Momentos de Fato

sábado, 16 de junho de 2012

Ipanguaçu oferece exame oftalmológico

A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde comunica a todos que nesta segunda-feira (18) estará sendo ofertados exames para detectar glaucoma. O atendimento acontece no centro de saúde às 10hs. No atendimento é necessário portar copias dos seguintes documentos:
- RG
- CPF
- comprovante de residência
- Cartão do SUS
Pacientes que já utilizam o colírio, devem também portar a requisição do Oftalmologista.

Inf: Jarbas Rocha

II Taça Ipanguaçu de Futsal categorias sub 18 e sub 20 chega ao fim

A Prefeitura de Ipanguaçu atraves da Secretaria de Esporte encerrou nesta sexta-feira(15) a II Taça Ipanguaçu de Futsal, categorias sub 18 e sub 20. A competição, promovida pela Prefeitura de Ipanguaçu, reúniu 17 equipes nas duas categorias.
 
 Os três primeiros colocados de cada uma levaram para casa troféus e medalhas. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Ipanguaçu, Marcos Antônio, os jogos integram vasta programação esportiva planejada para o ano de 2012. “Nosso intuito com estes eventos é promover atividades de incentivo ao esporte que atinjam pessoas das mais diversas idades. Em Ipanguaçu, o acesso à prática de esportes é democratizado”, disse o secretário. No sub 18 a equipe Pedrinhas venceu por 7 à 3 o BMR, e no Sub 20 o Lula empatou por 2x2 a com o Japapiaçu, sendo desempatado nos penaltes, com o Lula vencendo por 4 a 3.
 








Fonte e Imagens: Keyson Cunha

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Pedrinhas e Lula são os campeões do campeonato sub 18 e 20 de 2012

Lula Campeão sub 20
Pedrinhas Campeão sub 18
+ fotos amanhã

Governo Federal libera crédito de R$ 20 bilhões para investimentos em infraestrutura nos estados

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta sexta-feira (15) a liberação de R$ 20 bilhões para investimentos em infraestrutura nos estados. Os recursos fazem parte de uma linha de crédito do BNDES chamada Pró-Investe, com financiamento de 20 anos, um ano de carência e taxa de juros que vai de 7,1% a 8,1% ao ano. O anúncio foi feito após reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e governadores no Palácio do Planalto.
As medidas anunciadas fazem parte de uma ação anticíclica para diminuir a exposição do Brasil à crise econômica internacional. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, após a presidente Dilma Rousseff se reunir na manhã desta sexta-feira (15) com governadores e vice-governadores dos 27 Estados brasileiros. Apenas quatro Estados estão foram representados pelos vices: São Paulo, com Guilherme Afif Domingos; Paraíba, com Rômulo Gouveia; Piauí, com Antônio José de Morais Souza Filho; e Rondônia, com Airton Gurgacz.

 Esta é a maior linha que já foi criada para os Estados brasileiros. Será disponibilizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e vai estar em vigor nos próximos dias, depois de resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), que deve sair na próxima semana.
A governadora Rosalba Ciarlini classificou a reunião como um alerta do Governo Federal para deter os efeitos da crise econômica na Europa. “E cooperar com os estado para que estes tenham condições de fazer a economia girar, investindo em obras de infraestrutura. Temos projetos prontos para colocar em prática na área de saneamento, adutoras e outras realizações que serão definidas com rapidez para buscar aprovação dos financiamentos”, disse.

Unidades de saúde em Ipanguaçu abrem amanhã para campanha de vacinação.

Wilma de Farias vira para a convenção do PT, Governando a Nossa Terra em Ipanguaçu.
A
ssim como demais representantes da política a ex: Governadora que também  estará presente no clube municipal de Ipanguaçu, as 19; 00 hora da noite, debatendo na oportunidade, além da composição das coligações para as eleições proporcionais e majoritárias, serão escolhidos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.


