do procurador-geral de Justiça foi feito com base nas investigações do Ministério Público Estadual na Operação Assepsia, onde aparece como suspeitos de contratos fraudulentos secretários e até Miguel Weber, marido da prefeita Micarla de Sousa.
Com a decisão, deve assumir o vice-prefeito Paulinho Freire, que está no Rio de Janeiro. Em contato com o empresário Bruno Giovane, Paulinho Freire se mostrou surpreso. Ele disse que hoje à noite chega a capital Potiguar para se inteirar do assunto.
Alunos de Ipanguaçu participam da I ª Conferencia por uma Escola de Leitores e entregam carta com metas ao prefeito

Conferencia Educacao25 3
Rodas de conversa, saraus de poesia, competição de soletração, oficinas... Foi através da promoção de diversas atividades lúdicas e culturais que a Prefeitura de Ipanguaçu promoveu a I Conferência Por Uma Escola de Leitores. O evento, ocorrido na última semana, entre os dias 22 e 25, foi sediado na Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira. Localizada na comunidade rural de Tabuleiro Alto, a instituição recebeu diversos e importantes prêmios nacionais nos últimos quatro anos.
Conferencia Educao25 8
Além da prefeitura, a conferência contou com o apoio dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e da Educação (CME), de diversas entidades governamentais e do poder legislativo municipal.
Conferencia Educacao25 10
Para o prefeito Leonardo Oliveira, fomentar a leitura entre os estudantes e seus familiares é fundamental para o objetivo de oferecer uma educação pública de excelência. "Não temos poupado esforços ou criatividade. Nossos alunos correspondem a estas ações de forma muito positiva, dão testemunhos de que suas vidas mudam ao adquirir o hábito da leitura. São diversos novos e apaixonados leitores adquirindo esse hábito tão saudável todos os anos, pessoas que farão a diferença no Ipanguaçu do futuro. Todos os que compõem a rede municipal de educação estão de parabéns pelas conquistas alcançadas", disse.

Confirmando as palavras do prefeito, a jovem aluna do 6º ano, Mércia Cristina Galvão, de apenas de 11 anos, afirma ser "apaixonada" pelos livros. "Eu e os outros alunos passamos a ter mais gosto pela leitura aqui na escola. Nós lemos por amor, por curiosidade e por carinho, pois a leitura é tudo em nossas vidas", declara a estudante.
Ao final do evento, o prefeito Leonardo Oliveira, a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas, a presidente do Conselho Municipal da Educação (CME) Mara Núbia de França, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) Raquel Tavares, assinaram uma carta com sugestões de metas, apresentadas pelos alunos.

Prêmios

As ações de incentivo à leitura na rede municipal de ensino de Ipanguaçu se iniciaram no ano de 2009, por iniciativa do professor de português André Magri, da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, da comunidade rural de Tabuleiro Alto, distante cerca de 20 quilômetros do centro de Ipanguaçu. Desde então, a escola já foi premiada por diversas vezes. Em 2010, com o projeto "Literatura de Terror: uma visita à elegante essência do medo", que conquistou o 1º lugar no prêmio Construindo a Nação, na categoria Ensino Fundamental. Em 2011, três prêmios: 1º lugar no Construindo a Nação, com o projeto "Identidade e Voz do Povo Nordestino na Literatura Regionalista"; Selo Escola Solidária e o 2º lugar no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, da Editora Abril.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ipanguaçu
"Stand-UP Comedy"

No RN, 700 policiais militares farão a segurança durante o Enem

A Polícia Militar no Rio Grande do Norte designou 700 homens para atuar, exclusivamente,
durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá no sábado (3) e domingo (4). Os policiais militares irão realizar a escolta dos cadernos de questões, e fazer a segurança nos locais de prova. O Enem será aplicado em 35 cidades potiguares, sendo 8 na Grande Natal e 27 nas demais regiões do estado.
Nas 35 cidades do estado, onde terá o exame, as provas irão começar às 12h no horário local (13h no horário de Brasília). Os malotes com as questões já chegaram a Natal, mas o local onde foram guardados está sendo mantido em sigilo. Os exames foram enviados pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação, responsável pela realização dos testes.
“Por questão de segurança, não posso informar o local onde as provas estão. O que posso garantir, é que chegaram ao RN sob a proteção do Exército Brasileiro. A PM irá fazer a escolta dos cadernos de provas, de Natal para o interior, e para a região metropolitana. Inclusive já traçamos as rotas. Tudo sob um forte esquema de segurança para evitar vazamentos, como já foram constatados em outras edições”, afirmou o Coronel Alarico Azevedo, representante do Nordeste junto ao Inep.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Seca provoca cenário desolador no sertão da Paraíba