Por: Momento de Fato, Informações: Josimar Lopes e Keyson Cunha

Convenção do PT > Governando nossa Terra é amanhã, no clube Municipal de Ipanguaçu!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Tunefis afirma que nunca deixará de apoia a administração de Leonardo oliveira

O
ntem (13) na reunião em pataxó na casa da vice-prefeita, Tunefis deixa claro  para as populações de pataxó que: “ Nuca deixarei a administração governando a nossa terra, pra mim afiliar em outro partido, pois reconheço muito bem as qualidade de uma boa administração, e que, conversinhas nem uma levará a mim deixar de seguir a este grande trabalho que o prefeito vem fazendo em nossa cidade, e digo mais, usando uma frase que gosto muito de usar: (Liderança não se compra se conquista).”Afirma o presidente da camará Tunefis Morais


Por: Momento de Fato

Inscrições para o Enem terminam amanhã


Os interessados devem acessar o site da prova até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 terminam amanhã (15). Os interessados devem acessar o site da prova até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira. Na terça-feira (12), o número de inscritos chegou a 4 milhões e a expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que a demanda aumente nos dois últimos dias.

O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa que confirma a inscrição. Desde 2009, a prova ganhou mais importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.
 

 Reunião de indicação de candidatos e pré-candidatos para o pleito de outubro em pataxó

O
ntem se tendo inicio as 20; 30h retratando de uma grande reunião na comunidade do pataxó, na referida casa da vice-prefeita: Vera Lúcia onde foram discutidas as indicações  de pré-candidaturas para todas as pessoas presentes da que Le Município. Com as presenças que na qual se dirigiram a mesa os vereadores Gordo, Thalita Cosme, Mitota,Batista Lobo, o presidente da camará Tunefis Morais, o ex-vice-prefeito Mario Silvério, O prefeito Leonardo Oliveira, o pré- candidato a vice Josimar Lopes e a primeira dama Cristina de Oliveira.

Com a presença também do dentista: Dr. Edson Ge Gonzaga (Edim), que iniciou a reunião usando e defendendo as leis do atual prefeito Leonardo, com carisma deixou sua palavras para os pataxóenses, e diz: aparte de sábado o Papagaio ta solto! Afirma Dr. Edim (como é mais conhecido).

Josimar em conversas com seu conterrâneo diz em plena convicção da boa administração de Leonardo Oliveira e que juntos levará assim com já vem feito compromisso para todas as populações de pataxó, pois merecem. Afirma Josimar Lopes
“Ipanguaçu hoje vive um novo tempo, pois nunca mim esqueci-me das necessidades de cada comunidade, como nuca esquecerei-me da que, pois eu sei que pataxó precisa de mais e é com esta convicção que até o final deste ano asfaltarei os 8mil metros que se falta na comunidade”. Afirma Leonardo Oliveira.

Texto: Momento de Fato 



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Hoje é dia do Santo Casamenteiro

Conhecido como santa casamenteiro, Santo Antônio tem milhares de devotos espalhados pelo Brasil e também em Portugal.
Seu dia é comemorado em 13 de junho, em meio às festas juninas, por isso Antônio é um dos santos mais lembrados nessas festas.
Normalmente, sua figura é representada carregando o menino Jesus em seus braços. Muitas mocinhas afoitas para encontrar um marido retiram o bebê dos braços do santo e prometem devolvê-lo depois de alcançarem seu pedido. Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo e dizem que só mudam de posição quando Santo Antônio descolar um marido para elas.
Essas simpatias geralmente são feitas na madrugada do dia 13.

Mas nem só de casamento vive o santo. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos. Em uma reza conhecida como “os responsos”, o santo é invocado para achar coisas perdidas. Numa outra cerimônia, conhecida como trezena, os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece de 1° a 13 de junho.
Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio.
A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa sábado

Começa no próximo sábado (16) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A campanha será lançada hoje (13), às 11h, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
Até o dia 6 de julho, crianças com até 5 anos incompletos devem tomar a primeira dose da vacina. A novidade na campanha de 2012 será na segunda fase, quando ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação. Em agosto, todas as crianças nessa faixa etária devem voltar aos postos levando o cartão de vacinação. O documento será avaliado para que a criança recebe as doses de qualquer vacina que estiver em atraso.

Por: Robson Pires

Prefeitura de Ipanguaçu continua qualificando a população para o mercado de trabalho

 Dando continuidade à sua política de promover a geração de renda e o acesso democrático ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Ipanguaçu entregou nesta terça-feira (12) os certificados de conclusão às alunas do curso básico de manicure. O curso ofertado atende uma solicitação da própria comunidade.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Cristina Oliveira, a Prefeitura já capacitou mais de 1.600 pessoas da cidade, o que representa mais de 11% da população de Ipanguaçu. “Nossa intenção é atender às necessidades dos ipanguaçuenses, de forma que eles tenham condições de superar a situação de vulnerabilidade em que se encontram e possam se firmar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, disse Cristina.

Nesta etapa, o curso atendeu diretamente a 20 pessoas, fornecendo aulas práticas e teóricas em um total de 60 horas. As participantes do curso adquiriram conhecimentos sobre o mercado profissional; higiene; tendências; saúde e beleza e ética profissional, entre outros.

Para Elisandra Medeiros do Nascimento, dona de casa moradora do bairro Olho D’água, o curso representa uma excelente oportunidade. “Eu já sabia um pouco, mas tinha duvidas. Essa foi uma grande, pois hoje só meu marido trabalha. Agora posso iniciar meu negócio e ter meus próprios clientes”, planeja.

Mais capacitações

Na semana passada a Secretaria concluiu o curso de doces e salgados nas comunidades de Tabuleiro Alto e Olho D’água, atendendo a mais de 40 mulheres. Esta semana teve inicio em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) a oferta do curso de corte e costura à 15 mulheres da comunidade rural de Itú.
 

Mobilização no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantilem Ipanguaçu

Mobilizar a população para o combate ao trabalho infantil. Com este objetivo, a Prefeitura de Ipanguaçu, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), promoveu na manhã desta quarta-feira (12) uma caminhada em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

A caminhada percorreu a principal avenida da cidade, encerrando-se em frente à sede da Prefeitura. No local, a população assistiu a um concerto da Banda Filarmônica Municipal Elizaldo Rodrigues dos Santos, composta por crianças e adolescentes assistidos por políticas sociais.

“A mobilização é apenas das inúmeras ações de combate aos trabalhos de crianças e adolescentes. Oferecendo oportunidade de integrar nossas crianças à educação, lazer e esporte, como em outras atividades, também combatemos esse mal e, ao mesmo tempo, promovemos inclusão social”, destaca a presidente do COMDICA, Raquel Tavares.

Para a secretária de Assistência Social de Ipanguaçu, Cristina Oliveira, ao contrário do que possa parecer em um primeiro momento, o trabalho infantil é uma atividade que gera enorme prejuízo. “Além de dificultar ou impossibilitar a criança ou o jovem de estudar, essas atividades podem até mesmo a oferecer riscos iminentes à sua integridade. Portanto, é importante erradicar essa prática”, explica Cristina Oliveira.

terça-feira, 12 de junho de 2012

♥Feliz Dia Dos Namorados♥
AOS NAMORADOS DO BRASIL


Dai-me, Senhor, assistência técnica
para eu falar aos namorados do Brasil.
Será que namorado algum escuta alguém?
Adianta falar a namorados?
E será que tenho coisas a dizer-lhes
que eles não saibam, eles que transformam
a sabedoria universal em divino esquecimento?
Adianta-lhes, Senhor, saber alguma coisa,
quando perdem os olhos
para toda paisagem ,
perdem os ouvidos
para toda melodia
e só vêem, só escutam
melodia e paisagem de sua própria fabricação?

Cegos, surdos, mudos - felizes! - são os namorados
enquanto namorados. Antes, depois
são gente como a gente, no pedestre dia-a-dia.
Mas quem foi namorado sabe que outra vez
voltará à sublime invalidez
que é signo de perfeição interior.
Namorado é o ser fora do tempo,
fora de obrigação e CPF,
ISS, IFP, PASEP,INPS.

Os códigos, desarmados, retrocedem
de sua porta, as multas envergonham-se
de alvejá-lo, as guerras, os tratados
internacionais encolhem o rabo
diante dele, em volta dele. O tempo,
afiando sem pausa a sua foice,
espera que o namorado desnamore
para sempre.
Mas nascem todo dia namorados
novos, renovados, inovantes,
e ninguém ganha ou perde essa batalha.

Pois namorar é destino dos humanos,
destino que regula
nossa dor, nossa doação, nosso inferno gozoso.
E quem vive, atenção:
cumpra sua obrigação de namorar,
sob pena de viver apenas na aparência.
De ser o seu cadáver itinerante.
De não ser. De estar, e nem estar.

O problema, Senhor, é como aprender, como exercer
a arte de namorar, que audiovisual nenhum ensina,
e vai além de toda universidade.
Quem aprendeu não ensina. Quem ensina não sabe.
E o namorado só aprende, sem sentir que aprendeu,
por obra e graça de sua namorada.