O Globo Rural destacou que a falta de chuva secou açudes, prejudicou lavouras, transformou a paisagem. Na propriedade de José Neto, em Pedra Branca, no sertão do estado, a vegetação que servia de alimento para o gado, secou. Sem ter como sustentar os animais, ele tentou vender o rebanho de 30 cabeças, mas só conseguiu negociar os animais que estavam em melhor estado.
Os que restaram, procuram tirar dali mesmo algum alimento, sem sucesso. O criador diz nunca ter sentido de maneira tão severa os efeitos de uma seca. “É muito triste ver um animal com fome e não ter condições de salvá-lo”.
Às margens da rodovia, mais dezenas de animais mortos espalhados pelo caminho. Para conseguir andar por aqui, é preciso desviar dos ossos e carcaças que restaram.
Para não perder mais nenhum animal, Daniel Carvalho, de 61 anos, luta para manter o resto do rebanho. Ele começa bem cedo, prepara a carroça e saí em busca de Mandacaru, uma planta típica do semiárido nordestino e resistente à seca. Na propriedade, ele queima os espinhos e tritura. Depois mistura com farelo de galhos secos e serve para os animais. O rebanho magro e faminto não perde tempo.
Sem a principal fonte de renda, os criadores estão sobrevivendo do Bolsa Família, benefício do Governo Federal. Preocupado com a situação dos moradores da zona rural, o padre do município, Djacir Brasileiro, teve a ideia de publicar fotos e relatos na internet. Ele pretende chamar atenção para o drama vivido pelos sertanejos.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Leonardo concede entrevista ao portal TVA


O prefeito Leonardo Oliveira(PT) concedeu entrevista no final da ultima semana para o Portal Tribuna do Vale. O projeto encabeçado por Tibério Guedes e Delzir Campelo levará entrevistas através do portal com os mais diversos assuntos.

Leonardo Oliveira, prefeito reeleito neste ultima eleição do dia 07 de outubro, foi o primeiro convidado do programa web. O jovem petista vez um balanço sobre as eleições municipais, administração e as expectativas para o próximo mandato. 

A matéria deverá ir ao ar esta semana através do site www.portaltva.com.br

domingo, 28 de outubro de 2012

Fotos do desfile Missionário em Ipanguaçu, registrada no dia (27)



Grêmio do bairro Frei Damião vence o Cruzeiro do Itu em Ipanguaçu 

Foi nesta tarde de domingo as 15; 30hs que se teve a segunda rodada de campeonatos de jogos das comunidades de Ipanguaçu no estádio Joacy Fonsêca, que na partida de jogo, jovens e adultos que mesmo em disputa acirrada, o Grêmio ganha de 3 x 1 Cruzeiro do Itu.

Torcedores que presenciou o grande jogo afirma que o Cruzeiro Do Itu, precisava mais ter companheirismo, ter toques de bola. Declarava os presentes no local. 


Grêmio.

Seleção de Itú.

Por:Momento de Fato
Edição: Gilberto Oliveira
Fotos: Ipanguaçu do Bem e Momento de Fato

Carlos Eduardo é o novo prefeito de Natal e Wilma de Faria a vice


Dificilmente ocorrerá alguma alteração no resultado da eleição para prefeito de Natal. O resultado até agora vem correspondendo aos números das últimas pesquisas. Carlos Eduardo Alves é o novo prefeito de Natal e a ex-governadora Wilma de Faria a vice-prefeita. Assim que terminar a apuração o prefeito eleito receberá a imprensa na sede do PDT no Bairro de Tirol.

Aos 72 anos Roberto Carlos quer ser o número um nos EUA


Perto de completar 72 anos, Roberto Carlos vai respirar fundo e encarar um novo desafio. Comprou um apartamento (aliás, um apartamentaço) na Flórida para tentar virar o número 1 do mercado latino nos EUA no prazo de três anos. A partir de 2013, sua vida se dividirá entre Rio de Janeiro e Miami.
Por Lauro Jardim