A mulher antes e depois da Bíblia
é pois enciclopédia natural
ciência infusa, inconciente, infensa a testes,
fulgurante no simples manifestar-se, chegado o momento.
Há que aprender com as mulheres
as finezas finíssimas do namoro.
O homem nasce ignorante, vive ignorante, às vezes morre
três vezes ignorante de seu coração
e da maneira de usá-lo.

Só a mulher (como explicar?)
entende certas coisas
que não são para entender. São para aspirar
como essência, ou nem assim. Elas aspiram
o segredo do mundo.

Há homens que se cansam depressa de namorar,
outros que são infiéis à namorada.
Pobre de quem não aprendeu direito,
ai de quem nunca estará maduro para aprender,
triste de quem não merecia, não merece namorar.

Pois namorar não é só juntar duas atrações
no velho estilo ou no moderno estilo,
com arrepios, murmúrios, silêncios,
caminhadas, jantares, gravações,
fins-de-semana, o carro à toda ou a 80,
lancha, piscina, dia-dos-namorados,
foto colorida, filme adoidado,,
rápido motel onde os espelhos
não guardam beijo e alma de ninguém.

Namorar é o sentido absoluto
que se esconde no gesto muito simples,
não intencional, nunca previsto,
e dá ao gesto a cor do amanhecer,
para ficar durando, perdurando,
som de cristal na concha
ou no infinito.

Namorar é além do beijo e da sintaxe,
não depende de estado ou condição.
Ser duplicado, ser complexo,
que em si mesmo se mira e se desdobra,
o namorado, a namorada
não são aquelas mesmas criaturas
que cruzamos na rua.
São outras, são estrelas remotíssimas,
fora de qualquer sistema ou situação.
A limitação terrestre, que os persegue,
tenta cobrar (inveja)
o terrível imposto de passagem:
"Depressa! Corre! Vai acabar! Vai fenecer!
Vai corromper-se tudo em flor esmigalhada
na sola dos sapatos..."
Ou senão:
"Desiste! Foge! Esquece!"
E os fracos esquecem. Os tímidos desistem.
Fogem os covardes.
Que importa? A cada hora nascem
outros namorados para a novidade
da antiga experiência.
E inauguram cada manhã
(namoramor)
o velho, velho mundo renovado.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Médicos do serviço público federal podem parar amanhã

Médicos servidores públicos federais pretendem paralisar as atividades na próxima terça-feira (12) em protesto contra a Medida Provisória (MP) nº 568, de 2012, que trata da remuneração e da jornada de trabalho de profissionais de saúde. De acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o texto prevê que profissionais que atualmente mantêm jornada de 20 horas semanais no serviço público, ao ingressar na carreira, tenham que cumprir 40 horas semanais e receber o mesmo valor — uma redução de 50% na remuneração.


A medida é considerada pelo presidente da entidade, Cid Carvalhaes, como um enorme retrocesso em um país já tão castigado pela carência do Sistema Único de Saúde [SUS] e pela desvalorização dos profissionais de medicina.

Por: Robson pires

Ipanguaçu obtém nota 9 nas políticas de Assistência Social junto ao Governo Federal

Os serviços prestados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ipanguaçu foram classificados com nota 9 pelo Governo Federal, através da publicação dos Indicadores de Desenvolvimento do CRAS (IdCRAS). A nota, que está entre as maiores do RN e do país, é resultado de uma série de ações desenvolvidas pelo CRAS e às ações desenvolvidas via Secretaria de Ação Social. A avaliação foi realizada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), através de censo realizado no ano de 2011 e divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social na última semana.

Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, a prefeitura vem mostrando que é possível fazer inclusão das populações menos favorecidas na sociedade. “É muito gratificante receber uma avaliação tão positiva. Isso mostra que estamos realizando um trabalho consciente e de qualidade. E temos ampliado o alcance de nossos programas, projetos e ações, o que pode ter contribuído para esse conceito “superior” no IdCras”, disse Cristina.

Centenas de crianças ipanguaçuenses são beneficiadas com ações de Assistência Social, recebendo desde um reforço escolar, à alimentação, atividades esportivas e culturais e atendimento psicológico, entre outros. Várias destas ações beneficiam diretamente também aos familiares desses jovens cidadãos. Entre jovens e adultos, também são promovidos cursos de qualificação profissional, que já capacitaram mais de 11% da população. Há ainda ações voltadas às gestantes, com palestras sobre temas diversos e, ao final do acompanhamento, distribuição de kit-enxoval.

“Buscamos mecanismos que melhorem a vida de nosso povo, dando a oportunidade às famílias que estão na área de risco social de se inserirem na sociedade, mostrando que basta apenas um incentivo do Poder Público para que o cidadão trabalhe e gere renda para sua família”, conclui a secretária Cristina.

Ampliação dos serviços

Para a secretária de Assistência Social de Ipanguaçu, Cristina Oliveira, a expectativa é que a Prefeitura possa inaugurar dois centros de convivência familiar ainda neste mês, nas comunidades de Pedrinhas e Pataxó. “É um pedido antigo destas comunidades. Já estamos concluindo os trabalhos para que possamos entregar essas novas sedes”, revela.

Açudes já são construindo para conter água

A Prefeitura de Ipanguaçu já iniciou os trabalhos para a construção de pequenos açudes e barragem que podem conter água para a agricultura e os rebanhos. O trabalho está sendo feito pela retroescavadeira que o município recebeu em parceria com o governo federal do programa PAC2.

O agricultor, Juvenal Bento Soares de 59 anos morador da comunidade de Angélica sabe bem os benefícios que o novo açude trará quando estiver funcionando, “isso aqui vai atender a toda minha família, agente sobrevive disso: da agricultura de criar as vacas”, disse seu Juvenal mostrando a obra m

Prefeito Leonardo visita Vasantes de feijão na lagoa da ponta grande junto com os agricultores


O Prefeito Leonardo Oliveira esteve visitando ontem pela manhã(09) a plantação de agricultores na comunidade do Porto. A plantação de feijão que esta sendo cultivada na várzea conta com o apoio da gestão municipal, na distribuição de semente e corte de terra.
O agricultor Arnaldo Monteiro disse que não vê a hora de colher o feijão, e disse está feliz com o apoio do prefeito para o cultivo da lavoura. “mesmo com os problemas da seca, estamos com o nosso feijão que daqui a algumas semanas estaremos colhendo, esse apoio do prefeito foi muito importante para que desse certo” disse o agricultor morador da comunidade de Picada.
Leonardo disse que a Prefeitura junto com a Secretaria de Agricultura montará um kit para ser entregue aos agricultores com sorgo, milho, trigo e feijão.

domingo, 10 de junho de 2012


Inauguração do posto de Saúde Francisca Barbalho de Souza de língua de Vaca deixa as pessoas mais felizes com os atendimentos na quela região!

N
a noite de ontem as 8; 00horas (09), Língua de vaca se juntou para junto agradecer o prefeito Leonardo Oliveira pela boa administração na quela comunidade, com grades números de pessoas, Leonardo resalta > Eu estou a mim preocupar a cada dia mais com a saúde de todas as pessoas de todas as comunidades Ipanguaçuense, por isso lhe ofereço comunidade de Língua de vaca este posto de saúde “Simples” mais que irá atender as necessidades de todos vocês > Afirma Leonardo.

Como homenagem ao nome “Francisca barbalho de Souza” teve-se como leitura de sua biografia pelos seus familiares, deixando claro para as pessoas presentes que esta querida “Francisca” que se estivesse viva estaria completando 71 anos, sendo enfermeira da quela região, sempre atendeu as pessoas da melhor forma possível, e sendo amada por todas as pessoas da quela região, por este motivo o prefeito, batiza o posto de saúde com o seu nome, pois ela era a referencia de uma boa enfermeira!

Ipanguaçu Governando Nossa Terra
Texto: Momento de Fato


Secretaria de agricultura de Ipanguaçu entregará sementes para plantios e vacinações para gados na próxima semana!

Ontem, as 8; 00 na comunidade de Língua de Vaca, o secretario de agricultura Mario Silvério, relatou para os presentes, que a partir da próxima semana será feito o cadastro na secretaria de agricultura para que seja entregue sementes como: Sordo, Milho, Trigo, e feijão tendo também as entregas de vacinações para os gados, as pessoas entereçadas vão fazer os cadastros e as equipes vão lá à sua terra e dar vacinação nas suas vacas >Afirma Mario Silvério.

Tendo na responsabilidade de atender os produtores locais, dando-lhe a oportunidade que cuide de seus animais de maneira que não possa faltar nada.